TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  392 Visualizações

Capitulo 1

Comportamento Organizacional

Conceito de Comportamento Organizacional.

E o estudo do comportamento dos indivíduos e grupos dentro das organizações, estuda também as organizações e sua estrutura para melhorar o aproveitamento de seus colaboradores visando à satisfação pessoal e profissional e buscando aplicar a visão sistêmica dentro da organização. Mapeando os profissionais que necessitam aprimoramento e qualificando os que se destacam nas suas funções, garantindo o melhor aproveitamento das competências de ambos, regendo a eficiência, a eficácia e a efetividade.

A organização espera que o empregado obedeça a sua autoridade, a em contrapartida o empregado espera que a organização possua atitudes corretas e justas com ele. Os sociólogos referem-se a isso como “norma de reciprocidade”, enquanto os psicólogos, “contrato psicólogo”, que nada mais é que um entendimento entre indivíduo e organização, que vai além do contrato formal, ou em outras palavras, é o que ambos esperam ganhar com o contrato formal.

Segundo Idalberto Chiavenato (2010),o comportamento organizacional é o estudo dos indivíduos e grupos atuando em organizações. Retrata a continua interação entre pessoas e organizações que se influenciam reciprocamente.

Segundo Stephen P. Robbins (2005) o comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto dos indivíduos, grupos e estruturas tem sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Aplica sobre as pessoas, efeito da estrutura sobre o comportamento para fazer com que as organizações trabalhem mais eficientemente

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com