TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS

Comportamento Organizacional

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

JUAZEIRO DO NORTE (CE) 15 de abril de 2013.

Introdução

O comportamento organizacional define as pessoas na empresa, e suas melhorias de trabalho, tendo como aprimoramento de serviços, inovações tecnológicas e organizacionais. Para uma boa comunicação é ideal que a empresa possa alterar o modo de trabalho para que seus funcionários conquistem o espírito de equipe.

Portanto, a percepção é uma característica de grande importância para o desenvolvimento de objetivos a serem alcançados na empresa.

Desenvolvimento

Alguns autores como Pugh definem comportamento organizacional tanto como campo macro organizacional quanto o micro organizacional.

Outros autores que lidam com essa área interpretam com outros sentidos. Como exemplo temos Sorge e warner que definem comportamento organizacional como um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como as organizações formais o comportamento das pessoas dentro das organizações e os traços mais salientes de seu contexto e ambiente adquirem forma.

Já José Roberto Marques define como o estudo do comportamento dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa.

Vendo o comparativo entre os autores, nota-se que, para eles, comportamento organizacional é definido como o comportamento das pessoas em uma empresa e como ele pode afetá-la de uma forma benéfica ou maléfica.

Neste contexto incluem-se, também, as oportunidades e os desafios no usa do comportamento organizacional como: aumentar a produtividade, administrar a diversidade da força de trabalho, lidar com a temporariedade, motivar trabalhadores e melhorar o comportamento ético.

Inovação

Inovar significa aprimorar, melhorar um serviço ou produto a partir de novas ideias.

Podemos citar dois tipos básicos de inovação:

• As inovações tecnológicas.

• As inovações organizacionais.

Inovação tecnológica é a criação de novidades tecnológicas, introduzidas no mercado em forma de invenção, desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento de processos e serviços.

Inovação organizacional é a introdução de novidades que modificam os processos administrativos e elementos relacionados à gestão de uma organização. Essas mudanças incluem: introdução de mudanças significativas na estrutura de uma firma; implementação de técnicas de gestão avançadas; implementação de orientações estratégicas corporativas novas ou substancialmente modificadas.

Um exemplo de inovação tecnológica são os aparelhos celulares, se analisarmos os serviços oferecidos por eles desde a década de noventa, iremos perceber uma grande evolução tecnológica.

Os aparelhos eram enormes se comparados com os de hoje e ofereciam pouquíssimos serviços. Houve de lá pra cá constantes inovações, reduziram o tamanho dos aparelhos e aumentaram sua funcionalidade, facilitando as nossas atividades cotidianas e oferecendo também entretenimento.

As inovações organizacionais visam uma melhor articulação e coordenação no interior das empresas, exigem novas competências, atitudes e aperfeiçoamento por parte dos funcionários.

Este tipo de inovação visa de uma forma geral melhorar o desempenho de uma empresa, reduzindo seus custos administrativos ou custos de transação e ao mesmo tempo estimulando o local de trabalho (logo há um aumento também na produtividade do trabalho).

Realizamos uma pesquisa sobre inovação. Entrevistamos pessoas de diferentes faixas etárias e formações diferentes. Segue abaixo o resultado da pesquisa com 20 (vinte) pessoas sobre o conceito de inovação.

1- A.R.O 52 anos: Inovação e o aperfeiçoamento de um produto, visando uma maior satisfação do cliente e atendendo as suas necessidades.

2- L.A.S.J 37 anos: Inovação é uma mudança de atitude, como a nossa forma de agir e pensar.

3- F.M.P.S 48 anos: É encontrar um método de trabalho que se produza mais com menos custos, aumentando assim a lucratividade.

4- M.M.G.V 45 anos: Inovar é aplicar novos serviços e recursos a um produto que já existe.

5- E.P.B 29 anos: É buscar novos métodos de trabalho para o desenvolvimento de uma empresa.

6- C.J.G.S 27 anos: Inovar significa abandonar velhos hábitos.

7- D.F.A.M 32 anos: Inovar vai além da criatividade, de pensar em coisas novas. Inovar é fazer coisas novas.

8- F.A.O.S 38 anos: Inovação é um processo usado pelas empresas na fabricação de seus produtos, para trazer mais conforto e comodidade para as pessoas.

9- J.M.S 43 anos: É estar sempre em busca do novo, não ficar parado no tempo.

10- J.O.S 28 anos: Inovação é desenvolvimento de novos métodos de trabalho.

11- F.P.S 48 anos: Inovar é buscar novas tecnologias.

12- A.O.C 33 anos: Inovar é sair da rotina.

13- P.R.A.S Professor, 53 anos: Inovar é buscar novos métodos de ensino que facilitem o aprendizado dos alunos.

14- A.S 58 anos: Pra mim significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com