TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1-Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em grupo e pensamento sistêmico.

Domínio pessoal: É através dele que aprendemos a explicar e aprofundar nossos adjetivos pessoais , a concentrar nossas energias, a buscar o foco de nossas ações e aprender a cultivar a paciência,tão necessária a abtenção dos resultados desejados.

Modelos mentais: A gerência deve estar muito atenta as formas de pensamentos correntes na organização. Elas tanto podem ser facilitadores da ação organizacional, se fores compatíveis com valores positivos de crescimento, desenvolvimento, de abertura de credito no futuro, como também podem ser bloqueadoras da caminhada organizacional.

Visão compartilhada: Pressupõe clareza de visão dos membros individuais da organização. Esta visão compartilhada só existe quando a tarefa que decorre da visão não mais é vista pelos membros do grupo como algo separado de sua própria individualidade.

Aprendizagem em grupo: Envolve duas praticas básica: o dialogo e a discussão. A primeira delas tem um propósito meramente exploratório, já a segunda procura estreitar os elementos do dialogo, com a finalidade de buscar a melhor alternativa dente os elementos identificados.

Pensamento sistêmico: Trata se de compreender a organização como um sistema aberto, formada de múltiplos subsistemas em interação, com conexões múltiplas, variadas e complexas. Não é por nada que optamos por iniciar o comportamento organizacional e comunicação com um capitulo sobre a Teoria Geral de sistemas,que cria o pano de fundo e a base sobre a qual repousa o desenvolvimento de toda a obra.

2-O estudo de CO baseia-se no método científico, que prevê observação, predição e mensuração. O método cientifico que nos auxilia a explicar e, até certo ponto, predizer o comportamento das pessoas na organização. Esse método permite certa previsibilidade e a habilidade de generalizar de uma situação para outra. Permite também que os praticantes de CO estudem de forma sistêmica, os problemas com que se deparam na organização, ampliar a forma de análise com o acréscimo do método cientifico

3

4

*Permite que as organizações desenvolvam e entreguem produtos e serviços com maios rapidez e com menos custo, ao mesmo tempo em que mantém qualidade.

*Permite que as organizações aprendam a retenham o conhecimento de uma forma mais eficaz,

*Grupos interfuncionais promovem a melhoria da gestão de qualidade

*o tempo de produção pode ser reduzido, caso o trabalho gerado simultaneamente pelos indivíduos possa ser produzido pelos grupos.

*A organização baseada em grupo promove a inovação em função da integração interfuncional e troca de idéias

*As organizações com estruturas achatadas (flat) podem ser monitoradas, coordenadas e dirigidas com maior eficácia caso a unidade funcional seja o grupo e não o individuo

*Os grupos podem lidar com melhor do que os indivíduos, com o crescente volume de informações com que se defrontam as organizações.

6-Inteligência, maturidade, amplitude de interesses, alta motivação e necessidade de realização e Honestidade.

Inteligência: Apresentam um nível de inteligência geralmente superior ao dos subordinados.

Maturidade: Normalmente apresentam um grau de maturidade mais elevado quando comparado ao de seus liderados.

Amplitude de interesses: Operam com uma variedade de interesses e áreas do conhecimento;

Alta motivação e necessidade de realização: São altamente voltados para a obtenção de resultados. Quando completam um projeto, já estão se preparando para o próximo. Não dependem de seus subordinados para se motivarem para o alcance de objetivos;

Honestidade: Tendem a serem pessoas integras, mostrando coerência entre os valores que incorporam e defendem, e suas praticas organizacionais. Quando insto não ocorre, tal fato é rapidamente detectado pelos subordinados, com conseqüências danosas e tais como stress, indecisão e desconfiança, já em um curto espaço de tempo

7-Bernard. Com essa definição, antecipou em três décadas uma das melhores definições contemporâneas do termo ética ,que foi desenvolvida por Hazel Barnes em Uma Ética Existencial,publicado em 1976.Ela diz que aquilo que chamamos ética nasce: a)do reconhecimento de que nossas ações tem conseqüências e b)do reconhecimento de que nossos interesses de longo prazo,às vezes,se constituem em freios para impulsos momentâneos .

8-

1-Considerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com