TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O comportamento organizacional definido nesses termos tem suas origens no final dos anos 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.

Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.

Comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade. Realizam um estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações.

O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho podendo gerar eficácia.

Desenvolvimento

A compreensão do comportamento organizacional nunca foi tão importante para os executivos. As mudanças atuais confirmam esse pensamento.O funcionário tradicional está envelhecendo; mulheres e membros de minorias estão entrando para o mercado de trabalho; o amplo uso de trabalhadores temporários diminui a lealdade que prendiam funcionários e seus empregadores; a competição globalizada exige flexibilidade dos funcionários às mudanças.As organizações já não se limitam às fronteiras dos países. A globalização proporciona aos executivos possibilidade de serem enviados para missões internacionais.Para tanto é indispensável conhecer ou compreender as novas culturas.Nessa perspectiva, os executivos devem estar preparados par a trabalhar com outras pessoas.

Um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações hoje em dia é a adaptação às diferenças entre pessoas. Os executivos precisam modificar sua filosofia de tratar todo mundo do mesmo modo, reconhecendo as diferenças sem cometer descriminação.Em tempo de rápidas mudanças, pode ser necessário pensar na melhoria da qualidade e produtividade. Os executivos contemporâneos, sabem que qualquer esforço para a melhoria da qualidade e produtividade deve incluir os funcionários.Estes não apenas serão a principal força na execução das mudanças como também participarão do planejamento delas.As habilidades humanas são fundamentais para a eficácia da administração. É preciso fortalecer os funcionários que começam a ter mais autonomia. Os executivos, tem que aprender a delegar.Responsabilizar os funcionários sobre o seu trabalho e sobre as decisões que tomam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com