TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

O EFEITO DA INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

A inovação pode ser vista como a exploração de novas idéias. As pessoas que inovam ficam em posição de vantagens em relação aos demais. Essa inovação aplica-se ao desenvolvimento de novas tecnologias para a criação de novos produtos e serviços, que chegam ao mercado atraindo a atenção dos consumidores.

Essas constantes mudanças, servem como formas competitivas, com vários benefícios para empresa, como por exemplos satisfação de clientes e empregados. E ao mesmo tempo estimulando os funcionários no local de trabalho com o aumento da produtividade no trabalho.

Este tipo de inovação visa de um modo geral melhorar o desempenho de uma empresa reduzindo os custos administrativos ou custos de transações. As inovações que afetam a forma de fazer ou de organizar, tanto do processo produtivo, como das atividades complementares, podem efetuar-se através da renovação das máquinas e equipamentos para aumentar o desempenho, podendo também passar pela reorganização da cadeia produtiva.

Esse é um dos principais desafios que uma organização pode enfrentar, pois lidam com o desenvolvimento sistemático de estruturas organizacionais adequadas, políticas e práticas de comunicação, sistemas de reconhecimento e remuneração, políticas de capacitação, sistemas de controlo financeiro e de desempenho.

É dessa forma que as estratégias organizacionais são postas em prática. Uma empresa inovadora deve contar não somente com uma estratégia, estrutura, sistemas operacionais e cultura voltada para a inovação, mas, primordialmente, com um estilo de liderança que apoie a inovação.

O papel dos líderes na criação desse espaço, ou ambiente, é fundamental. Na verdade, todo o processo de formação de uma cultura de inovação deve ter um patrocinador de peso. Oferecer um espaço para a inovação não é um processo fácil ou rápido, mas vale a pena e exige uma mudança cultural na empresa e em cada um dos colaboradores.

A gestão de mudanças baseia-se na condução de alterações de novos processos, efetivamente implantados na organização, dessa forma obtém novos processos que define o estado necessário para alcançar o objetivo da organização. Este objetivo pode ser lançar um produto, melhorar a imagem, modificar a cultura organizacional, aumentar a satisfação dos clientes, diminuir custos, programar um sistema de gestão.

Pois as empresas tem um forte incentivo para gerar resultados em curto prazo, porque novos produtos são fundamentais para garantir lucro e crescimento. E com isso automaticamente se diferenciar da concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com