TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 10

As questões aqui apresentadas nos levam a raciocinar sobre a importância das informações contidas nos dados estatísticos e suas aplicações, no dia a dia das organizações, sejam elas pequenas médias ou grandes, públicas ou privadas, industriais, comerciais ou de serviços; bem com a importância de se entender o comportamento dos indivíduos nessas organizações.

Destaca o quanto se deve ter atenção, em relação à motivação do indivíduo, mostrando que esse deve ser valorizado pela instituição para que possa desempenhar suas tarefas com total dedicação e aproveitamento; não comprometimento, em nenhum momento o cumprimento de uma ação planejada.

Mostra a importância da qualificação profissional, pois só com qualidade no que faz, o indivíduo pode exercer suas atividades de maneira correta e de modo a promover o crescimento econômico em cadeia, onde cresce ele, a organização e o país, nas mais distintas áreas.

Vem de modo claro, destacar que o gestor deve se valer das informações contidas nos dados estatísticos, entender o comportamento dos indivíduos e promover a qualificação desses, para que tenha condições de administrar uma organização; mostrando que o bom administrador é aquele que tem conhecimento, capacidade, e, acima de tudo, é humano, sabendo entender cada reação individual que acontece na organização.

A estatística por meio de análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Certamente essa análise ajuda muito na previsão dos cenários a serem contemplados no planejamento de qualquer organização, seja ela privada, pública, mista, de pequeno ou grande porte, industrial, comercial ou de prestação de serviços. Enfim, essa análise é uma importante ferramenta para os gestores, pois mostra a situação em que se encontra a empresa, através de dados referentes aos mais diversos setores e seguimentos, servindo de base para as tomadas de decisões e planejamentos futuros. Tal análise apresenta, entre outros fatos, os possíveis resultados a serem obtidos, a partir de uma determinada ação.

Através dessa análise detalhada, os gestores podem criar diversas situações dentro da organização, considerando cada possível acontecimento. Esses acontecimentos podem ser favoráveis, desfavoráveis ou podem não alterar em nada a situação da empresa, portanto, cabe aos gestores entender, a partir dos dados estatísticos, qual a melhor a ação a ser adotada.

A análise de probabilidades e a previsão de cenários, servem, entre outros, para se tomar decisões sobre produção, vendas, compras, marketing, contratação de mão de obra, aquisição de matérias primas, distribuição de lucros, etc...

Dessa forma, vale ressaltar que o gestor deve estar sempre se servindo de dados estatísticos diversos, para ter a cada dia mais informações disponíveis, que o ajudem a planejar as ações da organização.

O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique.

A única resposta que se pode dar a tal questionamento é “NÃO”.

Pensar que a estatística é uma ferramenta restrita aos profissionais de matemática e estatística, é, absolutamente, impossível e inaceitável. O fato é que a estatística, por suas diversas aplicações, está presente na vida de qualquer ser humano, bem comum cotidiano das organizações, trazendo informações, através de dados, que possibilitam o entendimento do momento atual e orientam quanto ao futuro. Dessa forma, quando se fala em estatística, refere-se a tudo que envolve os acontecimentos, por mais distintos que possam ser.

O uso de dados estatísticos, tendem a fazer, a cada dia, parte das tomadas de decisões, pois, quanto mais informação se tem, melhor se decide e melhor se planeja, qualquer ação. Devemos entender estatística como o principal aliado que se pode ter na hora de prever qualquer ato, presente ou futuro, mesmo que sendo comparado ao passado, pois os dados apresentados servem sempre de comparativo, entre os mais diversos cenários.

De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisões dos gestores dentro de uma organização empresarial?

Esse auxílio se dá através do grande número de informações passadas aos gestores pelos dados estatísticos. Sabemos que o mundo vive um momento muito conturbado, com crises diversas, problemas econômicos, políticos, sociais, entre outros. Diante desse cenário, administrar uma organização se torna uma tarefa muito difícil, onde o gestor tem que ter conhecimento, discernimento, informações e buscar na estatística uma de suas principais bases de sustentação. Essa base, representada por dados, é que se torna a mola impulsionadora no planejamento das ações empresariais.

“Uma decisão nada mais é do que uma escolha entre alternativas, obedecendo a critérios previamente estabelecidos. Estas alternativas poderão ser os objetivos, os programas ou políticas – em uma atividade de planejamento – ou os recursos, estrutura e procedimentos – em uma atividade organizacional”.

Para Castro (1995), a tomada de decisões envolve um ciclo, conforme apresentado na figura, e é fundamental a existência de informações apropriadas a cada uma das fases desse ciclo:

Note-se, de acordo com o modelo de Castro (1995), que a informação é o insumo básico do processo decisório e que permeia todas as fases do ciclo de tomada de decisões. O autor defende que é indispensável aos decisões dispor de informação confiável, adequada, em tempo certo, para que possam tomar decisões eficazes e eficientes.

De forma geral, quanto mais informações se tenha, melhor vai ser a gestão de qualquer organização.

Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

Porque nem todos os indivíduos fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões. Diante disso, podemos concluir que cada indivíduo vai desenvolver suas atividades, considerando cada ato e cada fato que envolve tal ação; assim sendo, aquele que não tiver um motivo importante pra tal ação, não a fará com o máximo de dedicação, deixando, dessa forma, uma pendência, que pode ser de rendimento, de qualidade, entre outros. Portanto, cabe aos gestores motivar o indivíduo, para que esse, se sentindo valorizado, possa agir segundo o que a organização deseja, produzindo aquilo que é esperado, no que se refere ao planejamento de ações.

O comportamento do indivíduo na sua função laboral deve ser observada e entendida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com