TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  2.681 Palavras (11 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

ATPS – Comportamento Organizacional

Campinas/SP

Abril 2013

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho define o conceito de comportamento organizacional de acordo com o desafio proposto pela Atividade Prática Supervisionada – ATP, mostrando a relevância do ser humano na atuação da organizacional para que ela se torne eficiente e eficaz.

Uma organizacional eficiente e eficaz é preciso solucionar os problemas de acordo com a sua natureza e complexidade sem destruir o sistema como o todo, isto quer dizer resolver as partes, para que o todo funcione.

Além de tudo, elas necessitam da participação de indivíduos visionários adaptando as mudanças.

1. Comportamento Organizacional

As organizações estão ligadas diretamente as pessoas é a união dos indivíduos que faz com que uma produção tenha desempenho constante e de qualidade.

O comportamento organizacional busca isso o funcionamento desses dois lados organização e indivíduos em um só obtendo assim um bom relacionamento entre os grupos e motivação e consequentemente excelente atendimento ao cliente ou fornecedor gerando produtividade crescimento e lucro.

E um grupo de ações imediatas para melhores sistemas de funcionamento dinâmico e persuasivo que une questões e ideias serem cumpridos tornando a vida da empresa ativa nos negócios como na gerencia mão de obra e vendas.

Segundo o autor Robert P. Vecchio o comportamento organizacional envolve o campo psicológico ele acredita que a personalidade de um colaborador e o principal motivo que o influenciara nas decisões dentro de uma organização acredita também que a estrutura organizacional de uma empresa e levada em conta ao analisarmos uma situação outro ponto que ele coloca e que a preocupação principal como elemento humano prevalece para uma organização ser mais eficaz e não entrado nos técnicos e financeiros como forma de obter um crescimento maior.

De acordo com Wagner e Hollenbeck o comportamento organizacional busca a analise do comportamento humano através da previsão explicação compreensão e modificação dento do ambiente empresarial ele acredita que a estimulação dos indivíduos deve ser com dialogo e ações imediatas para resolução de problemas ou mesmo para mudanças positivas para assim o desgastes e stress não ocorrerem pois irão interferir no desempenho do profissional.

O comportamento organizacional refere-se aos as atitudes das pessoas nas organizações o campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreender uma serie de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta questionários entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório estudo de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.

Comparação entre os tipos de sistemas:

FECHADO ABERTO

Não apresentam intercambio com o meio ambiente não influenciando nem recebendo influencia do mesmo. São influenciados o ambiente através das entradas e saídas sejam elas quais forem.

Também chamado de sistema mecânico, ou são chamados assim os sistemas determinísticos que operam com muito pequeno intercâmbio de matérias e energia com o meio ambiente são aqueles que trocam matérias e energia constantemente com meio ambiente. Empresas proativas e reativas que antecipam ou reagem a mudanças no ambiente.

Não realiza intercâmbio com o seu meio externo tendendo necessariamente para um progressivo caos interno apresenta relações de intercâmbio com o ambiente recebe muitas influencias e troca energia e matérias com o meio e esta sempre se adaptando a ele. Exemplo Nível dos indivíduos, o nível dos grupos, a sociedade e outros.

A organização era considerada suficientemente independente para que seus problemas fossem analisados em torno de estrutura, tarefas e relações internas formais sem referencia alguma ao ambiente externo, pois as atenções estavam concentradas apenas nas operações internas da organização adotando-se e adaptando-se a ele para sobreviver e muda seus mercados, produtos, técnicas e estruturas. Empresas flexíveis que atuam em campos turbulentos e em múltiplos mercados.

Empresas totalmente estruturada onde os elementos e relações combinam-se de uma forma rígida produzindo uma saída invariável maneira peculiar. Tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução, naturalmente sob certas condições ambientais.

ETAPA 2

1) No que consiste o conceito de Inovação?

R: O conceito de inovação consiste em suprir a necessidade de uma empresa para ficar atualizado no mercado, por isso as empresas criam projetos de inovação para sobressair aos concorrentes.

2) Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos?

R: Ela pode interferir através de mudanças e adaptações, pois temos pessoas que se adaptam ao novo conceito e outras que resistem, pois acham que as tarefas que estão desempenhando estão de acordo.

3) A motivação está atrelada aos laços de personalidade?

R: Sim, pois em muitas ações e atitudes que tomamos em nosso dia-a-dia nossa personalidade acaba falando mais alto. Em outras não podemos agir da mesma forma, pois temos que agir mais co m a razão do que com a própria personalidade.

PASSO 2

Entrevistar 20 pessoas de uma organização de diferentes funções aplicando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com