TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

CAPITULO 1

ETAPA 1

PASSO 1 – Elaboração de Definição de Comportamento Organizacional (CO)

Comportamento Organizacional, nada mais é do que a força de trabalho, as pessoas, que dão sustentação a uma produção, constante e de qualidade, é o entendimento que motiva os indivíduos, os grupos de relacionamento da empresa com seu ambiente; ou seja, este estudo preocupa-se com as atitudes, e com o desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional.

Passo 2 – Comparação entre dois autores sobre definição de CO

Para ROBBINS, Stephen P Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Para SAMPAIO, Karla.Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Definição comparativa dada pelo grupo: Comportamento Organizacional consiste em atos correlacionados entre as organizações e o componente humano objetivando a eficiência e a eficácia de ambos cada vez maior.

Construção de quadro comparativo entre sistemas aberto e fechado

Sistemas Aberto e Fechado de (CO) São de natureza e complexidade diferentes, coube a Kenneth Boulding agrupar e hierarquizar os sistemas segundo a complexidade de que se revestem, Sugeriu ele oito níveis.

Veja na Tabela a seguir:

8. organização social Sistema aberto

7. ser humano

6. reino animal

5. vida vegetal

4. sistema aberto auto-regulável: célula

3. sistema cibernético simples: Termostato Sistema fechado

2. sistemas dinâmicos simples: mecanismos de relógio

1. sistemas estáticos simples: estruturas

A Diferença entre os sistemas pode ser citada como a diferenciação da vida e da não-vida. No sistema fechado encontra informações sobre, Química, física e Economia, Comunicação e integração da informação. No sistema aberto sua principal característica é seu inter-relacionamento com o meio exterior. Lembrando que um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem um objetivo não existe sistema.

Fonte de pesquisa: PLT – Uniderp anhanguera – 111

CAPITULO 2

ETAPA 2

PASSO 1 - Relatar as opiniões de 20 pessoas de diferentes faixas etárias sobre inovação:

“Inovação é dar lugar ao novo, mudar a identidade visual, abandonar antigos padrões e comportamentos.”

“Inovação é inventar um diferencial, algo que a concorrência ainda não pensou.”.

“A inovação ocorre nas organizações devido ao avanço tecnológico, que cada vez caminha mais rápido.”

“Se a organização não der lugar ao novo, aderir á mudança e renovar os antigos padrões ela corre o risco de ficar ultrapassada, ou mesmo perder seu lugar no mercado, sendo atropelada pelas concorrentes mais atualizadas.”

“Deve-se inventar, inovar, ter o diferencial para a organização, algo que a concorrência ainda não desenvolveu, e por mais que a organização seja resistente á mudança e ligada ao seu antigo padrão tradicional, é necessário que ela passe por esse processo, e o mais importante, com planejamento.”

“Inovar é estar em constante aprimoramento”

Estas foram algumas das opiniões que no contexto geral das 20 pessoas se assemelham. O grupo relata através destas opiniões a necessidade das organizações estarem em constante crescimento seja produtivo seja intelectual para que se atinja a excelência.

PASSO 2 – Do efeito das inovações para as organizações

Os efeitos desejados em uma organização está em primeiro lugar a eficiência, que empregue com parcimônia os recursos que detém, que não os desperdice, que opere com custos mais reduzidos de que seja capaz. Seguindo temos a eficácia que está ligada a consecução dos objetivos pretendidos. Somos eficazes na medida em que realizamos o que nos propomos a realizar. Por fim, está a efetividade, em organizações efetivas, onde está centrado os aspectos éticos e responsabilidade pública.

CAPITULO 3

ETAPA 3

PASSO 1 – Relacionar a imagem com o texto no link constante no ATPS

O homem, com o passar das experiências individuais percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o atingir dos objetivos.

Desta forma se deu a formação de equipes. A figura nos mostra pelo menos a formação de 2 equipes. Os líderes tem roupas diferentes do restante dos trabalhadores. São eles a discutirem sobre o problema.

É fato que toda equipe necessita de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados.

De acordo com a figura percebemos a falta de comunicação entre as lideranças pois a estrada de ferro estava bem feita, ou seja a equipe trabalhou coesa. Contudo as equipes não se falaram e os líderes não observaram os trabalhos das equipes uns dos outros.

Mostrou-se nitidamente o fracasso das lideranças e não das equipes.

Na opinião do grupo faltou um nível hierarquicamente superior fazendo com que as 2 equipes se tornariam 1 somente. Este líder de nível superior teria verificado com antecedência a incongruência entre os trabalhos e corrigido a tempo. Seria ele um interlocutor entre as partes.

Passo 2 – Quais fatores geram o fracasso no âmbito da liderança?

São eles:

1. Um erro comum é perceber a mudança como uma situação inoportuna e reagir na base da conduta racional, desconhecendo as vantagens de retratar a realidade em múltiplas alternativas de soluções.

2. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com