TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONARIO SOBRE DEFINIÇÕES E CLASSIFICAÇÕES DOS GRUPOS

1- Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?

Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando a obtenção de um determinado objetivo. As principais razões pelas quais as pessoas se reúnem em grupos são:

Segurança, reunindo-se em grupos, as pessoas podem reduzir a insegurança de "estar sozinho". Elas se sentem mais fortes, têm menos dúvidas e se tornam mais resistentes às ameaças.

Status, a inclusão em um grupo considerado importante pelos outros proporciona reconhecimento e status para seus membros.

Autoestima, os grupos podem dar a seus membros uma sensação de valor próprio. Ou seja, além de demonstrar status para os outros, a filiação a um grupo também faz com que seus membros se sintam valorizados por si mesmos.

Associação, os grupos podem satisfazer necessidades sociais. As pessoas apreciam a constante interação com os outros dentro do grupo. Para muitas pessoas, essas interações no trabalho são a principal fonte de satisfação de suas necessidades de associação.

Poder, as coisas que não podem ser obtidas individualmente geralmente tornam-se possíveis através da ação grupal. Existe poder no agrupamento.

Alcance de metas, há ocasiões em que é preciso mais de uma pessoa para realizar uma determinada tarefa - há a necessidade de diferentes talentos, conhecimentos ou poderes para que uma meta seja atingida. Nessas circunstâncias, os executivos vão depender da utilização de um grupo formal.

2- Como são os agrupamentos formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?

Grupos formais são aqueles grupos definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Já os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta a necessidade de contato social.

3- Quais são os conflitos mais comuns?

Os conflitos mais comuns são: falta de comunicação entre os sócios e funcionários, um não colabora com a atividade do outro sem participação entre eles para discutir as demandas do dia a dia, há queda no faturamento e faltam registros de manuseios de materiais que foram utilizados pelo banco e tosa e que já se acabaram ou estão acabando, isso faz com que não tenha um controle adequado do estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com