TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera-Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Profª. Ma. Yaeko Ozaki

Tecnologia em Recursos Humanos

Comportamento Organizacional

Ana Caroline Lopes RA:426604

Dayene Cristine Militão Costa RA 429413

Eliza Eger Neves RA 339480

Lais Gois de Almeida RA 415209

Maria Paula Macedo de Oliveira RA: 432056

Naviraí-MS

Abril de 2013

Introdução

Esse trabalho nos fala sobre técnicas que motivem e que identifiquem o comportamento organizacional dos indivíduos que já estão e os que serão inseridos dentro da organização, assim facilitando a inserção desses indivíduos nos cargos existentes. Métodos inovadores que irão ajudar no desempenho desses indivíduos, proporcionando lucratividade para a organização e a auto realização para aos colaboradores.

A comunicação está inserida com destaque para nos facilitar a identificar e solucionar problemas tanto no processo de negociação como no processo do comportamento organizacional podendo chegar ao objetivo esperado.

Capítulo I

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento organizacional pode ser definido como o estudo de colaboradores de forma individual ou em grupos nas organizações, que se utiliza em todos os tipos de ambiente de trabalho, pequenas e grandes organizações. Com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional, ou seja, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas empresas e de como esse comportamento afeta o desempenho destas empresas.

Para Derek Pugh, o comportamento organizacional é “o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações bem como o comportamento dos grupos e dos indivíduos dentro delas”.

Já para John Ivancevich, comportamento organizacional “preocupa-se com estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”.

Sistemas abertos Sistemas fechados

Sofrem interações com ambiente onde estão envolvidos. Desta forma, a interação gera realimentações que podem ser positivas ou negativas, criando assim uma auto regeneração regenerativa, que por sua vez cria novas propriedades que podem ser benéficas ou maléficas para o todo independente das partes.

Toda organização é um sistema aberto.

Esses sistemas são aqueles que não sofrem influência do meio ambiente do qual estão inseridos, de tal forma que ele se alimenta dele mesmo. A entropia apenas se mantém constante nos sistemas isolados.

Capítulo II

Conceitos de Inovação

( ) Renovar através de técnicas, ainda não experimentadas , visando lucratividade.

( ) Pesquisar, avaliar e experimentar novas ideias com o objetivo de conquistar o interesse desejado

( ) Elaborar novas técnicas visando o melhor desempenho de lucro em um negócio, seja ele qual for.

( ) Modificar técnicas já existentes dentro ou fora de uma organização.

( ) Buscar satisfatoriamente crescimento financeiro através de novas idéias abordadas.

A alternativa mais aceita entre os participantes da pesquisa foi: (Pesquisar, avaliar e experimentar novas idéias com o objetivo de conquistar o interesse desejado). Com 40% dos votos os entrevistados sugerem que não pode haver inovação sem pesquisa para um bom desempenho almejado em uma organização.

É excelente a pesquisa cientifica dos brasileiros e o dom de empreendimento. Porém, se não tiver estimulo para a inovação, o país não desenvolverá economicamente e ficará apenas no conhecimento.

Está foi a análise feita pelos pesquisadores e líderes empresariais de um seminário que aconteceu em conjunto pelo Centro de Economia da Criatividade e da Inovação (Ciec, na sigla em inglês).

Inovação no Brasil

O Brasil tem algumas vantagens fortes para a inovação, é o que diz o diretor do Ciec, Michael Ryan. Muito investimento é feito em pesquisa nas universidades, e há qualidade nas publicações. Mas não chega ao ponto de motivar, ficando atrás de países como China e Índia por não ter um ambiente propício.

"Mas é necessário precaução ao comparar. Não é possível plagiar totalmente os modelos de tais países. Interessante seria para o Brasil formar mais recursos humanos nos Estados Unidos e Europa, como fizeram. Mas a idéia não seria boa porque a China tem o sistema de usar produtos de baixa tecnologia e a Índia de centralizar seu em poucas. O modelo a ser copiado na opinião de Ryan seria Taiwan, que consiste em criar empresas pequenas tecnológicas que crescem com estabilidade e segurança. Mas Ryan também afirma que a Embraer merece atenção especial e deveria ser estudada para ver o que garante tanto sucesso a mesma.

Ryan continua: "Para criar um cenário encorajador, no qual as empresas invistam mais em pesquisa e desenvolvimento, é preciso melhorar vários aspectos simultaneamente: é muito difícil abrir uma empresa no Brasil, há uma série de políticas que podem ser modificadas, o sistema de patentes pode ser mais eficiente e o acesso ao capital de risco precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com