TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  3.243 Palavras (13 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Disciplina: Comportamento Organizacional

Nome dos Acadêmicos e RA:

Juazeiro-BA

2013

INTRODUÇÃO

As organizações são organismos vivos, que sua sobrevivência está intimamente relacionada ao perfeito funcionamento das células, essas células são as pessoas com todos seus atributos e particularidades pessoais, suas qualidades, personalidades e capacidade criativa em um ambiente extremamente competitivo e de constantes mudanças; pensando nesse novo ambiente organizacional; Onde A capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, inclui atividade, produtos, serviços e pessoas, evidentemente. Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis, mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.

Tendo em vista, que as pessoas são a ferramenta principal de desenvolvimento e garantia de competitividade das organizações o comportamento organizacional é uma área da administração que visa descrever e orientar na pratica os impactos causados pelo comportamento dos indivíduos nas organizações, orientando praticas para melhorar e viabilizar o bom desempenho das pessoas dentro das organizações, As mudanças ambientais impõem um contexto organizacional diversificado e complexo que pode ser abordado sob diversos prismas, já que o comportamento dos indivíduos esta intimamente ligado ao comportamento organizacional,sob a ótica das interações humanas e em tratar se de um ambiente em constante transformação e bastante exigente , as pessoas passam a ser o principal capital diferencial de competitividade das organizações.

O Comportamento Organizacional nos mostra que tipo de impacto que um individuo acarreta para uma Empresa, pois, esse impacto pode ser positivo ou negativo.

DESENVOLVIMENTO

As Finalidades do Comportamento Organizacional basicamente estão voltadas para o comportamento humano: fatos, acontecimentos, atitudes dos indivíduos, produtividade, entre outras coisas mais.

Os desafios mais comuns do comportamento organizacional são: o aumento de produtividade, e qualidade dos serviços.

.1.2- SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS.

Efetuadas as pesquisa de dois autores a respeito dos sistemas abertos e fechados, segue quadro comparativo com as diferentes visões, para, em seguida, realizar-se abordagem a respeito de ver as organizações e suas relações com os sistemas fechados e abertos.

1.3. QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

BERTALANFFY Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

VASCONCELLOS Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.

Bertalanffy para apresentar os conceitos de sistemas fechado e aberto, segundo o qual os sistemas fechados não têm entradas nem saídas para o ambiente tudo o que acontece nesses sistemas é restringido aos seus próprios componentes. Já nos sistemas abertos há uma dependência entre estes e o ambiente para manterem suas autonomias

Ainda a respeito dos sistemas fechados e abertos, Bertalanffy aborda o assunto, esclarecendo que sistemas fechados são aqueles considerados isolados do seu ambiente, como, por exemplo, o movimento de um sistema planetário cujas posições dos planetas são determinadas por suas condições no tempo; e sistemas abertos são aqueles que possuem, continuamente, fluxos de entrada e de saída e que se conservam mediante a construção e a decomposição de componentes (2008 p. 64-65). O exemplo de sistema aberto citado pelo autor é o dos organismos vivos que, por sua própria natureza e definição, são essencialmente sistemas abertos, uma vez que estão em constante interação com o ambiente, mediante a troca de energia, de matéria e de informação. Para Vasconcelos o sistema fechado tanto ao input de energia quanto ao input de matéria, como seria o caso do universo como um todo. O sistema fechado seria fechado aos inputs de matéria, mas seria aberto a inputs de energia, como no caso da biosfera ou de um ovo. E os sistemas abertos seriam abertos tanto a um quanto a outro tipo de input, como nos casos de uma chama ou de um organismo vivo (VASCONCELLOS, 2009, p. 208).

2.1. INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

TOTAL DE ENTREVISTADOS 20 PESSOAS

Pessoas que trabalham com Inovação 80%

Pessoas que não trabalham com Inovação 15%

Não sabem o que significa 5%

Conforme a pesquisa há uma boa aceitação da inovação dentro do mercado atual assim como ha variadas definições sobre inovação.

A inovação é um bem necessário e um recurso que se bem explorado traz retorno imediato no dia a dia das organizações.

De forma geral as inovações estão ligadas diretamente a produtos, tecnologia e serviços.

Para o sucesso das organizações através das inovações; é necessário que ela tenha um impacto positivo sobre estrutura de preços, na participação de mercado, no lucro da Empresa, dentre outras coisas mais, é capaz de gerar vantagens no mercado a médio e longo prazo, pois é essencial para o crescimento da Empresa.dentro de um mercado altamente competitivo a inovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com