TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

FRANCIANE KARINA FURLAN – 371611

JAMILE TATIANE MACHADO – 371612

SILVO FRANCISCO SOUZA TRAVASSO - 365731

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ARAÇATUBA

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

FRANCIANE KARINA FURLAN – 371611

JAMILE TATIANE MACHADO – 371612

SILVO FRANCISCO SOUZA TRAVASSO - 365731

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho de conclusão de disciplina apresentado à Profª Ma. Cristiane Vinholi de Brito da Faculdade de Administração da Anhanguera Educacional, como requisito parcial para obtenção de nota parcial na disciplina de Comportamento organizacional.

ARAÇATUBA

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..........................................................................................................01

2 CAPITULO 1 ............................................................................................................. 02

3 CAPITULO 2 ............................................................................................................. 04

4 CAPITULO 3 ............................................................................................................. 06

5 CAPITULO 4.............................................................................................................. 08

6 CONCLUSÃO ........................................................................................................... 10

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Vive-se em um mundo de rápidas e profundas transformações econômicas, culturais e tecnológicas. Essas transformações exigem que as organizações estejam preparadas para enfrentar o e encarar os novos desafios que o mercado impõe. Mas para que tais desafios sejam encarados é necessário que a as organizações tenham foco em seus processos e principalmente uma cultura organizacional que possa ajudar a empresa a vencer seus desafios.

Sendo o Comportamento Organizacional o estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente de trabalho com foco na produtividade, as organizações são peças fundamentais na vida do ser humano, pois modelam o comportamento de seus colaboradores, influenciam a necessidades e motivam os indivíduos a alcançarem um objetivo comum.

Contudo, para que a realização do objetivo comum, dois conceitos se fazem imprescindíveis: a eficiência e a eficácia. Embora para maioria das pessoas estes conceitos sejam considerados iguais eles são distintos e podem apontar se uma organização está seguindo no rumo certo ou se existe algum processo que deve ser revisto. Logo, podemos definir eficiência como a capacidade de realizar um processo usando a menos quantidade de recursos, enquanto a eficácia esta relacionada ao fazer o que é preciso de forma correta para se alcançar um objetivo. Mas uma atividade pode ser realizada de forma eficiente, mas não ser eficaz, assim como uma atividade pode ser realizada de forma eficaz, mas não atingir a eficiência necessária.

Analisando estes conceitos é correto afirmar que as organizações devem cada vez mais buscar o aprimoramento do comportamento organizacional, sempre tendo como objetivo alcançar a eficiência e a eficácia nos seus processos garantindo assim o sucesso de seus produtos/serviços no mercado.

2 CAPITULO 1

Cultura Organizacional

O Comportamento organizacional é uma área da Administração que tem como objetivo avaliar o comportamento humano e seus desdobramentos dentro da organização com foco nas ações e atitudes dos indivíduos. As principais metas do Comportamento Organizacional são explicar as causas ou razões que impulsionam determinados acontecimentos, prever eventos futuros estabelecendo resultados por meio de ação específica e controlar o comportamento humano para que o trabalho seja eficaz, conforme Artigo: Comportamento organizacional – Princípios, de autoria de Karla Sampaio. Disponível em HTTP:// WWW.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacionalprincipios/13911 acesso em: 05 mar. 2012.

Como características, o Comportamento Organizacional engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração, combina conceitos cognitivos e habilidades pessoais, preocupa-se com a satisfação no trabalho visando à eficiência e eficácia. Suas variáveis dizem respeito à estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, e habilidades interpessoais.

Como principais oportunidades e desafios no uso do comportamento organizacional nas organizações podemos citar: o aumento da produtividade, a melhoria nas habilidades humanas, o fortalecimento das pessoas, estimulo a inovação e o alcance por parte dos funcionários no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Já segundo Cunha e Marques Comportamento Organizacional é a área científica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e comportamento das próprias organizações.

Depois de várias leituras, definições e conceitos o grupo entende como Comportamento Organizacional uma série de fatores ambientais e psicológicos que determinam o clima dentro das organizações que impactam na produtividade e nas ações dos colaboradores e na própria organização.

Segundo o autor CHIAVENATO, A. Administração nos novos tempos. São Paulo, 2009. Quanto à natureza, os sistemas podem ser classificados em fechados e abertos.

Sistemas Fechados: são sistemas cujo intercâmbio com o ambiente (entradas e saídas) é pequeno e conhecidos, sendo, portanto, inteiramente programados e determinísticos: a uma determinada entrada corresponde a uma única determinada saída. Na verdade, não existem sistemas totalmente fechados, mas sim sistemas herméticos a qualquer influência ambiental, cujo funcionamento é perfeitamente previsível e programado. Suas partes constituem peças de um todo e se combinam de maneira rígida e invariável, tendo pouquíssima flexibilidade. São chamados sistemas mecânicos, como as máquinas e equipamentos.

Sistemas abertos: são os sistemas que apresentam intensas relações de intercâmbio com o ambiente, através de múltiplas entradas e saídas. Por essa razão, são inteiramente probabilísticos e totalmente flexíveis, pois não é possível mapear e conhecer todas as suas entradas e saídas. São chamados sistemas orgânicos, como todos os organismos vivos e as organizações. As organizações são sistemas abertos e orgânicos que transformam recursos físicos, materiais e financeiros recebidos do ambiente em bens e serviços que retornam ao ambiente.

Já o autor JAMES L. B; ANTONY F. B. Elementos de Comportamento Organizacional. Pioneira, 1992. As organizações são comparadas em Sistemas Fechados e Sistemas Abertos. O primeiro diz respeitos a um sistema totalmente auto-suficientes em que não há interação com o meio ambiente. Já o segundo, Sistema Aberto, são sistemas em que há a interação com o meio ambiente e são totalmente influenciados por forças externas. Contudo vale a pena ressaltar que nenhum sistema é totalmente aberto ou fechado

3 CAPITULO 2

Inovação

Em pesquisa realizada por meio de entrevista onde cerca de 30 indivíduos com faixa etária ente 18 e 49 anos, responderam questões relacionadas a inovação, concluiu que para esse grupo inovação é modificar um produto/serviço de modo positivo otimizando os recursos/ferramentas necessários para a produção do mesmo.Ainda os entrevistados apontaram que a inovação traz para as organizações grandes benéficos como a redução de custos, lucratividade, aumento da produção e novas praticas comerciais.

Vários são os conceitos de inovação utilizados pelas pessoas. Algumas entendem por inovação como um processo de transformação, mudança, melhoria novas ideias. Para outras o a inovação é um processo de renovação, reestruturação é mostrar algo novo, fazer a diferença. A inovação, portanto, trata de um processo, uma busca, pela transformação de algo que já existe em algo novo que reúna características antigas, mas que seja dotado de novos olhares, novas metas, novos mercados. A inovação sempre deve estar pautada no progresso e no crescimento de determinado produto e/ou serviço.

Para que o processo de inovação se efetive dentro de uma organização é necessário ter conhecimento sobre aquilo que será moldado. Isso ocorre quando você interage e está por dentro de todo o processo. A teoria nem sempre é suficiente para nos dar conhecimento sobre aquilo que queremos inovar. Para inovar é necessário criatividade, ousadia, recursos humanos e financeiros, dedicação, tecnologia, comunicação, informação, metas e objetivos bem definidos.

A inovação deve estar presente dentro das organizações, sempre na busca de prosperidade e solidez. O ato de inovar traz inúmeros benéficos a organizações tais como, aumento da produtividade, diminuição de custos, rentabilidade, segurança, melhoria nas relações de trabalho, abertura de novos mercados, produtos e serviços, desenvolvimento profissional e pessoal, planejamento das ações futuras, aumento da concorrência com o surgimento de novos produtos.

Contudo, segundo especialistas o Brasil ainda não dispõe de um ambiente propicio para o processo de inovação quando falamos de transformar ideias em valor. Ainda não existe uma cultura de empreendedores, pois a maioria dos casos de sucesso está sempre voltada a iniciativas individuais. A educação brasileira não está voltada para formar inovadores, ela não ensina o indivíduo a aprender sozinho, logo não possui potencial para transformar essa realidade.

Além do fator educação, outro fato que atrapalha a inovação no Brasil é o ambiente empresarial e financeiro em que vivemos. Há uma grande carga tributária, dificuldades ligadas aos impostos e um processo burocrático que deixa ainda mais hostil o processo de inovação.

4 CAPITULO 3

Trabalho em Equipe

Atualmente uma das figuras mais procuradas pelas organizações é o líder, muito se fala da importância deste ator dentro das empresas, dos benefícios que ele trás a seu ambiente de trabalho e o valor que ele agrega a sua equipe.

Entende-se por liderança a habilidade de influenciar um grupo em direção a realização de metas. A liderança também pode ser entendida como um processo de influência pelo qual indivíduos com suas ações facilitam o movimento de um grupo de pessoas ruma a metas comuns ou compartilhadas. A liderança ainda pode ser considerada a função de utilizar adequadamente incentivos para se obter motivação em um grupo de pessoas quer busca alcançar um objetivo comum.

Logo, o conceito de que juntos somos mais fortes se faz verdadeiro, pois o sucesso de uma empresa está diretamente ligado com o conceito que ela tem de união. Neste sentido o líder desempenha papel fundamental no cumprimento de metas e objetivos.

Mas, com o advento da globalização, o mercado se tornou cada vez mais competitivo e o lideres precisam vencer alguns desafios como a melhora da performance dos negócios, aumentar a produtividade, otimizar recursos e preparar suas organizações para o crescimento futuro. Contudo para vencer esses desafios é necessário que a liderança possua características e habilidades para vencer os percalços do cotidiano da organização sempre com foco nas metas comuns e compartilhadas.

O líder deve possuir características, habilidades natas e outras que ele adquire ao longo do tempo. Para se liderar é necessário possuir energia física e nervosa, inteligência, qualidades morais, cultura geral, capacidade administrativa, coragem, capacidade técnica, decisão, habilidade em demonstrar um interesse pessoal pelos seus subordinados, habilidade de conseguir utilizar as ideias do subordinado, habilidade em delegar trabalho apropriado, treinar subordinados.

Equipes bem lideradas desenvolvem seu espírito de cooperação onde a troca é matéria-prima num processo onde todos partilham o conhecimento. Estas são formadas por pessoas que não pensam somente na individualidade o foco sempre está na vitoria de todos. Os atores deste processo visam o todo e não somente seu desenvolvimento pessoal, são capazes de perceber que aquilo que se obtém, não vem por acaso, mas sim pelo resultado do trabalho de toda a coletividade se faz mais importante que a individualidade desencadeando assim o auto desenvolvimento da organização.

Uma equipe bem liderada, procura sempre evoluir, busca novidades e inovações, possuem ideias criativas, primam pelo crescimento de todos, tem ciência de que cada tarefa realizada com sucesso é para o crescimento do todo, assim comprometem-se em todos os aspectos do trabalho. Estão em constante atualização na busca de ampliar o conhecimento com cursos, treinamentos na busca de uma melhoria individual.

Portanto, uma equipe com papeis bem definidos, com foco no resultado coletivo e que possua uma liderança bem definida faz com que a organização cresça e se desenvolva em todos os âmbitos e alimentar o trabalho em equipe com seriedade e engajamento, acima de tudo é questão de sobrevivência e exige dedicação, perseverança e persistência. Todos os resultados conquistados devem ser visto como o progresso de cada um. A vitória do grupo é o combustível para as conquistas e realizações individuais.

5 CAPITULO 4

Percepção e Comunicação

Com o advento da globalização as informações chegam até as pessoas de forma rápida acarretando assim grandes mudanças nas pessoas e nas organizações. Partindo deste pressuposto existem duas qualidades que devem permear as ações das organizações e de seus membros, são elas a percepção e a Comunicação.

A percepção é um conceito da psicologia que possui diferentes considerações, a depender da abordagem e do tema que se quer trabalhar, mas diz respeito principalmente a um processo através do quais objetos, pessoas e situações ou acontecimentos se tornam conscientes. Partindo desse pressuposto a percepção deve ser elemento sensitivo ligados a experiências que o individuo carrega consigo assim o administrador deve usar sua percepção, experiências e conhecimento de vida para agregar valor a suas ideias e ações dentro da organização. Deve perceber e prever situação futuras que possam desequilibrar o clima organizacional de sua equipe. Deve também usar sua percepção no âmbito da criatividade da inovação buscando sempre otimizar seus produtos/ou serviços.

Já a comunicação constitui uma das ferramentas mais importantes que os lideres têm a sua disposição para desempenhar as suas funções de influenciação. Ele é tão importante que pode ser considerada como o “sangue” que dá vida a organização.

Isso se constitui pelo fato de que através da comunicação seja possível estabelecer a participação de membros de todos os níveis hierárquicos da organização, a estrutura organizacional, distribuição de autoridade, responsabilidades e tarefas. A comunicação também define a participação de todos os membros nas decisões, plano, políticas, procedimentos. Ela também coordena, dá apoio e controla as atividades de todos os membros, promove a integração de diferentes departamentos e permite a cooperação.

Mas para que tais ações se efetivem se faz necessário analisar os elementos que fazem parte do processo de comunicação. Assim, fazem parte do processo de comunicação o emissor, pessoa que envia a mensagem, um canal de comunicação que faz a ligação entre emissor e receptor, receptor da mensagem, que recebe a mensagem, ruídos que representam obstruções ao processo de comunicação e por ultimo o feedback que é a resposta do recepto. Portanto, a comunicação é ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer organização.

Além disso, a comunicação agrega valor aos produtos/serviços da organização, mostra à comunidade sua responsabilidade social e ambiental, ajuda a empresa a vencer barreiras, inovar e mostra a seus fornecedores, clientes e consumidores sua identidade.

6 CONCLUSÃO

Depois de levantados e discutidos vários temos, conclui-se que as organizações são sistemas dinâmicos e cada uma possui suas peculiaridades, no entanto apresentas vários aspectos comuns e que devem estar sempre alinhados com os objetivos da organização.

Do ponto de vista macro, a cultura organizacional, o clima organizacional é fator imprescindível para o sucesso da empresa, ele deve sempre estar em constante avaliação para diagnosticar falhas que possam impactar no produto/serviço que a empresa oferece.

Outro papel de bastante relevância dentro das organizações é a figura do líder dentro de suas equipes, que deve carregar consigo e compartilhar com seus colaboradores os conceitos de eficiência e eficácia. Ele deve conduzir seus colaboradores para que as ações e processo sejam efetivados da melhor forma possível de tal maneira que todos consigam atingir o objetivo comum de maneira que contemplam os valores e a missão defina pela empresa. Um erro bastante observado no papel do líder é a falta de uma liderança focada nas necessidades das pessoas, não se deve esquecer que a base das relações interpessoais está na capacidade de atingir os objetivos traçados, sempre preservando os objetivos dos outros. O líder tem como missão mostrar o caminho, planejar e estruturar o processo de mudança negociando aquilo que a organização pretende atingir oferecendo os meios necessários para o alcance das metas e objetivos dos colaboradores.

Ainda outro item relevante nas organizações é a questão de percepção, comunicação e inovação. Toda organização deve estar aberta a ouvir seus colaboradores e seus clientes, fornecedores e consumidores. Tal processo é capaz de melhor a imagem pública da organização, agregar valor a seus produtos/serviços e aumentar a lucratividade. A inovação de praticas, métodos e serviços deve ser algo constante dentro das organizações, tanto do ponto de vista do mercado, aumentando a concorrência e o surgimento de novos produtos/serviços, quanto a gestão dos recursos buscando sempre otimizá-los para obter uma maior lucratividade.

Portanto, a falta de conhecimento no processo de liderança e a falha na comunicação são pontos que tem minimizado as possibilidades de sucesso na efetivação do processo de mudança dentro das empresas. Uma boa idéia, um processo bem orientado faz toda diferença na busca da eficiência organizacional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, A. Administração nos novos tempos. São Paulo, 2009.

JAMES L. B; ANTONY F. B. Elementos de Comportamento Organizacional. Pioneira, 1992.

http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index

.html>. Acesso em: 05 mar. 2012.

Comportamento organizacional – Princípios, de autoria de Karla Sampaio. Disponível em HTTP:// WWW.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacionalprincipios/13911 acesso em: 05 mar. 2012.

Inovação Organizacional Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/inovacaoorganizacional/24882/>. Acesso em: 12 mar. 2012.

Faltam condições para inovação tecnológica nas empresas brasileiras. Disponível em:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010175070518.

Acesso em: 12 mar. 2012.

Trabalho em equipe: Uma Vantagem Competitiva. Disponível em: http://www.supertextos.com/texto/Trabalho_Em_Equipe_Uma_Vantagem_Competitiva/4484. Acessado em: 26 mar. 2012.

A liderança no ambiente de trabalho: por que fracassam os planos de mudança?

Disponível em: http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4430/a-lideranca-no-ambiente-de-trabalhopor-que-fracassam-os-planos-de-mudanca.html. Acesso em: 26 mar. 2012.

Leis da Percepção. Disponível em: http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/leispercepcao.htm>. Acesso em: 2 abri. 2012.

...

Baixar como  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »