TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  2.487 Palavras (10 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

De acordo com o grupo de trabalho. Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento em um comportamento organizacional.

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, este trabalho mostra um objetivo relevante ao um estudo preparado com intuito de perceber aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Os lideres e gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.

O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional busca avaliar as relações entre o comportamento humano e seus efeitos nas organizações, procura soluções para os conflitos criados entre os relacionamentos adequando o meio físico de forma a melhorar o ambiente e o desempenho na produtividade na qualidade do que se é produzido e, também, de quem o produz, para que o resultado seja o esperado pela organização e a sociedade em que ela está inserida; avaliar e buscar meios de desenvolver a motivação e a adequação às novas tecnologias dos colaboradores identificar os porquês de possíveis dificuldades e procurar saná-los buscando ajuda de áreas como a psicologia para facilitar suas conclusões e soluções.

COMPARAÇÕES DOS AUTORES EUNICE NASCIMENTO E STEPHEN P. ROBBINS SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo a autora Eunice Nascimento Comportamento Organizacional consiste na definição do ser humano em seu ambiente de trabalho, ligada à inteligência organizacional, liderança e competitividade, relata também personalidade e competências do individuo. O processo motivacional, autoconhecimento, percepções e tomadas de decisões, a comunicação como um diferencial competitivo, trabalho em equipe e técnicas de negociação.

Eunice Nascimento também mostra que devemos consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional se preocupam com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e eficácia. Já o autor Stephen P. Robbins, na definição de Comportamento Organizacional é quando a unidade social conscientemente coordenada, comporta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum. Dentro do Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins fala de todos os participantes de uma empresa de suas funções e objetivos. Executivos: tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinado objetivo. Funções dos executivos: Planejamento, Organização, Liderança, Controle. Papéis dos executivos são os papéis de relacionamento interpessoal, símbolo de liderança, líder (responsável pela motivação e direção dos subordinados), ligação. Rotineiras de natureza legal ou social, membros da organização, mudanças, distúrbios sérios e inesperados, habilidades dos executivos. Para o autor Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar e eficácia da empresa.

Tanto Robbins e Eunice têm as mesmas definições e terminam seus estudos baseados em psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciência política.

Seus desafios são:

* Globalização

* Diversidade da força de trabalho

* Aumentar a qualidade e produtividade

* Escassez de mão de obra

* Atendimento ao cliente

* Habilidades humanas

* Autonomia para as pessoas

* Inovação e mudança

* Temporariedade

* Organizações interconectadas

* Vida pessoal e profissional

* Comportamento ético

* Variáveis dependentes

* Produtividade

* Absenteísmo

* Rotatividade

* Cidadania Organizacional

* Satisfação no trabalho

* Variáveis independentes

Fontes: http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/4836.pdf

Fontes:http://pt.pdfsb.com/comportamento+organizacional+stephen+p.+robbins+7%C2%AA+edi%C3%A7%C3%A3o

PESQUISA

Foi contatado na pesquisa que indivíduos, na maior parte das respostas, mais jovens e de maior grau de instrução estão mais propícios às inovações, já que grande parte dos pesquisados, definem inovação como um fator positivo e que contribui para o aperfeiçoamento dos meios de produção e facilitam a vida dos que a utilizam relatam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com