TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 10

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Atividade Avaliativa - ATPS

Comportamento Organizacional

Prof. EAD Ma. Yaeko Ozaki

N

Santo André / SP

2013

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD Ma. Yaeko Ozaki

Nome do tutor presencial: Denis Delgado

Professora tutora a distância: Dulcinéia

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Comportamento Organizacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Santo André /SP

2013

Sumário

Etapa 1:

* Conceito de comportamento Organizacional

* Comparação entre suas definições de comportamento organizacional

Etapa 2

* Conceito de inovação

* Efeito da inovação

* Informações sobre inovações tecnológicas

Etapa 3

* trabalho em equipe

* Fracasso no âmbito da liderança

Etapa 4

* Percepção e comunicação . Relacionar os conceitos á arte de Administrar

* Conclusão

1.INTRODUÇÃO

O trabalho versa sobre definições do comportamento organizacional relacionando as inovações tecnológicas da atualidade Abrangendo o tema de lideranças de equipe, posicionando metodologia tradicional e atual finalizando com a eficácia e importancia da comunicação Organizacional.

2.DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1 – Compreensão do tema Comportamento Organizacional

Passo 1:

Comportamento Organizacional é estudos do impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, para utilizar esse conhecimento e promover a melhoria da eficácia organizacional. Podemos dizer também que é um conjunto de pessoas que unem esforços para alcançar um objetivo em comum.

O comportamento Organizacional é importante porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais.

Com foco no estudo do comportamento humano, com ênfase em ações e atitudes de cada individuo. Com foco em atingir a cidadania organizacional.

O Comportamento Organizacional Explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê Eventos Futuros, e através de uma ação especifica, estabelece resultados. Controla a contribuição integrante do comportamento humano nas organizações.

Identifica-se especificamente com estudo de pessoas/grupos e interações nas estruturas organizacionais. Abrange conhecimento em psicologia, sociologia e administração; com foco em quatro tipos de comportamento: Produtividade, Absenteísmo, rotatividade e Cidadania Organizacional. Preocupa-se com a Eficácia e Eficiência no Trabalho.

A melhoria das habilidades humanas gera motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente, liderança, etc. Deve-se ter qualificação e compreensão de culturas, aceitando todos os tipos de raças existentes, condições sexuais, deficiências, etc.

Deve-se fortalecer as pessoas, e dar poder para realizar, influenciar e melhorar não só na vida pessoas mas nas organizações principalmente. A criatividade é um ponto chave para a inovação e mudanças.

O temperamento das pessoas pode afetar a imagem das organizações; o comportamento Organizacional é aplicado supostamente para ensinar as pessoas a separarem vida pessoal da vida profissional, cautela nas palavras e em ações é excepcional. Ter equilíbrio pessoal e profissional é fundamental para a satisfação de ambas as partes. Um desafio importante é que as pessoas se sintam competidoras, estejam sempre preparadas para a competitividade das organizações.

O comportamento ético é necessário para padronizar uma forma de se expressar dentro da organização, sendo assim, criando um clima saudável entre organização e seus funcionários. Fazendo com que seus funcionários possam realizar seus trabalhos com produtividade.

Existem Vários tipo de dimensões dentro de uma organização, a de aptidão física, cognitiva e personalidade.

A dimensão de aptidão física são força muscular, resistência cardiovascular e a quantidade de movimento, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.

A dimensão de aptidão Cognitiva que são Habilidades quantitativas ou seja, a capacidade de resolver todos os problemas com rapidez e precisão. Capacidade de raciocínio, pensar indutiva e dedutivamente para criar soluções para novos problemas. Compreensão verbal, capacidade de compreender e ultilizar efetivamente a linguagem escrita e falada.

A dimensão na personalidade é aquela pessoa extrovertida, sociável, dedicado, fala bem. Uma pessoa responsável, digno de confiança, organizado, perseverante, integro, empreendedor. Tem também o interessado, criativo, aberto a opções.

Na atualidade as empresas buscas ja no processo seletivo de candidatos efetivar as dimensões buscando candidatos que atendam os parâmetros que atendam as necessidades da empresa, filtrando no processo de promoção os colaboradores mais capacitados para cargos selecionados.

Buscando uma efetivação na dimensão organizacional as empresas fazem investimentos para melhoria de instalações de equipamentos.

Passo 2:

Os dois autores falam do comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com