TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 5

DESAFIO: “PRODUÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO ELABORADO A PARTIR DAS ETAPAS DA ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL”

Trabalho apresentado apara avaliação do rendimento escolar na disciplina Comportamento Organizacional, do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, ministrado pela professora á distancia Ma. Cristiane Vinholi de Brito.

Manaus, AM.

Abril / 2012

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos discorrer sobre o tema, Comportamento Organizacional e como ele se apresenta dentro das organizações, bem como relatar que medidas estas organizações estão tomando para efetivar as dimensões do Comportamento Organizacional, objetivando melhorar suas práticas administrativas.

Segundo (I. Chiavenato, 2005) “Uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito comum”.

Ao fazermos uma análise da evolução da vida organizacional nos últimos anos, iremos descobrir de que forma as empresas bem sucedidas, estão agindo na busca da construção de resultados, utilizando eficazmente todas as descobertas e teorias desenvolvidas, solidificando-se e mantendo-se firme num mercado cada vez mais competitivo.

O desejo por alcance de melhores resultados num mercado cada vez mais competitivo, faz com que as empresas incluam as pessoas, investindo em seus potenciais, enfocando o aumento da eficiência nas suas atividades visando o aumento dos processo de produção, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis.

Organizações orientadas para a busca por objetivos necessitam: Ser eficiente, não desperdiçar, reduzir custos, produzir em menos tempo com maior produtividade.

Iremos neste trabalho, relatar de que forma as organizações estão encarando as mudanças decorrentes de novos cenários, com vistas à obtenção de resultados e da satisfação, através de serviços oferecidos com eficiência e eficácia efetivamente.

CAPITULO 1

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:

Podemos definir que Comportamento Organizacional é o estudo da estrutura, do funcionamento e o comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos, buscando resultados positivos em todos os aspectos de funcionamento de uma organização.

Atualmente, os temas e o entendimento das questões relacionadas com o Comportamento Organizacional são muito importantes para os gestores.

O Comportamento Organizacional encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: Comportamento microorganizacional, focaliza os aspectos psicossociais do indivíduo e as dimensões de sua atuação no contexto organizacional; Comportamento mesoorganizacional, volta-se para questões relativas aos processos de grupos e equipes de trabalho; Comportamento macroorganizacional, dá ênfase ao entendimento da organização como um todo.

Num breve resumo da evolução histórica dos momentos que influenciaram o desenvolvimento do Comportamento Organizacional, ficaram assim divididos: Administração Cientifica – Concentrou-se no aumento da eficiência no aumento no trabalho e dos processos de produção; Abordagem das relações humanas – Enfoca o aumento da eficiência de todos os procedimentos empregados pelos gerentes para alcançar resultados, incluindo-se as pessoas, enfatizando os estímulos ao desenvolvimento e satisfação dos trabalhadores; Abordagem dos sistemas abertos – Toda empresa constitui um sistema, uma estrutura unificada de subsistemas inter-relacionados sujeitos às influencias do ambiente.

Utilizadas eficazmente, as descobertas e teorias, constituem um recurso que assegura uma sólida vantagem competitiva, entre as organizações, sejam elas públicas ou privadas.

DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS.

SISTEMAS FECHADOS: Máquinas - Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.

Para Taylor, Fayol e Weber – “Através do modelo racional, as organizações são um sistema fechado e determinístico, isto é, um sistema determinístico é aquele em que uma mudança específica em uma de suas variáveis produzirá um resultado particular com certeza”.

SISTEMAS ABERTOS: Indivíduos, grupos, organizações, sociedade - São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas.

Para James G. Hunt e Richard N. Osborn – 1999 pag. 36. Em Fundamentos do Comportamento Organizacional “Como sistemas abertos, as organizações obtêm recursos do seu meio ambiente, transformando-nos em produtos finais serviços e os devolvem ao meio ambiente para consumo”.

QUADRO COMPARATIVO DOS DOIS TIPOS DE SISTEMAS, VISIVELMENTE OPOSTOS ENTRE SI.

TIPO DE SISTEMA CARACTERISTICAS ABORDAGENS TIPICAS

FECHADO Baseado na certeza e na previsibilidade. Ênfase no planejamento e controle. Administração Cientifica de Taylor; Teoria Clássica de Fayol; Teoria da Burocracia de Weber.

ABERTO Interdependência entre o sistema e o seu ambiente mais amplo. Expectativa de incerteza e de imprevisibilidade. Modernas Teorias da Administração fundamentadas na Teoria de Sistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com