TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é a compreensão do conceito de Comportamento Organizacional e sua abrangência. Entende-se que comportamento é todo tipo de resposta ou reação que um indivíduo tem a um estímulo. Neste aspecto, Comportamento Organizacional é a área que estuda o comportamento humano, do grupo e da estrutura organizacional, com o objetivo de analisar as ações, possíveis melhorias e os resultados que esse comportamento traz para dentro de uma organização. Sendo assim podemos ressaltar a importância da eficiência, que envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Ambas devem trabalhar juntas, com o intuito de agregar à organização, pontos positivos como: metas atingidas, colaboradores motivados, reconhecimento da empresa dentro do mercado, aperfeiçoamento de conhecimentos e processos, gerando assim ganho mútuo.

CAPÍTULO 1

COMPREENSÃO DO TEMA COMPORTAMENTO ORGNIZACIONAL

Com base na leitura do artigo de Karla Sampaio, comportamento organizacional é um meio criado para estudar e entender o impacto que o ser humano, individualmente ou em grupo, tem dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Estuda ainda como lidar com as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas, tentando dar explicações do porque tomamos certas decisões e atitudes. Um dos desafios do Comportamento Organizacional é saber manter o funcionário motivado nas organizações. Ele esta voltado para situações relacionadas ao emprego, ou seja, observa o comportamento referente a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, satisfação, e através dos estudos destas variáveis busca entender o que isso afeta nos resultados da empresa, assim verificando melhorias para diminuir os aspectos considerados ruins para uma organização. Neste mesmo contexto, as organizações exercem na vida dos seres humanos um efeito de modelagem no comportamento da vida das pessoas, pois podem elevar a produtividade, assim como levar ás respostas imediatas de estratégias variadas na administração. Pode se caracterizar pela sua complexidade, e pelo seu poder de superar as pressões que lhes são impostas pela sociedade como um todo. Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano focado nas ações dos indivíduos. É utilizado com a intenção de elevar a produtividade, diminuir as faltas e o rodízio dos funcionários e promover a cidadania na organização.

COMPARAÇÃO DE DEFIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo Derek Pugh, comportamento organizacional é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela. Já para o professor John Ivancevich o comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; O efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, a eficácia e efetividade. Esta última pode ser considerada a melhor definição para conceito de negociação.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMA ABERTO E FECHADO

Autor Sistema fechado Sistema aberto

Bertalanffy;(1950)

São aqueles isolados com o mundo exterior Permite que a organização busque conhecimentos, tanto interno quanto externo, possibilitando um ganho maior para a organização e seus colaboradores.

(Chiavenato) Idalberto (1987) Não apresenta intercambio com o meio ambiente sendo assim, não recebem nenhuma influência do mesmo. Apresentam relações de intercambio com o ambiente, por meio de entradas e saídas.

Bertalanffy (1950)

Sistemas fechados estão sujeitos à força da entropia, que aumenta ate que, em um determinado momento a organização inteira para. A única maneira pela qual a organização pode compensar a entropia e através da continua importação de material, energia e informação de uma forma ou de outra, transformando-os e redistribuindo recursos para o meio ambiente.

Chiavenato (1987)

Sistema fechado é formado por metas e objetivos bem racionais, e sem muitas expectativas de futuro e crescimento, deixa de lado diversas questões, que afetam o bom desempenho da organização. Sistema aberto é perfeitamente aplicável à organização empresarial. A organização é um sistema criado pelo homem e mantem, uma dinâmica com seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sociais, sindicais, e outros agentes externos.

Sistema fechado: são sistemas que não recebem nenhuma influência do meio ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente.

Sistema aberto: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e de saídas.

CAPÍTULO 2

VELOCIDADE E EFEITO DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

De acordo com pesquisa realizada, chegamos à conclusão que inovação significa recriar, buscar alternativas para desempenhar a mesma atividade, de forma mais atrativa. As organizações estão implantando uma cultura de inovação através de um processo de motivação. A inovação é um fator muito importante para a competividade. É a mudança que ocorre dentro de uma empresa visando englobar melhorias dentro do mercado competitivo.

Significa ainda, renovar, reinventar. É a capacidade que uma empresa tem de aumentar a qualidade na prestação de seus serviços e produtos, sendo um mecanismo usado para que as empresas se mantenham fortes diante das crises do mercado financeiro. Em um contexto organizacional, inovar é propor uma mudança geral dentro de uma empresa. É introduzir algo novo que satisfaça o cliente, por exemplo, oferecer um produto diferente e de boa qualidade.Nos dias atuais é uma ferramenta constante das grandes e pequenas empresas, pois aquelas que param de inovar acabam ficando de fora da concorrência do mercado e do seu consumidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com