TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Trabalho acadêmico: Comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.286 Palavras (14 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir mostra que o comportamento organizacional é o trabalho que se preocupa com o estudo das pessoas nas organizações, e como esse comportamento afeta o desempenho das empresas, o foco principal é solucionar problemas e buscar melhorias. Ao se investigar o impacto do comportamento dos indivíduos, grupos e estrutura cria-se a possibilidade de prever, explicar, compreender e intervir na dinâmica organizacional, promovendo a melhoria e eficácia organizacional, aumentando sua produtividade e o desempenho de seus colaboradores, dentro de uma perspectiva de qualidade de vida e satisfação do indivíduo no trabalho A habilidade conceitual está relacionada com o pensar, raciocinar e diagnosticar alternativas para soluções de eventuais problemas habilidades que a TGA procura desenvolver no administrador: as habilidades conceituais que desenvolve a capacidade de pensar, definir situações organizacionais complexas, diagnosticar e propor soluções e inovações na organização,tarefa básica na administração em todas organizações: busca o alcance de determinados objetivos com eficiência e eficácia. Fazer mais com menos, afirma Drucker a respeito de países desenvolvidos e países subdesenvolvidos: os países desenvolvidos são aqueles que sabem administrar a tecnologia e os recursos disponíveis, e países subdesenvolvidos são aqueles que não sabem administrar. Diferenças da atividade administrativa nos vários níveis de uma organização: diretores, gerentes, chefes e supervisores, onde não há uma distinção básica entre diretores, gerentes, chefes ou supervisores, como administradores. Qualquer que seja o nível que ocupe, o objetivo do administrador é alcançar resultados através da efetiva cooperação de seus subordinados. ADM na sociedade moderna: é fundamental na condução da sociedade moderna, ela é um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma com o menor custo e com a maior eficiência e eficácia.

CAPÍTULO 1

Definição para Comportamento Organizacional: Consiste em uma analise sobre o comportamento humano, sobre a ação e reação de suas atitudes, sobre a formação de grupos, a comunicação e interação desses indivíduos e a influencia e o poder do líder, e o que isso impacta dentro de uma organização. Esse estudo visa nos fazer entender o que isso acarreta no ambiente empresarial para que se possa desenvolver métodos contínuos em busca de soluções, no intuito de alcançar um ambiente harmônico de trabalho a todos. Busca por um aumento de produtividade com qualidade, redução de absenteísmos, retenção de talentos reduzindo também a rotatividade e isso tudo com qualidade de vida no trabalho. Proporcionar aos indivíduos satisfação no que fazem. O estudo de comportamento organizacional nos confere a possibilidade de prever e acima de tudo preferencialmente evitar que os problemas ocorram, sejam eles, problemas de gênero individual ou coletivo, entre os colaboradores. É possível também ao estudar estes aspectos mapear dentro da organização os funcionários que merecem mais enfoque, aprimorando e desenvolvendo-os em alguns quesitos e também reconhecer aos que executam de forma correta e se destacam em suas funções, de forma a garantir maior aproveitamento de ambas as competências.

O Comportamento Organizacional na visão de dois autores, Chiavenato e Stephen P. Robbins: Para Chiavenato,trata-se de um estudo da dinâmica das organizações e de como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. Concluímos que é uma ciência interdisciplinar e que por ser um sistema cooperativo racional, só alcança seus objetos através de uma divisão racional de trabalho e hierarquia, os indivíduos trocam seus esforços em busca de satisfação de suas necessidades pessoais e suas expectativas quanto à organização, e a organização recruta pessoas afim de que estas trabalhem e executem suas tarefas, tendo assim, as suas expectativas acerca de seus participantes, quanto as suas atividades, talento e potencial de desenvolvimento. Sendo assim, compreendemos que é um processo de reciprocidade onde a organização oferece incentivos e recompensas e espera de seus participantes a realização de suas tarefas. Visto que as pessoas se dispõem ao trabalho nas organizações com o objetivo de alcançar aos seus anseios pessoais.

Sob a Ótica da Organização.

Participante

Organização

Investimentos

Incentivos e Alicientes

Retornos

Contribuições

Organização

Sob a Ótica do Participante.

Participante

Investimentos

Contribuições

Retornos

Incentivos e Alicientes

E por outro lado também temos a definição de Robbins, que diz que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como o seu comportamento afeta o desempenho das empresas. Aborda as situações relacionadas ao emprego, o comportamento do individuo nas funções, no trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. Existem controvérsias quanto a importância dos tópicos do comportamento organizacional, mas é consenso que inclui componentes básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estruturas e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Comparativo entre Sistemas Fechados e Sistemas Abertos

Sistemas Abertos Sistemas Fechados

Compreendido como um conjunto de partes em constante interação, afetados por mudanças denominadas variáveis externas desconhecidas e incontroladas. O comportamento humano nunca é totalmente previsível, não são totalmente compreensíveis as variáveis as quais respondem, incluindo as que pertencem ao autocontrole. Caracterizado por um processo de intercambio infinito com seu ambiente, que são os demais sistemas. Esse intercambio ocorre através de entradas e saídas, influindo sobre o meio ambiente e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com