TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional, eficiência e eficácia

Tese: Comportamento organizacional, eficiência e eficácia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Apresentado com a finalidade de avaliação parcial da matéria de EMPREENDEDORISMO sob a orientação do professor EAD Maria Renata M.G. Dalpiaz e da professora presencial Cristiane do curso de administração da Universidade Anhanguera-UNIDERP.

ITACARAMBI - MG

Abril-2013

Relatório

Introdução:

Etapa 4 - passo 3

Comportamento organizacional, eficiência e eficácia

A importância das organizações para a sociedade é indiscutível. Através delas as pessoas revêem seus conceitos e mudam suas atitudes para atingir melhores resultados.

O comportamento organizacional tem por finalidade entender melhor as ações e atitudes dos membros da organização e utilizam esse conhecimento para aprimorar suas funções. Estudando o comportamento de cada pessoa se adquire informações essenciais no direcionamento dos funcionários para o alcance do objetivo, encontra-se o caminho para uma maior produtividade, torna-se possível identificar necessidades a serem supridas, se lida melhor com as mudanças, enfim a organização se torna mais eficiente e eficaz.

Os termos eficiência e eficácia possuem significados distintos, porém, se completam dentro de uma organização. A junção desses dois termos deve ser vista como uma fórmula para o alcance do sucesso.

Enquanto eficiência engloba a utilização dos recursos e os processos no decorrer da ação, eficácia está aliada ao alcance do objetivo focando-se na conclusão. Algo pode ser feito da maneira correta seguindo as determinações (eficiência) e não atingir o resultado esperado (ausência de eficácia), bem como uma ação pode atingir o objetivo final como no alcance do preço esperado (eficácia) e não passar por etapas exigidas para uma melhor qualidade (ausência de eficiência).

De acordo com as informações anteriores, vemos a importância do estudo de C.O. (comportamento organizacional) na busca de eficiência e eficácia, fatores que associados entre si representam para organização uma maior proximidade do sucesso.

Capítulo 1

Etapa 1 – Passo1

Definição Do Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional é o estudo do comportamento dos indivíduos dentro das organizações. Este estudo prevê como o comportamento pessoal determina o sucesso da empresa.

As organizações são de extrema importância na vida do ser humano, pois elas influenciam de alguma forma no comportamento de cada individuo ou grupo.

O ser humano desde o nascimento até a idade adulta vive em constante mudança de comportamento, ou seja, quando o individuo ingressa em alguma organização, ele já tem o seu perfil pré-definido, é então moldado conforme é conduzido pela liderança, mas principalmente por suas relações dentro da organização. Assim sendo, o estudo de C.O. Ajuda a empresa a conduzir os colaboradores para melhor atingir as necessidades da empresa.

O comportamento organizacional tem como finalidade redirecionar o comportamento dos indivíduos sem que isso cause prejuízos tanto para a empresa quanto para o individuo, este estudo prevê também os estímulos externos e internos que possam influenciar nas mudanças de comportamento do individuo, o comportamento organizacional além da administração engloba também conceitos de psicologia e sociologia.

Etapa 1 – Passo2

Quadro comparativo:

Sistema Aberto

Sistema Fechado

O sistema é formado por interação e intercâmbio da organização com o ambiente, quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma, mudando seus produtos técnicos e estruturas para se adaptar á essas mudanças e sobreviver. A teoria estruturalista dentro da lógica do sistema aberto irá dizer que a sociedade atingiu um alto grau de industrialização e que os aspectos políticos econômicos e sociais interferem na organização; essas organizações passaram por várias etapas até chegar no, que são fez-se uma ampliação do estado das interações entre os grupos sociais; primeiramente foi a etapa da natureza o homem buscando a sua própria subsistência, a etapa do trabalho instrumentos humanos para facilitar o trabalho, etapa do capital baseia-se nas crenças e nos costumes, surge o comércio através do escambo e aparecimento da moeda representando uma mudança importante e a etapa da organização uma sociedade complexa em que cada organização exerce uma função.

É o sistema que analisa somente a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra. O sistema fechado é formado por metas e objetos bem racionais, as normas são internas e por isso acaba imperando o processo; muitas leis desnecessárias, pois não é preciso toda essa estrutura burocrática para a empresa funcionar; o ambiente burocrático não dá lugar para os grupos informais, as pessoas criam grupos próximos do “afim”, pois fazem questão de manter contato com os seus grupinhos; o dono burocrata faz questão de estar acima de todos e extrapola algumas regras; não relaciona bem com os clientes e Max Weber via isso porque ter esclarecido normas certas, só que houve as desvantagens.

Fonte: chiavenato Idalberto

Capítulo 2

Etapa 2 – Passo1

Conceito De Inovação – Entrevista

Podemos observar através desta entrevista que o conceito de inovação pode variar de pessoa para pessoa, mas quase 90% têm o mesmo modo de pensar sobre o assunto.

Alguns acham que inovar é estar sempre atualizado em ralação ao mercado e, sempre inovar com novas técnicas de trabalho, estar sempre a frente da concorrência, com produtos diferenciados, qualidade no atendimento e sempre buscar novas formas de atingir o cliente de acordo com os recursos disponíveis seja através de tecnologia ou não.

Outros acham que reinventar-se a cada dia, com novas idéias e atitudes e realizar algo que deseja muito, inovação vem da tecnologia avançada é um tema muito complexo, envolve não só a tecnologia, mas muitas outras competências, principalmente gerenciais. Inovar é fugir do padrão é tentar criar algo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com