TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação organizacional

Seminário: Comunicação organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Seminário  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

A comunicação organizacional

Comparando as definições de importantes analistas da administração, percebemos a importância da interação para o processo de comunicação. Para DuBRIN (1998), a comunicação consiste no processo de troca de informações através do uso de palavras, letras, símbolos, ou comportamento não-verbal, é justamente o que mantém a organização unida; já para DAFT (1999) significa “compartilhar”, funcionando como via de mão dupla, utilizada com o intuito de motivar ou influenciar o comportamento dos funcionários; enquanto MEGGINSON (1998) vê a comunicação organizacional como uma cadeia de entendimento que liga os membros de várias unidades de uma organização em diferentes níveis e áreas.

O Processo de Comunicação implica no envolvimento de diversos elementos :

No Modelo Shannon-Weaver, considera-se uma abordagem funcionalista do processo de comunicação, no qual não era considerada a importância de dois elementos importantes para a efetividade da comunicação: o feedback e o repertório do destinatário. Porém, é necessário lembrar deste modelo por ser dos mais conhecidos e por ainda habitar o imaginário e as práticas administrativas.

Na comunicação interpessoal, a fonte de informação seria o cérebro onde se produz a mensagem formulada pelo emissor; o transmissor, a parte do canal responsável pela codificação da mensagem (código e sistema fonador); o receptor ouve e decodifica a mensagem – daí a importância da adequação entre repertórios do emissor e do receptor –; o destinatário apenas existe quando a mensagem atinge o seu fim. Se barreiras comunicacionais, os chamados ruídos impedirem a chegada da mensagem ao destino, a comunicação não aconteceu (WOLF, 1995). Não basta enviar a mensagem, deve-se acompanhar o seu caminho ao longo do canal / meio de comunicação e conhecer o destinatário, ou seja, a audiência, a fim de que a linguagem seja recebida (BERLO, 1972).

Os elementos constituintes do processo de comunicação não são estanques, conseqüentemente, na comunicação interpessoal face-a-face, o feedback é imediato e contínuo. Se não há feedback, não há a certeza da eficácia da comunicação. O feedback é um efeito da natureza circular da comunicação (DAFT, 1999).

Uma estratégia de comunicação organizacional deve ser projetada em função da audiência. Que canais / meios de comunicação são mais convenientes? Qual é o código mais adequado à comunicação com tal departamento? Que jargões tal equipe utiliza? A que distância estão os indivíduos? Quais são as barreiras comunicacionais existentes?

Diante do exposto, veremos quais são os maiores empecilhos para a concretização de um sistema de informação eficiente no âmbito da comunicação organizacional.

3. Elementos da Comunicação Organizacional

Ruídos ou barreiras comunicacionais existem a cada passo do processo de comunicação, produzindo interferências que podem prejudicar a eficácia da informação. Dentre as mais citadas barreiras comunicacionais estão: motivação e interesse baixos, linguagem inapropriada, comunicação defensiva, filtro, comunicação não-verbal insuficiente, sobrecarga de informações ou de comunicações, habilidades de comunicação deficientes, problemas de comunicação eletrônica. (DuBRIN, 1998)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com