TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Comportamento Organizacional

Seminário: Conceito de Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Seminário  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Comportamento Organizacional

Comportamento organizacional trata-se do estudo do comportamento das pessoas no ambiente das organizações para alcançarem determinados objetivos. Através desse estudo é possível identificar como os indivíduos interferem nas ações empresariais. As finalidades de CO são: a identificar as causas de determinados acontecimentos, prever eventos futuros, estabelecer os resultados a serem alcançados através de uma ação específica, contribuir para que o trabalho gere eficácia através do monitoramento do comportamento do ser humano.

O comportamento organizacional é uma ciência aplicada que engloba conceitos de psicologia, sociologia, administração, etc. Essa ciência engloba o desenvolvimento técnico com um aprendizado natural. No estudo de CO encontramos quatro tipos de comportamentos: a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a cidadania organizacional. Um dos seus objetivos é combinar a satisfação no trabalho com a eficiência e eficácia. Existem algumas variáveis do comportamento organizacional, entre elas estão as estrutura, o clima, a cultura organizacional, o ambiente de trabalho, o planejamento e as habilidades interpessoais.

O comportamento organizacional permite aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos da empresa, melhorar as habilidades humanas através da motivação, liderança, comunicação eficiente e também permite a aprendizagem de trabalhar com pessoas de diferentes culturas.

Por ser um assunto muito complexo, diferentes autores tem diferentes maneiras de definir CO. Segundo Idalberto Chiavenato, comportamento organizacional é o estudo de como pessoas e grupos atuam dentro das organizações.Esses grupos e pessoas tem influencia sobre a as organizações, assim como as organizações são influenciadas por eles.

Segundo Robbins:

“Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”.

Portanto podemos concluir que comportamento organizacional é o estudo do que as pessoa fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o modo com que as pessoas interagem nas empresas.

Sistemas abertos e Fechados

Podemos observar através do quadro a baixo que toda organização é um sistema aberto, pois ela sofre influencia das pessoas e do ambiente:

Sistemas abertos Sistemas Fechados

Interage com o meio ambiente Não interage com o meio ambiente

É influenciável por elementos do ambiente Não sofre influencia de elementos do ambiente

Recebem ou produzem recursos externos Não recebem nem produzem recursos externos

Apresentam intercambio com o meio ambiente através de entradas e saídas Operam com pouco intercambio de energia com o meio ambiente

Ajustam-se com o meio ambiente para sobreviver Não se ajustam ao meio ambiente, propícios a entropia

Por serem sistemas abertos as organizações devem ser vistas como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com