TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCRETO AUTO ADENSÁVEL

Por:   •  1/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Gabrielle Santos

Luna Souza Costa

CONCRETO AUTO ADENSÁVEL

[pic 3]

Londrina

2018[pic 4]

Gabrielle Santos

Luna Souza Costa

CONCRETO AUTO ADENSÁVEL

Trabalho apresentado à disciplina Materiais da Indústria da Construção Civil II, Prof.ª Tatiana Vettori Ferreira, no turno matutino.

Londrina

2018[pic 5]

SUMÁRIO

  1. Introdução4
  1.  Introdução geral.....................................................................................4
  2. – Introdução do tema5
  1. Materiais constituintes6
  2. Detalhes construtivos ou executivos necessários para a utilização do produto7
  3. Equipamentos necessários para fabricação, execução e/ou aplicação..................................................................................................9
  4. Características e propriedades do material.........................................9
  5. Vantagens e desvantagens..................................................................11
  1. – Vantagens............................................................................................11
  2. – Desvantagens......................................................................................11
  1. Dissertação............................................................................................12
  2. Conclusão..............................................................................................13
  3. Anexos...................................................................................................14
  4. Referências bibliográficas...................................................................15

  1. Introdução
  1. Introdução Geral

Embora o concreto convencional já atenda a um enorme leque de requisições do mercado, com os avanços das tecnologias construtivas e o surgimento de novas necessidades e tendências no mercado da construção, além dos avanços na indústria dos aditivos químicos para concreto, tem sido necessária e possível à concepção de tipos de concretos não convencionais, os CONCRETOS ESPECIAIS.

De acordo com FIGUEIREDO edital (2004), concretos especiais podem ser definidos como: “Concretos com características particulares devido à evolução tecnológica: melhorando as deficiências do concreto convencional ou incorporando propriedades não inerentes a este material.” E ainda como: ”Concretos com características particulares para atender necessidade das obras: desenvolvimento de produtos para serem empregados em locais/condições em que o concreto convencional não pode ser aplicado. ”

Desse modo, para as mais diversificadas soluções construtivas, foram desenvolvidos diferentes tipos de concretos especiais, cada um com suas respectivas peculiaridades e atendendo a demandas as quais o concreto convencional não consegue atender, como determinado desempenho mecânico, durabilidade, trabalhabilidade e estética. São eles: Concreto de alto desempenho, Concreto auto adensável, Concreto projetado, Concreto com fibras, Concreto estrutural leve, Concreto com resíduos, Concreto colorido, Concreto pesado, entre outros tipos.

  1.  Introdução Específica do tema

Em 1988, um grupo de pesquisadores japoneses interessados em produzir um concreto capaz de atender a demanda por estruturas com alta taxa de armadura, desenvolveu o que hoje é conhecido como concreto auto adensável. Com o desenvolvimento de um projeto, em 1988 surge finalmente um protótipo para a produção em larga escala. E, em 1997, é utilizado em seu grande teste: a construção da famosa ponte Akashi-Kaikyo, no Japão

O concreto auto adensável é uma categoria de concreto que pode ser moldado em fôrmas, preenchendo cada espaço vazio através exclusivamente de sua massa e da força da gravidade, sem precisar de qualquer tecnologia de compactação ou vibração externa.

Costuma ser muito utilizado para pilares com alta taxa de armadura para eliminar os riscos de corrosão nas bases. Esse concreto especial é usado em: Pavimentos, lajes, tubulões, fundações, blocos, vigas de transição, paredes, etc.

  1. Materiais Constituintes

O grande diferencial desse tipo de concreto é o fato de ser produzido com uma quantidade maior de agregados finos em relação aos agregados graúdos, além de consumir maior quantidade de cimento e adição mineral quimicamente ativa, como a sílica ativa, ou inerte como o filler calcário.

  • Aditivos químicos

Aqui, especificamente, falamos dos aditivos superplastificantes à base de policarboxilato, cuja principal função é ser um potente redutor do volume de água do concreto, garantindo maior fluidez e resistência. Também podem ser incorporados modificadores de reologia que agregam maior coesão ao concreto.

  • Sílica ativa

Dentre as adições minerais a que mais se destaca é a sílica ativa, pois pode beneficiar o concreto de duas maneiras, tanto física quanto quimicamente. A primeira é devido ao efeito microfiller, pois suas partículas são menores do que as do cimento, proporcionando maior coesão ao concreto e diminuindo sua porosidade.

O benefício químico se da pelo fato da sílica ser rica em dióxido de silício amorfo, capaz de formar o gel CSH (silicato de cálcio hidratado) ao reagir com o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) formado durante a hidratação do cimento.

Esse gel CSH é o mesmo produto resultante da reação do cimento com a água, por isso que a sílica ativa também auxilia a resistência e durabilidade do concreto.

  • Agregados miúdos

Neste caso, tratam-se, basicamente, de areias das mais variadas procedências: naturais (margens de lagos, rios e bancos de areia) ou artificias (obtidas por processos industriais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (244.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com