TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição da Produção Enxuta para a obtenção da Produção mais Limpa

Por:   •  28/3/2016  •  Monografia  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

______________________________________________________________________

RESUMO

Este trabalho procura evidenciar o relacionamento entre duas técnicas: Produção Enxuta(PE) e Produção mais Limpa(P+L). A primeira, mais voltada para a melhoria da qualidade e produtividade e a segunda mais ligada a ecoeficiência. Embora tenham surgido em épocas e contexto diferentes, a obtenção da Produção Enxuta contribui para que a Produção Mais Limpa alcance seus objetivos. E apresentada uma breve referência bibliográfica sobre essas técnicas, e mostrando como as ferramentas da Produção Enxuta conduzem a uma ecoeficiência mais satisfatória.

______________________________________________________________________

INTRODUÇÃO

Na atualidade as empresas estão considerando dentro de suas organizações o estabelecimento de metas, no intuito de (proteger/cuidar do) o meio ambiente, que está sendo influenciados pelos próprios consumidores, os mesmos estão sendo mais exigentes com a qualidade do produtos que consomem, matérias primas que estão envolvidas no processo da fabricação, e o impacto ambiental que gera através do dito processo.

Práticas que são de extrema importância para o meio sustentável que são aplicadas na cadeia de valor, estão relacionadas as alternativas de sistemas produtivos: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo(MDL), Técnicas de produção mais limpa (P+L), Sistema de Gestão Ambiental (SGA). As empresas que integram práticas de sustentabilidade, recebem benefícios econômicos na redução de custos do processamento. A produção mais limpa(P+L), aponta como uma ferramenta favorável na produtiva das empresas de uma forma preventiva.

A aplicação da Produção Enxuta também focada nos aspectos ambientais pode trazer muitos benefícios, contribuindo assim para o desenvolvimento da P+L . Se essas duas estratégias estiverem totalmente alinhadas, pode trazer uma mudança significativa na redução de custos, que por sinal é um dos maiores objetivos das organizações. Além disso, a melhoria do desempenho ambiental, através de estratégias e tecnologias limpas não seria o bastante para ter um resultado satisfatório, por isso, os que fazem parte da cadeia, como fornecedores, insumos, produção e produto final, sejam o menos contaminante possível.

A admissão desses sistemas contribui para um melhor desempenho na qualidade dos sistemas produtivos, recuperação de materiais, redução de resíduos e redução de custos associados ao processo, a melhora da eficiência das operações. Essa adoção habilita as empresas e organizações para alcançar as suas objetivos econômicos, as quais paralelamente aportam com o cuidado e manutenção do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com