TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curvas de Desempenho de um Compressor

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

Curvas de Desempenho de um Compressor

Um compressor apresenta certas limitações quanto ao seu funcionamento de acordo com as circunstâncias de operação às quais é submetido, dessa maneira uma série de curvas típicas de desempenho indicam a área útil de operação do compressor em questão, ou seja, uma curva típica de desempenho de um compressor apresenta seu range e sua flexibilidade operacional. Tal curva é fornecida pelo fabricante do equipamento e traçada experimentalmente, variando de acordo com o modelo do compressor (Leite, 2013).

As coordenadas do gráfico variam de acordo com a análise, o eixo X representa a vazão (fluxo) de sucção do compressor e o eixo Y representa algumas variáveis de processo como: Pressão de descarga e polytropic Head e relação de compressão. Cada curva de desempenho do compressor representa uma diferente faixa de velocidade de operação (Leite, 2013).

Dependendo das condições de processo o ponto de operação se move para a esquerda ou para a direita sobre a curva de desempenho fornecida pelo fabricante. Quando o ponto de operação ultrapassa a esquerda da curva de desempenho significa que o compressor entrou em surge, isso implica em uma necessidade imediata de controlar as condições de pressão de sucção, pressão descarga e vazão de sucção para movimentarmos o ponto de operação novamente para a direita a fim de retomar o ponto ideal de operação. O ponto de projeto representado na curva de desempenho é um ponto de operação normal onde se deseja uma eficiência ótima no compressor (Leite, 2013).

Referências:

Controle Antisurge De Compressores Centrífugos; G. A. Leite; Trabalho apresentado com requisito parcial à conclusão do curso de Engenharia de Controle e Automação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2013, 42p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com