TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DE MATERIAIS: GRAFENO

Por:   •  12/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  8.287 Palavras (34 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 34

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE

FACULDADE CENECISTA DE RIO DAS OSTRAS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

[pic 1]

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DE MATERIAIS: GRAFENO.

        

Stephane Lopes Sant’Ana

Claudia Cardoso dos Santos

Valter Augusto Thomaz

Rio das Ostras

2017

Stephane Lopes Sant’Ana

Claudia Cardoso dos Santos

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DE MATERIAIS: GRAFENO.

Projeto Integrador apresentado à Faculdade Cenecista de Rio das Ostras como requisito para as disciplinas: Cálculo III, Física III, Mecânica Aplicada e Estatística.

                          Orientador: Profª. Zulmira    

Rio das Ostras

2017

RESUMO

Em busca pelo desenvolvimento sustentável, a cada dia surgem inovações e materiais aprimorados pela nanociência e nanotecnologia. Este avanço tecnológico, permitiu ao mundo conhecer em 2004, um material incrivelmente pequeno, em escala nanométrica, mas com características suficientes para ser fonte de estudos científicos em todo o planeta. Este material é o grafeno, que como tema deste projeto, traz ao leitor uma pesquisa contendo informações sobre o mesmo, suas características e aplicações. As páginas a seguir apresentarão suas propriedades, seu potencial inovador, e aplicações no Brasil e no mundo, sem deixar de ilustrar o seu contexto para o desenvolvimento sustentável, a busca de materiais para desenvolver de energia limpa e renovável, e outras aplicações que beneficiam a humanidade.

Palavras-chave:

Grafeno, nanociência, nanotecnologia, inovações, desenvolvimento sustentável.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 -

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 –


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

  1. OBJETIVOS
  2. JUSTIFICATIVA

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3 METODOLOGIA

3.1         ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS E A COLETA DE DADOS

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

5 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

ANEXOS


INTRODUÇÃO:

Através dos séculos os cientistas e filósofos tiveram fascinação pelo desconhecido e desde o século passado, alguns estudiosos motivados pelo até então pouco explorado mundo das partículas, onde encontraram na nanociência justificativas para desenvolverem materiais em escala manométrica, os nanomateriais, gerando assim a oportunidade de potencializar propriedades físicas e químicas em concentrações extremamente pequenas, conferindo a dada substância características não antes apresentadas.

Os nanomateriais são aplicados em diversos campos da tecnologia devido a sua relação área, volume e ao impacto na melhoria da qualidade de vida e da preservação do meio ambiente.

Nas últimas duas décadas, experiências no desenvolvimento e aplicação da nanociência tem como fruto derivados do carbono, como o grafeno, fulerenos e nanotubos. Os nanocompostos de carbono, juntamente com a prata, estão a frente dos avanços científicos e da nano produção industrial em suas primeiras fases.

Este projeto apresenta a pesquisa sobre o grafeno, um nanomaterial com estruturas bidimensionais em forma de rede plana, um conjunto de polígonos com um átomo de espessura, matrizes do grafite, é um alótropo do carbono.

O Grafeno é um material transparente, incrivelmente resistente, maleável, tem propriedades elétricas, propriedades térmicas, propriedades ópticas, entre outras. Ele é um nanomaterial com tantas características combinadas, que atrai a pesquisadores e grandes organizações, na busca de desenvolverem todo o seu potencial inovador.

Material com diversas aplicações, o grafeno passou ser importante papel na possibilidade de criação de tecnologias com características que permitam o desenvolvimento sustentável e eficiente para várias organizações.

Estudos alavancaram as aplicações do grafeno em semicondutores, por ser um bom condutor de eletricidade e conduzir 100 vezes mais rápido que o silício. Outro emprego para o grafeno está no desenvolvimento dos supercapacitores, na utilização como fonte e armazenamento de energia e na fabricação de placas para captação da energia solar.

A possibilidade de utilizar o material como uma fonte de energia renovável, como foi citado nas últimas linhas do parágrafo anterior, faz com que o grafeno seja uma inovação ambiental, tecnologicamente voltado para a energia limpa e a sustentabilidade.


OBJETIVO:

Neste projeto, será feito um estudo sobre as pesquisas do grafeno, apresentando ao leitor a definição do nanomaterial, características, aplicações tecnológicas, e algumas pesquisas do referido material no Brasil e no mundo, além de apontar as justificativas para a sua utilização em benefício do desenvolvimento sustentável no planeta.

JUSTIFICATIVA:

O presente estudo visa, através da realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o grafeno e sua utilização no mundo, obter informações sobre o nanomaterial e a justificativa da sua utilização no desenvolvimento sustentável.

A pesquisa apresentará as aplicações do grafeno, aplicações estas que são alvo de organizações que buscam novas invenções tecnológicas e sustentáveis. E a atração pelo conhecimento aprofundado das possibilidades do grafeno, leva cientistas no mundo todo desenvolverem tecnologias através do material.


METODOLOGIA:

Para a elaboração da pesquisa, foi necessário definir a classificação da pesquisa a ser realizado. Foi definido que a metodologia do trabalho, seria realizada através de uma pesquisa bibliográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.7 Kb)   pdf (339.5 Kb)   docx (271.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com