TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC DESENVOLVIMENTO - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Por:   •  20/6/2015  •  Monografia  •  5.297 Palavras (22 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 22

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LIÁLIDA APRÍGIO CORDEIRO, RU 725899, TURMA 2012.

TCC DESENVOLVIMENTO - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

CURITIBA – 2014

1. INTRODUÇÃO[pic 1]

     Com a tecnologia globalizada, cria-se um grande desafio quanto o assunto é apreender e reaprender a partir da pedagogia tradicional, principalmente porque o aluno busca motivação no mundo digital, mas a área docente está alienada ao passado.

     A partir da problematização e inserção da tecnologia na área educacional podemos justificar a importância de somar essa ideia, pois ao aplicar a nova e mais pura globalização tecnológica entendidas como algo novo aplicado ao ensino, trazem aos professores a possibilidade de inserir no modelo antigo de ensino uma novidade respaldada pela busca de suportes que gerem segurança para tal aplicação. Diante das mudanças tecnológicas é importante que o professor saiba identificar os desafios da era digital na escola.

     Cabe compreender que o aluno atualmente aprende de uma nova forma em meio ao barulho o que se trata com estranhíssimos, pois estudar é fundamentado pela concentração.  

     Desta forma a tecnologia na educação deve ser pensada como uma metodologia pedagógica que facilita a aprendizagem, já que o discente acompanha os passos virtuais.

    O trabalho de conclusão do curso (TCC) tem como objeto geral analisar a função da tecnologia no processo de ensino aprendizagem e as metodologias pedagógicas dos professores. A pesquisa realizada se dá a partir do tema tecnologia na educação, onde seu objetivo é compreender as massas tecnologias, a função da mesma dentro do espaço escolar, a metodologia e o plano de ensino executado pelo professor regente, se fazendo uma pesquisa onde podemos registrar que o avanço, a mudança acontece desde que a humanidade existe.

     A metodologia utilizada neste estudo foi à pesquisa bibliográfica, permitindo que o tema seja analisado sob novo enfoque ou abordagem, produzindo novas conclusões. Além disso, permite se a descoberta dos problemas que rodeiam as práticas abordadas na pesquisa. A pesquisa também tem como método o estudo de revistas, livros e artigos relevante ao tema delimitado, para que assim possamos compreender e formar novas ideias a partir do já obtido.

2. TECNOLOGICA INSERIDA NA EDUCAÇÃO [pic 2]

     Educação e tecnologia não são termos teóricos e abstratos já que vem de dimensões com existências vivenciadas através da história e retomadas atualmente com novas perspectivas valorosas para os padrões pré- estabelecidos pelo homem moderno e por consequência das novas tecnologias que fazem assim o envolvimento prático e teórico. A geração atual vem se aprimorando ao longo dos tempos, havendo assim a necessidade de se reformular novas propostas, dessa forma deixamos claro que a educação no mundo tende a ser tecnológica, e consequentemente exige o entendimento e interpretação das mais diversas tecnologias.  

     As novas tecnologias de informação e comunicação estão presentes no dia a dia da sociedade contemporânea e a escola em pleno século XXI não tem mais o domínio e a necessidade de evitar sua presença, já que vemos o aluno como centro de processo de ensino, onde as experiências na aprendizagem são relacionadas aos seus próprios interesses, além disso, as políticas educacionais e os projetos do governo estão estimulando e viabilizando cada vez mais esta realidade, mas nem sempre houve tal aceitação, para chegamos ao que as escolas dispõem hoje, a história da inclusão tecnológica nas escolas passou por muitos desafios, já que o novo assusta.  

     Chaves (1999) descreve em seu artigo “tecnologia da educação, ensino a Distância e Aprendizagem Mediada pela Tecnologia:  conceito básica da educação correlacionada a tecnologia”, ele dá ênfase quando diz que a tecnologia tem mais importância do que a educação, seguindo a sua ideia podemos focar que a tecnologia ganha um espaço especial na escola para que haja crescimento e construção de novos conhecimentos, mas temos que ter ciência de que a escola tem o papel de ensina e instrumentalizar os alunos e os professores para assim se tornarem críticos e criativos e dessa maneira ver soluções para problemas antigos e novos da sociedade que vive em constante transformação.

     Tradicionalmente, um ambiente de sala de aula significa que o professor fala e você escuta. Com a introdução de tecnologias em salas de aula, os alunos estão tendo mais posse sobre sua própria aprendizagem e linguagem, tendo que pensar ativamente e fazer escolhas enquanto estudam. O papel do professor não se torna redundante, mas seu trabalho é facilitado porque ele tem a função de simplificar, ajudar ao invés de instruir. Isso permite que o professor gaste mais tempo com estudantes que tem algumas deficiência na aprendizagem e assim  dá uma liberdade para aqueles que já sabem mais, abrindo novos conceitos de que somos capazes de exercer e aprender por si próprios.[pic 3]

[pic 4]

NECESSIDADE DA MUDANÇA NAS ESCOLAS:

     Segundo o artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, se define Educação como:

1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

 § 1º. Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

 § 2º. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

     A partir desse conceito nos encontramos em um espaço onde a educação é gerada a partir de um conceito tradicionalista, pois estaremos usando nas intuições de ensino um modelo calcado na memorização, assim damos como exemplo a decoreba da tabuada. Vejo a escola como um ambiente amplo de oportunidade, porém atualmente os alunos não se encontram entusiasmados, inserir novas técnicas de informação pode  desafiar os discentes, já que os mesmos tem grande facilidade em reconhecer, interpretar e  se comunicar no meio virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (265.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com