TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR - EXTRAÇÃO DO EUGENOL

Casos: DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR - EXTRAÇÃO DO EUGENOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  2.045 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade, o homem vem procurando isolar compostos naturais, até então chamados orgânicos, pois estes seriam impossíveis de serem sintetizados, segundo a Teoria do século passado chamada "Vitalismo". (Força Vital)

O homem procura extrair da natureza o que lhe servirá de útil. Dentre tais compostos, inúmeros provem de plantas na forma de óleos, até então chamados de essenciais.

“Os óleos essenciais são compostos voláteis retirados dasplantas ou especiarias. A sua composiçãoquímica depende de vários fatores principalmente da origem da planta, por issocada óleo tem uma composição química específica. O óleoessencial é composto por mais de 300 componentes químicosdiferentes, o que fazeleum produto tão valorizado”.

(WOLFFENBÜTTEL, 2007)

Dentre os inúmeros óleos essências, temos o cravo que é uma planta usada como tempero desde a antiguidade: era uma das mercadorias entre as especiarias da China, que motivaram inúmeras viagens de navegadores europeus para o continente asiático.

Segundo Oliveira apud Gobbo-Neto & Lopes, (2007) possui diversas propriedades tais como: antioxidante, antibacteriano, anestésico, antisséptico, alelopático e repelente, por isso ele possui uma diversidade de aplicações como, por exemplo, na conservação de alimentos.

Existe uma grande quantidade de componentes químicos presentes nos óleos essenciais, no caso do cravo-da-índia o eugenol está presente em maior quantidade, cerca de aproximadamente 85%. (OLIVEIRA, 2009). Além desse, pode-se também encontrar o β-cariofileno e o acetato de eugenol. Para Oliveira apud Mazzafera (2003) os óleos essenciais de Syzygiumaromaticum possuem de 70 a 85% de eugenol, 15% de acetato de eugenol e de 5 a 12% de β-cariofileno.

Alguns trabalhos mostraram que eugenol ou extratos de S. aromaticum apresentam atividade nematicida, inseticida (El-Haget al. 1999), bactericida (Dorman&Deans 2000, Nascimento et al. 2000) e fungicida (Delespaul et al. 2000).

Imagem 01: Ilustração da forma molecular e 3d do eugenol.

Para a obtenção do óleo essencial presente no cravo-da-índia é comumente utilizado a destilação por araste de vapor, que nada mais é do que a destilação de misturas imiscíveis de compostos orgânicos com água. Este tipo de técnica de extração baseia-se na destilação com arraste à vapor sob baixa pressão. Ao ser extraído, a água vaporizada e o óleo, condensam-se em condensador resfriado com água e a mistura é separada com funil de decantação, pois o líquido extraído é uma mistura de composto polar e apolar. (LIMA & OLIVEIRA)

De acordo com a Lei de Dalton a pressão total de vapor acima de uma mistura de duas fases é igual à soma da pressão de vapor dos componentes puros individuais.

A técnica é possível por que a pressão total de uma mistura de líquidos imiscíveis é igual à soma da pressão de vapor dos componentes puros individuais, isso permite que a mistura ferva numa temperatura inferior ao ponto de ebulição de qualquer um dos componentes da mistura, por exemplo, o da água que corresponde a 100ºC. (BATISTELA, 2009)

OBJETIVO

Extrair o eugenol do cravo-da índia.

REAGENTES

 Cravo da Índia

 Diclometano

 Permanganato de potássio 1%

 Água de bromo

MATERIAIS

 Balão de fundo redondo

 Condesador

 Bequer

 Funil de separação

 Evaporador

 Suporte universal

 Tubo de ensaio

 Erlenmeyer

PARTE EXPERIMENTAL

Colocou-se aproximadamente 10 g de cravo da Índia no balão de fundo redondo e adicionou-se água. Iniciou-se a destilação conforme imagem 02. Observaram-se as alterações na mistura.

Imagem 02: Aparelhagem para a destilação a vapor

Recolheu-se 50 mL do destilado da mistura de água e óleo essencial. Transferiu-se para um funil de decantação conforme imagem 03 e adicionou-se 10 mL de diclometano. Agitou-se a mistura com cuidado de aliviar a pressão interna do funil. Deixou-se em repouso para que houvesse separação das fases. Recolheu-se a fase orgânica em um erlenmeyer.

Imagem 03: Funil de decantação

Repetiu-se a operação adicionando mais 10 mL de diclometano à fase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com