TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Destilação Por Arraste A Vapor

Pesquisas Acadêmicas: Introdução Destilação Por Arraste A Vapor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  574 Visualizações

Introdução

Destilação por arraste à vapor é um método de isolamento e purificação, aplicado à substâncias que são insolúveis ou muito pouco solúveis em água. Essa substância é volatilizada, passando-se vapor em uma mistura do composto em água. Assim, o composto, que geralmente tem uma pressão de vapor apreciável (pelo menos 5-10 mmHg a 100°C) é destilado juntamente com o vapor e posteriormente separado, levando-se em conta o estado físico e a solubilidade em água do composto.

Esse método é utilizado para purificação de substâncias de alto ponto de ebulição por baixa temperatura de destilação e é particularmente adequada, quando as substâncias sofrem decomposição ao serem destiladas somente à pressão atmosférica. É utilizado também para separação de compostos orgânicos desejados de substâncias não voláteis retardatárias que são formadas como subprodutos em muitas reações; de misturas aquosas, contendo sais inorgânicos dissolvidos; de compostos que não são apreciavelmente voláteis; de certos subprodutos que são voláteis.(VOGEL, A.I.)

Uma das aplicações da técnica de destilação por arraste à vapor é a extração de óleos essenciais, que são compostos voláteis provenientes de plantas e possuem como principais características o cheiro e o sabor.(Wolffenbüttel, 2007)

Objetivos

 Isolar o óleo essencial presente no cravo-da-índia através da técnica de destilação por arraste à vapor;

 Identificar grupos funcionais orgânicos.

Referências Bibliográficas

VOGEL, A.I.- Química Orgânica. Análise orgânica qualitativa. 3. Ed.. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico e Científico, 1971-1985.v.1.

WOLFFENBUTTEL, Adriana Nunes. Óleos essenciais. Informativo CRQ-V, ano XI, n.º105, págs.06 e 07 novembro / dezembro/2007.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com