TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina eletrônica de potencia?

Por:   •  27/11/2018  •  Ensaio  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3
  1.  Defina eletrônica de potencia?

A eletrônica de potência trata das aplicações de dispositivos semicondutores de potência, como tiristores e transistores, na conversão e no controle de energia elétrica em níveis altos, médios e baixos de potência, apresentando aplicações em sistemas eletrônicos diversos, incluindo equipamentos de informática, multimídia, comunicações, nas baixas potências, e sistemas industriais de manufatura e produção, nas altas potências. Essa conversão é normalmente de AC para DC ou vice-versa, enquanto os parâmetros controlados são tensão, corrente e frequência. Portanto, a eletrônica de potência pode ser considerada uma tecnologia interdisciplinar que envolve três campos básicos: a potência, a eletrônica e o controle.

  1.  defina tempo de recuperação reversa de dispositivos semicondutores.

Quando diodo comum está conduzindo, se a tensão é bruscamente invertida as regiões P e N ainda terão portadores minoritários de carga e o diodo se comporte como um curto-circuito por um breve período de tempo. Assim há uma corrente de sentido inverso, qual pode provocar interferência e perdas.

  1. Defina carga de recuperação reversa;

A carga de recuperação reversa Qrr é a quantidade de portadores de cargas que fluem através do diodo no sentido reverso devido a mudança na condição de condução direta para bloqueio reverso. Seu valor é determinado a partir da área abrangida pelo caminho decorrente de recuperação reverso.

  1. Explique o processo de operação dos tiristores;

São dispositivos semicondutores parcialmente controláveis (controle somente da mudança de estado OFF para o estado ON). O tiristor deixa de conduzir a partir do instante em que não se encontra mais diretamente polarizado.

  1. Explique o processo de desligamento dos tiristores;

É que a corrente de anodo fique abaixo do valor Ih, se isto ocorrer juntamente com a aplicação de uma tensão reversa, o bloqueio se dará mais rapidamente.

  1. Como podem ser classificados os dispositivos de chaveamento de potencia?

Podem se classificados  em 6 tipos:

  1. Retificadores com diodos.
  2. Conversores CA-CC ( controladores controlados);
  3. Conversores CA-CA (controladores de tensão CA);
  4. Conversores CC-CC (choppers);
  5. Conversores CC-CC (inversores);
  6. Chaves estáticas.

  1. Como podem ser classificados os circuitos de eletrônica de potencia?

Pode ser dividido em 3 ramos principais: potencia, eletrônica e controladores trata da aplicação de disparos semicondutores de potencia, como tiristores e transistores na concersão de AC para DC ou vice-versa, enquanto os parâmetros controlados são tensão, corrente e frequência.

  1. Dada a curva característica do tiristor. Indicar no gráfico: Corrente de travamento; Corrente de manutenção; disparo pelo gatilho; Tensão de ruptura direta; Queda de tensão direta; Corrente de fuga reversa; Tensão de ruptura reversa; Corrente de fuga direta.

[pic 1]

  1. Defina os tipos de disparo de um tiristor.

Um tiristor é disparado aumentando-se a corrente de anodo, pode ser conseguido através de uma das seguintes formas, térmicas, luz, tensão elevadas ou sobre tensão DV/DT.

  1. Explique o modelo SCR com dois transistores:

SCR pode ser modelado com 2 tiristores bipolares dos quais um pnp e outro npn, dando em sua estrutura  anodo em pnp e catodo npn, na interligaão  do conversor com a base termos o gate

  1. Defina o tempo de disparo, tempo de atraso e tempo de subida de um tiristor SCR:

É definido como o intervalo de tempo 10% da corrente de gatilho de regime permanente de gatilho de regime permanente de 90% da corrente de regime permanente em estado de condução do tiristor, é a soma do tempo de subida. Tempo de atraso é definido como o intervalo de tempo entre 10% da corrente de gatilho é 10% da corrente do tiristor em estado de condução. Tempo de subida é o tempo necessário para corrente de anodo crescer de 10% a 90% da corrente em estado de condução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (184.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com