TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição de Desenvolvimento do Projeto

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE

Carro Propulsão à Vapor

1. Objetivo do Trabalho .................................................................................... 02

2. Pesquisa sobre Propulsão à Vapor ............................................................. 02

3. Descrição de desenvolvimento do Projeto ................................................ 04

3.1 Estrutura – Chassi ........................................................................... 04

3.2 Eixos de Transmissão .................................................................... 04

3.3 Reservatório de Água (Vaso de Pressão)..................................... 05

3.4 Bico Propulsor ................................................................................ 05

3.5 Teste ................................................................................................ 06

4. Conclusões ................................................................................................. 06

5. Orçamento .................................................................................................... 07

6. Bibliografia ................................................................................................... 07 2


Carro Propulsão à Vapor

1. Objetivo do Trabalho

“Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de engenharia à cerca dos princípios de propulsão à vapor para desenvolver um veículo movido a vapor comprimido”

2. Pesquisa sobre Propulsão à Vapor

As turbinas à vapor são máquinas com o desempenho baseado na mudança termodinâmica (vapor) para obter sob forma cinética e, subsequente, transformar na energia mecânica contida na pressão do vapor obtido.

Por mais que, algumas histórias registre a construção de dispositivo rudimentares, baseados nos princípios em ação/reação das turbinas atuais, em épocas bastantes remotas, seu desenvolvimento foi tomar forma atual nos últimos setenta anos para cá.

Seu motor rotativo (turbina), converte a energia de água, vapor d'água ou gás em energia mecânica e, com a utilização da roda, ou também chamado de rotor, conta com suas paletas, hélices, cubos ou lâminas em sua volta, movimentam o fluído com uma força tangencial através do eixo para movimentar a máquina, um compressor, um gerador elétrico ou uma hélice.

Existem várias classificações para as turbinas de diversas formas como; hidráulicas ou de água, ou de combustão, etc, pois esse recurso é bem conhecido mundialmente. Hoje se trata um dos maiores recursos elétricos mundiais para produção com uso de geradores movidos por turbinas.

Além disso, a turbina a vapor é atualmente utilizada em diversos tipos de acionadores existentes (primários), devido à duma série de característica que, ocasionara a favor para competir com demais primários como turbina hidráulica, combustão interna, turbina de gás, etc. 3


O objetivo da máquina motora é transformar a energia, contida no fluxo contínuo de vapor que recebe em trabalho mecânico. Compreendemos na 2ª Lei da Termodinâmica, que apenas parte da energia contida no vapor que chega à máquina poderá ser transformada em trabalho (a chamada exergia). A parte remanescente da energia, que não pode ser transformada em trabalho (a anergia), continua no vapor descarregado pela máquina.

O acionamento pode ser realizado em qualquer equipamento mecânico, como, por exemplo, uma bomba, um gerador elétrico, um compressor. É possível aproveitar o vapor descarregado pela máquina para fins de aquecimento aproveitando assim a sua energia residual, reparando de forma significativa o rendimento global do ciclo.

O funcionamento de uma máquina alternativa de vapor baseia-se no princípio de expansão do vapor no interior do cilindro, deslocando o êmbolo, que, por conseguinte aciona o sistema biela e assim estimula o trabalho no eixo.

Já a turbina a vapor, a transformação do vapor em trabalho é realizada em duas etapas. Primeiramente, a energia do vapor é convertida em energia cinética. Neste caso o vapor é forçado a passar por meio de expansões, no qual, em razão da passagem ser estreita, alcança alta velocidade, intensificando sua energia cinética, mas reduzindo sua entalpia. Além do aumento de velocidade e da diminuição da entalpia, sucedem ainda o aumento no volume específico do vapor, queda na pressão e queda na temperatura.

Em seguida, a energia cinética adquirida no expansor, é convertida em trabalho mecânico e pode ser obtida de duas maneiras diferentes: Segundo o Princípio da Ação ou Segundo o Princípio da Reação.

3. Descrição de desenvolvimento do Projeto

Desenvolvimento de um carro tracionado com mecanismo de propulsão capacitado a transportar uma massa padrão de 100g por uma pista com dimensões a serem determinadas pela Unip com o tempo cronometrado. 4


3.1 Estruturas – Chassi

Dimensões do carrinho C 446 mm X L 65 mm X h 158 mm.

Chassis são de chapa de alumínio e acoplamento com ligações próprias para equilibrarem resistência a mobilidade quando submetido ao trabalho mecânico, juntas e roscas leves e de material reutilizável.

Entendemos ser a melhor opção para resistência mecânica, molde e custo, o alumínio nas dimensões escolhidas tendo em vista não haver restrições de massa.

3.2 Eixos de Transmissão

O eixo de metal ferroso de pequena espessura apropriado do lixo da oficina, é basicamente uma haste metálica acoplado a rodas de polipropileno.

A transmissão de movimento se dá pelo acoplamento de 8 palhetas acopladas no eixo dianteiro.

Fig. 1

3.3 Reservatório de Água (Vaso de Pressão)

Considerando que o reservatório será responsável pela geração de vapor para movimentar o carro, foi utilizada uma lata lubrificante líquido (WD-40) tendo em vista seu formato cilíndrico e ser feita por material resistente. 5


Removemos o bico original da lata, reabrimos o furo e soldamos com solda prata um niple com tampa, assim conseguimos encher de agua o reservatório. Em outro extremo da lata foi instalado o bico propulsor, adotando os mesmos procedimentos anteriores, acoplados a uma válvula para controle e a um tubo de cobre para direcionar o vapor a engrenagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com