TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Técnico mecânico

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Campinas

2015

1 Desenho Técnico mecânico

1.1 Pontos relevantes sobre desenho técnico mecânico:

Desenho é uma forma de expressar o que está sentido ou apenas podemos dizer que é uma copia de algo que vemos ou sentimos. Mas na área mecânica é muito útil para uma produção em grande escala ou vários processos de transformação do material. Pois se neste desenho usamos todas.

O desenho técnico busca uma representação precisa das formas e objetos, a fim de que estes possam ser bem compreendidos por todos os que estão envolvidos no processo de seu desenvolvimento e produção, faz uso dos elementos da geometria (plana e espacial), pois se constituem em uma linguagem baseada na lógica e na racionalidade. 

Por tanto qualquer pessoa apta em desenho técnico é capaz de interpretar e executar a confecção de uma peça, somente usando o desenho da peça em qualquer lugar do mundo, e com toda precisão exigida pelo solicitante da peça.

2 Tolerância

Tolerância é o valor da variação de medidas mínimas e máximas de uma peça em relação a sua medida nominal.

Hoje em dia na moderna indústria mecânica, dando exemplo como as indústrias automobilísticas, as  grandes indústrias de usinagem, que fabricam peças mecânicas, tem uma responsabilidade muito grande, para corresponder as exigências do mercado, da indústria moderna, os engenheiros mecânicos, os engenheiros de produção, dentre outros, tem que conhecer profundamente o desenho , a forma, as medidas que possuem do seu produto, para que , no processo da sua produção, possa garantir qualidade, confiabilidade do seu produto no mercado. O consumo diminui em vários aspectos, no entanto , a exigência de um produto , com menor consumo , com maior potência e durabilidade, implica numa especificação rigorosa das tolerâncias de fabricação para cada um destes componentes. As tolerâncias estão relacionadas com o estado de superfície do componente, isso exige do fabricante um melhor acabamento superficial, diminuindo folgas, atritos, ou seja, com uma fabricação mais cuidadosa. Ela fornece informações adicionais de sua forma, dimensão e posição, a fim de limitar os erros de fabricação.

2.1 Tolerância ISO (International Organization for Standardization)

Conhecido como Sistema Internacional de Tolerância, adotado pela ABNT, é formado por princípios, regras e tabela que permite uma escolha racional de tolerância na produção de peças. A tolerância ISSO, normalmente é colocada a direita da cota, tendo como unidade o micrômetro. A letra indica a posição de campo de tolerância e o numeral, a qualidade do trabalho.

Campo de Tolerância, é o conjunto de valores entre as dimensões mínimas e máximas. As Qualidades de trabalho, o grau de tolerância e acabamento das peças, variam de acordo com a função que as peças desempenham nos conjuntos.

2.2 Grupos de dimensões

Foi criado para produção de peças com dimensões compreendidas entre 1 e 500mm. Para simplificar o sistema e facilitar sua utilização, foi criada uma tabela com treze grupos de dimensões em milímetros.

Grupos de dimensões e milímetros

1 a 3

6 a 10

18 a 30

50 a 80

120 a 180

250 a 315

400 a 500

3 a 6

10 a 18

30 a 50

80 a 120

180 a 250

315 a 400

2.3 Ajustes

É a condição ideal para fixação ou funcionamento das peças executadas dentro de um limite, são determinados de acordo com o campo de tolerância.

2.4 Tolerância de forma e posição

As Tolerâncias podem ser adicionada as dimensões para assegurar melhor função e a padronização das peças:

As Tolerâncias de Forma limitam os afastamentos da posição mútua de dois ou mais elementos em relação a sua forma geométrica e as Tolerâncias de posição limitam o afastamento da posição de dois ou mais elementos. O elemento de referência deve ser suficientemente exato e indica também uma tolerância de forma.

2.5 Estados de superfície.

 Como já descrito anteriormente, o  Desenho Técnico, além de mostrar as formas e dimensões de peças, precisa fornecer informações para representar fielmente as peças, uma dessa informação, é  a indicação do estado da superfície,  como foi relatado na introdução, para fornecer um produto de qualidade, é preciso diminuir as folgas, para aumentar sua  performance sem causar a deterioração prematura da peça, ou seja, por exemplo o atrito, devido os ajustes da folga. Basicamente, os estados da superfície podem ser analisados com os seguintes critérios:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com