TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnotisco Organizacional

Trabalho Escolar: Diagnotisco Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  3.607 Palavras (15 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 15

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado para fins de avaliação Parcial na disciplina de Comunicação, Clima e Cultura Organizacional Gestao de pessoas, Etica e responsabiliodade social pscologia organizacional e do trabalho da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Orientador: Profª. Gisleine Fregonese, Monica Maria Silva, Marco Rossi, Ana Celi Pavao.

Barra do Garças

2012

1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado a seguir tem como objetivo fazer um estudo na empresa ALNUTRI ALIMENTOS LTDA, através de pesquisa de campo e escrita, levantaremos os pontos fortes e fracos da organização e mostrar melhorias para essa referida organização. Faremos uma relação com a literatura e de forma clara, mostraremos alternativas que possam agregar valor e conhecimento para a Empresa.

Este trabalho tem por objetivo, desenvolver o conteúdo aprendido em pesquisa prática. Demonstra um trabalho de observação e desenvolvimento de ferramentas para uma empresa de médio porte, recentemente fundada e levar ao conhecimento geral sobre a empresa. alisaremos todo o seu contexto com o intuito de propor crescimento e aumento de produção, visto que a empresa hoje com quatro anos de fundação está em expansão e conquistando mercado em todo o país.

No desenvolvimento deste projeto buscamos elaborar questionários, visita orientada e pesquisa in loco, para observarmos o desenvolvimento das matérias estudadas em sala de aula: Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Desempenho, Administração de Cargos e Salários, Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Nome da Empresa: ALNUTRI ALMENTOS LTDA

Nome fantasia da empresa: PINK (Marca)

Data da Fundação: 01/01/2007

Ramo: Indústria

Atividade principal: Fabricação, Empacotamento e venda de produtos alimentícios.

Produtos que fabrica: Pipoca de micro-ondas, feijão, leite em pó, mistura pré-prontas, farináceos, amendoim, etc.

Publico alvo: Supermercados, Cozinha Industrial, Prefeitura (fornecimento de produtos para merenda escolar).

Número de Empregados: Cerca de 260 empregados, porem este número muda constantemente devido a grande rotatividade de Pessoal.

Faturamento mensal: R$ 10.000.000,00

Pequeno histórico do seu desenvolvimento: Crescimento médio de 20% seguido nos últimos 4 anos.

Nomes e Cargos dos Administradores: Rodrigo Cardoso / Paulo Vitor Filho.

Nomes e Cargos dos Entrevistados: Carlos Fernandes – Gerente Comercial, Maria Graça - Departamento de Pessoal, Flaviana - Técnica em Segurança no trabalho, Fabiana – Planejamento e Controle de Produção.

Horários de trabalho: Existem diversos horários de trabalho, durante todo o dia existem turnos começando, o funcionamento e 24 horas por dia.

Endereços, e-mail e telefones dos principais contatos: A empresa ALNUTRI ALIMENTOS LTDA esta localizada na Rodovia BR040, KM 691, Morada Nova, Contagem – MT– Tel.: 66.3407-3250, Carlos.Fernandes@alnutrialimentos.com.br.

2.1 MISSÃO DA ALNUTRI

Produzir e comercializar alimentos de alta qualidade, atendendo ás necessidades específicas de nossos clientes e criando soluções em praticidade.

2.2 SITUAÇÃO GERAL

Com apenas4 (quatro) anos de fundação a ALNUTRI já conquistou um grande mercado, um dos motivos desse sucesso é que a organização foi criada pelos filhos e sobrinhos dos donos da Empresa PINK ALIMENTOS que já esta no mercado a mais de 40 anos. A ALNUTRI esta em plena e rápida expansão e vem conquistando dia após dia um maior espaço no mercado. Porem como qualquer empresa em expansão, ela também não esta isenta de erros que devem ser sanados caso a empresa almeje se manter no mercado por longos anos.

Atualmente a empresa tem uma ótima situação, com produtos reconhecidos no mercado, e com crescimento satisfatório. Alguns produtos são responsáveis por uma grande parcela deste crescimento como, por exemplo, os produtos de época como de festa junina e festas natalinas.

A relação de custos de marketing e faturamento obteve alterações positivas, com taxa de lucros crescentes fazendo com que a empresa se mantenha no mercado cada vez mais competitivo.

2.3 FERRAMENTAS DE GESTAO UTILIZADAS PARA A MELHORIA DA ORGANIZAÇÃO

O diretor da Quality Consultoria, Oceano Zacharias, considera que o diagnóstico organizacional é uma forma de encontrar soluções para os problemas a fim de que eles não mais ocorram e procura avaliar a empresa como um todo a fim de construir o futuro da organização, ele diz: “As organizações são divididas em vários níveis, logo, para se obter um diagnóstico efetivo, a chave é saber o que examinar em cada nível e assim saber como um nível afeta outro. O diagnóstico organizacional tem a finalidade de possibilitar o desenvolvimento de intervenções consistentes e assim coordenar o rumo das ações, direcionarem soluções para os problemas encontrados e indicar as melhores formas e procedimentos para remedia-las. A questão de base é a sobrevivência organizacional a longo prazo um bom diagnóstico deve verificar como anda a competitividade da organização, como está o portfólio de serviços ou produtos, a sua flexibilidade em relação às mudanças, a sua capacitação para construir as transformações necessárias, os recursos estratégicos, o processo de projetar e construir o futuro da organização, e a estrutura de poder e de liderança”.

Sendo assim, a comunicação pode ser entendida como a ferramenta que liga as pessoas para que compartilhem conhecimentos e sentimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com