TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Tecnologia da Construção

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Faculdade Estácio São Luís

Engenharia Civil

Disciplina: Tecnologia da Construção

Relatório de visita técnica

Data de Realização: 06/04/2019

Nome dos Alunos:

Bianca da Conceição Aguiar Costa

Denilson

Dienison da Silva Alves

José Benedito Asevedo Lopes

José Rivaldo Santos Silva

Jadson

Matheus Serra França da Silva

Rafael Frazão Miranda

São Luís – MA

Sumário

  1. Objetivo

O procedimento pratico tem como propósito reconhecer a metodologia necessária para a composição do concreto, bem como analisar a importância dos testes de qualidade (consistência e resistência) aos quais o mesmo pode ser submetido segundo a NBR 5738 / 2015.


  1. Supermix

A supermix é uma das maiores concreteiras do Brasil, possuindo mais de 6 mil clientes ativos. Sua capacidade de atendimento atual ultrapassa aos 6,5 milhões de m3 de concreto por ano, sendo utilizados nos mais diversos tipos de obras, como: barragens, pontes, aeroportos, rodovias, shopping centers, entre muitos outros.

No maranhão atualmente contamos com a presença de 2 unidades, São Luís e Paço do Lumiar, com uma capacidade de produção de 80 a 96 m3/h trabalhando normalmente com CP-III e RS-40 (resistência ao sulfato). Apresentando também aditivos polifuncionais e inibidores de hidratação.

 


  1. Introdução Teórica

O presente relatório expõe ás atividades desenvolvidas por meio da visita técnica a empresa Supermix, localizada na vila Mocajituba s/n rodovia MA-204, município de Paço do Lumiar (MA). Sendo possível analisar os processos de qualidade e a importância do controle tecnológico do concreto. Podendo ressaltar a importância do teor de umidade da areia, slump test e resistência dos corpos de prova, descritos abaixo:

Teor de umidade da areia: é a relação expressa em porcentagem entre a massa de água total envolvida na superfície dos grão de areia a qual preenche os poros permeáveis do agregado em reação a sua massa seca. Sendo utilizado para corrigir a água de amassamento do concreto e informar a relação água/cimento com exatidão.

Slump test: é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estado plástico, buscando medir sua consistência e avaliar sua adequação para o uso que se destina.

Resistência dos corpos de prova: o teste de resistência a compressão é feito em laboratório após o tempo de cura do concreto. Depois de armazenados em tanques com água, os corpos de prova são encaminhados a uma prensa que mede a resistência a compressão de cada corpo. A partir dos resultados deste teste são comprovados se o concreto atingiu a capacidade determinada em projeto.

 


  1. Desenvolvimento

Durante a visita realizada na concreteira Supermix conduzida pelo responsável técnico Eng. Rodrigo, o mesmo de antemão nos apresentou um o roteiro de visitação. De início foi apresentada a estrutura da empresa. Logo em seguida identificou-se os materiais utilizados pela concreteira para fabricação do concreto (areia, brita, cimento e água) bem como o local de armazenamento de cada um. Posteriormente o processo de fabricação do concreto através da mistura dos agregados na usina.

[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (839.5 Kb)   docx (763 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com