TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Tecnologia da Construção

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Tecnologia da Construção

Acadêmicos: Arthur Picoli Mafacioli, Pedro Lucas Klettenberg da Silveira, Antônio Soares

Palhoça, 10 de setembro de 2015.

RELATÓRIO DE VISITAS TÉCNICAS

                      Na visita técnica realizada na data de 10/09/2015, relato os acontecimentos e dados apurados na empresa Saber Engenharia, fundada em 1/08/2015, com sede na Rua Quintino Bocaiúva, 600, Fundos, Biguaçu - SC.

1 - Responsabilidades Técnicas:

 

-Eng. Bernadete Batalha Batista – Eng. Civil – CREA/SC  095809-0 – Projetos e Laboratório.

-Téc. Alfeu Antunes dos Santos – Tec. em Edificações – Projetos e Laboratório.

-Téc. Sidnei Becker – Tec. em Edificações – Administração, Cursos e Palestra.

2 - Reconhecimento da empresa:

 -Empresa: Saber Engenharia , Órgão Financiador: FINEP (Financiadora de estudos e projetos) e PAPPE (Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas). Localização da empresa: Rua Quintino Bocaiúva, 600, Fundos, Biguaçu - SC.

 3 - Características:

A empresa Saber Engenharia é uma parceria com a empresa BBB Ambiental, onde juntas desenvolvem projetos, a favor de um desenvolvimento sustentável da construção civil. BBB Ambienta (CREA/SC N°105551-8), fundada em 04/2010, pela Engenheira Bernadete  tem como principal parceria com a Saber Engenharia, fazer a reciclagem desses resíduos da maricultura (cascas de ostras e mariscos). Depois da reciclagem, a Saber Engenharia desenvolve os projetos nos laboratórios da empresa.  

                    O principal projeto da empresa é o projeto Bloco Verde que propõe a substituição de parte do cimento e da areia utilizados na produção do bloco por cascas de ostras e mariscos resíduos da maricultura, evitando que sejam depositados em restingas e a beira mar. Nas últimas décadas, os problemas ambientais têm se tornado cada vez mais críticos e frequentes, principalmente devido ao desmedido crescimento populacionais e ao aumento da atividade industrial, transformando os resíduos em graves problemas urbanos com um gerenciamento oneroso e complexo considerando-se volume e massa acumulados, principalmente após 1980. A construção civil é uma das atividades que mais contribui com ações nocivas que alteram o meio ambiente. Essas alterações ocorrem na fase de implantação da obra, execução dos serviços e confecção de artefatos.

             

          A fabricação do bloco dispensa o uso de quase 50% de areia e cimento, insumos responsáveis por 7% das emissões de CO2 no mundo. O projeto foi desenvolvido em parceria com antiga Blocaus Pré-fabricados.

4 - Segurança do trabalho

Não observamos atividades da empresa em execucução, porém todos os profissionais são  devidamente orientados a respeito da importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

5 - Registros visuais

Foto:  1

[pic 1]

Localização da empresa: Rua Quintino Bocaiúva, 600, Fundos, Biguaçu - SC 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (587.8 Kb)   docx (524.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com