TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie RDT

Artigos Científicos: Dossie RDT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  2.048 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como podemos definir tecnologia?

A Tecnologia é entendida como conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação por meio de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.

A Tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos ordenados, colocados à disposição de um processo produtivo e de bens e riquezas.

Nas últimas décadas a tecnologia invadiu nossas vidas. Seja no trabalho, na rua ou em casa, estamos constantemente em contato com aparelhos como por exemplos: televisões, DVDs, microondas, celulares, computadores.

2. Como podemos definir tecnologia educacional?

Tecnologia educacional é a inserção dos conhecimentos da Psicologia da Aprendizagem, da Didática e de diversas ciências na educação com o objetivo de obter um melhor aproveitamento do objeto estudado. O uso de tecnologia na educação é antigo e está sempre em mudança, visando sempre atender o ritmo da sociedade em que vivemos, puramente inserida no meio digital e tecnológico.

3. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Comente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência.

Educação: Acesso à informação de qualidade com rapidez, apresentações multimídia, sites que auxiliam o professor com atividades pedagógicas.

Saúde: Eficiência na descoberta e tratamento de doenças, recursos para um melhor atendimento, infraestrutura nos locais de atendimento.

Comunicação: Diminuição de distâncias, redes de transmissão ao vivo, cobertura global por meio de satélites.

Meios de transporte: Segurança nos carros, rodovias e ruas sinalizadas, maior velocidade e estabilidade.

Ciência: Inteligência artificial, energia sustentável, impressão 3D.

4. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes. Cite e comente três recursos independentes e três dependentes e respectiva aplicação em sala de aula.

Recursos didáticos independentes: São meios autossuficientes, não precisam de meios elétricos ou eletrônicos para transmitir o conhecimento. Cartaz, fotos e mapas, eles por si só conseguem mostrar ao aluno o que é preciso aprender, sem necessitar de uma fonte externa.

Recursos didáticos dependentes: Dependem de uma fonte externa para funcionar, seja pela manipulação de uma pessoa ou algum aparato. Computador, vídeo-conferência, lousa digital, eles necessitam da fonte externa para transmitir o conhecimento, podendo ser mais interativo propiciando a inclusão de uma pessoa fora da sala de aula para o meio de ensino.

5. Como estão classificados os recursos didáticos: Explique?

Naturais: coisas que existem na natureza.

Pedagógicos: quadro, cartaz, etc. coisas que são diretamente relacionadas ao ensino de algo.

Tecnológicos: internet, celular, multimídia, etc. recursos relativamente novos que auxiliam na transmissão de conhecimento.

Culturais: biblioteca, museus, etc. recursos que sempre foram usados, que transmitem a cultura do local.

6. Assista ao vídeo no Youtube, sobre a Evolução da Comunicação humana e faça uma análise sobre o avanço da tecnologia e sua importância para a evolução humana. Para assistir o vídeo, acesse o link: http://www.youtube.com/watch?v=1OvMh-lA-_A

A evolução da comunicação se deu pela necessidade cada vez maior de estar conectado, precisar enviar e receber informações de forma cada vez mais rápida e eficaz. A comunicação está interligada à tecnologia e a evolução humana, pois com o passar dos anos o ser humano está cada vez mais necessitado de novidades e praticidades, com isso a tecnologia tem a sua função bem determinada, olhar para os apelos da nova era e criar novos conhecimentos para facilitar ainda mais a vida corrida do homem. A comunicação não ficou para traz, pois as evoluções que se tem até hoje são totalmente voltadas à rapidez e eficiência, todas essas mudanças e avanços são obtidos graças às exigências dos seres humanos.

7. Defina o que são “nativos e imigrantes digitais?” Explique como cada um deles pode aprender com as tecnologias. (Veja informações no módulo p. 17 e em nossa pasta no moodle).

Nativos digitais são aqueles que já nasceram inseridos com as tecnologias, ou seja, são aqueles que desde pequenos recebem a influência dessas tecnologias, e não sabem ao certo como viverem sem elas. Os imigrantes digitais são aqueles que passaram pelo período de transição de uma época com poucas tecnologias para uma época onde não se vive sem elas, esses imigrantes ainda estão se adaptando à todas essas mudanças, enquanto os nativos interagem com elas como se fizesse parte do seu próprio corpo.

UNIDADE 2

EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA: APORTES TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Descreva sobre as vantagens e desvantagens do uso do computador nas escolas. Justifique sua resposta.

- Facilidade no acesso ao conteúdo;

- diversificação de metodologia;

- Disponibilidade para dispersão dos alunos.

Em toda área há seus prós e contras e com o computador não seria diferente, havendo uma boa formação e condicionamento dos alunos os resultados serão os melhores possíveis, mas, se não tiver controle sobre o que olhar e o que procurar, os alunos poderão entender como sendo uma mera diversão.

2. O que você entende por alfabetização digital? Explique.

É o conceito para explicar que hoje precisamos ser introduzidos ao mundo digital assim como somos introduzidos à leitura, escrita, etc. ao passo que ficando distantes dessa realidade seremos considerados analfabetos digitais, que não sabem manusear ou ter um mínino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com