TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD Segurança do trabalho

Por:   •  21/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1

Trata-se de capítulo do caderno que retrata a evolução da seguridade social, e deste texto proponho a extrair a função social e econômica do engenheiro de segurança do trabalho, respondendo Pra que o Engenheiro de Segurança existe?

O engenheiro de segurança do trabalho tem um papel muito importante para todas as partes envolvidas no trabalho, papel esse que a algumas décadas não existia, e que até os dias de hoje ainda é mal interpretado pelos donos de empresas e até mesmo por alguns trabalhadores. O engenheiro de segurança do trabalho tem a função de garantir que o trabalhador esteja executando suas tarefas da maneira menos prejudicial a sua saúde possível, garantindo o seu bem estar físico e psicológico. Esse trabalho é realizado através diversos fatores, como treinamentos, melhorias no ambiente de trabalho, indicação de uso de equipamentos de proteção individuais (EPI’s) e equipamentos de proteção coletivos (EPC’s), entre muitos outros, e mesmo quando há exposição além da máxima permitida para garantir a salubridade do trabalhador, é ele o responsável por determinar o adicional de insalubridade e garantir os direitos do trabalhador.

Muitos proprietários de empresas enxergam o engenheiro de segurança do trabalho como um profissional que atrapalha a produção, gera custos desnecessários, ou seja, um profissional que não soma nada a empresa, que apenas atrapalha e aumenta o custo da produção, e que ela é obrigada a contratar por lei. Isso é uma interpretação muito comum, pois os benefícios gerados pelo trabalho de um engenheiro de segurança do trabalho, não é algo que podemos ver tão claramente, pois tratam-se de acidentes evitados, melhorias na execução do serviços, melhorias no ambiente de trabalho, motivação dos trabalhadores, entre outros, além de ter o aspecto social, pois um trabalhador que esta sentindo bem, acaba influenciando o bem estar dentro de casa, gerando uma família mais bem estruturada, o que acaba diminuindo a violência em geral na sociedade. O trabalho do engenheiro de segurança do trabalho acaba afetando não só a empresa como também o governo, pois a diminuição em acidentes de trabalho diminui os gastos das empresas e órgãos do governo em auxílio aos trabalhadores. Portanto o papel do engenheiro de segurança do trabalho é muito importante para a sociedade e também economicamente para as empresas e governo.

 

Paulo Fernando Rossi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com