TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola E Diversidade Cultural

Trabalho Universitário: Escola E Diversidade Cultural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 6

2 DESENVOLVIMENTO

O aluno traz para a escola uma grande quantidade de informações de sua sociedade e junto com eles o que aprendeu e observou em seu período de vida, coisas boas ou ruins a escola tem o papel de mostrar a cada um deles a sua capacidade de reduzir o preconceito. Para que isso aconteça precisamos que os professores conduzam os alunos para que eles respeitem a diversidade cultural. Quando nascemos já somos inseridos em um contexto pré-determinado pela identidade cultural ao grupo que fazemos parte.

Desse modo, estamos aptos à aquisição de informações para trilhar o nosso caminho durante nossa vida, tendo em vista que, ao longo dessa caminhada, devemos nos tornar seres humanos mais íntegros, justos e fraternos para que possamos viver em harmonia com o planeta e com as pessoas que nos rodeiam, respeitando-as e amando-as como a nós mesmos.

No entanto, podemos observar que não é bem assim que as coisas funcionam, pois somos integrantes de um modelo econômico capitalista que estimula a competitividade e o acúmulo de bens materiais. Logo, somos movidos pelo desejo de sermos sempre melhor do que o outro, o que nos leva a obcecação de que devemos nos posicionar em um patamar sempre acima do outro indivíduo.

A escola em meio aos alunos tem uma grande variedade de culturas, a mesma deve assumir e buscar desenvolver atividades que incluam todos e propor conteúdos onde os alunos possam falar sobre suas experiências vividas para que atribuam um significado ao conteúdo, mas que a escola possa ter uma participação nesse processo.

Na verdade, o profissional da educação deve transformar a sala de aula em um ambiente colaborativo, com uma gestão de saber que envolve também aspectos humanos, culturais e sociais. Portanto, desejamos neste artigo trazer breves reflexões acerca das temáticas: promoção da igualdade, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, identidade de gênero e de orientação sexual, numa perspectiva de transformar as práticas de ensino de sala de aula, de maneira que venha a desconstruir preconceitos e romper o ciclo de sua reprodução na escola.

Quem pensa que ser educador nos dias de hoje é algo simples engana-se por completo. O ato de educar é bastante reflexivo, pois é necessária conscientização da importante responsabilidade na formação dos alunos. Como formadores de opinião é necessário, além de diversos fatores, primar pela ética e pela coerência.

Frente a tantas questões acreditamos que a formação deva estimular o desenvolvimento pessoal numa perspectiva crítico-reflexivo.

A formação docente deve contribuir para que os professores em formação desenvolvam-se como seres humanos, compreendendo a sua responsabilidade com a escola e adquiram uma atitude reflexiva a cerca do seu ensino, nesse sentido o ato de ensinar acompanhou a evolução do homem com o intuito de perpetuar o conhecimento.

A formação dos professores tem sido alvo de muitas discussões, pois ensinar/aprender servem de base para essa formação. Apoiados em inúmeras pesquisas sobre a profissão docente, vários autores partem de um mesmo pensamento, afirmam que o ato de ensinar é formado por um conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que servem de alicerce à prática docente, sendo estes os saberes da ação escolar e/ou acadêmica. A docência deve ser vista como uma profissão realizada em práticas concretas, coletivas e individuais, ativas e críticas e deve-se construir cotidianamente o seu percurso.

A preocupação básica na formação de professores não pode ser somente a de lhes oferecer os conteúdos das disciplinas pedagógicas, mas também a de preparar profissionais comprometidos com um projeto de sociedade voltado para a construção do homem integral – ético, estético, político e social.

O educador possibilita ao aluno a oportunidade de elaborar seu pensamento, aprofundar a compreensão que tem de si, do outro, do mundo, do contexto social mais amplo. Este método de ensino dialógico acompanha algo da maiêutica socrática, fazendo com que o aluno por si, sob orientação do professor possa elaborar conhecimento, adquirir informações. É pelo diálogo que o professor vai fazer com que o aluno caminhe, desenvolva seu raciocínio, tome posicionamentos.

Frente a diversidade de culturas na sala de aula o professor precisa ter claros objetivos que pretende alcançar com atividades que oportunize a todos os alunos mais precisa de estratégias para alcança-los. A educação para a diversidade envolve atividades de integração em grupo e individual previamente planejada ou de livre escolha por aluno e/ou professor. O saber construído na formação não é mais suficiente. Com as transformações rápidas do mundo globalizado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com