TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO ESTÁCIO

Por:   •  3/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CAMPO GRANDE – MS

Relatório

Estágio Supervisionado

Aluno: Leonardo Luis Gomes Pereira

Matricula: 201505095557

Sumário

INTRODUÇÃO        3

Referencial Teórico        4

Atividades Desenvolvidas        7

Referências Bibliográficas        12

INTRODUÇÃO

Este relatório visa apresentar todo o trabalho de estágio realizado, até o presente momento, para a empresa. A realização do estágio teve início no dia 13/09/2018 e vai até o dia 21/12/2018, compreendendo de segunda a sexta-feira das 13h00min às 17h00min.

        

A empresa para a qual eu trabalho não se caracteriza como ‘empresa’, falando literalmente. Presto serviço a um profissional liberal, ele atua na área fazem 3 anos, o que possibilita a integração do teórico para o prático de maneira tranquila. O Profissional cursou engenharia civil na Uniderp-Anhanguera, formou-se no ano de 2015 e desde então vem batalhando para desenvolver cada vez mais seu trabalho. Atua desde o projeto até a execução. Já fez tanto edificações sozinho quanto em parceria com outros profissionais, seja arquiteto ou engenheiro, também, presta consultoria para alguns colegas que estão iniciando na área.

Tanto o projeto quanto a execução da obra que será apresentada aqui se deu pelo meu engenheiro responsável. Desde a planta com seu orçamento e quantitativo de material, até a execução da construção foi pelo mesmo responsável. Por eu não ter chego no início da execução da obra, foi-me apresentado as imagens de todo o processo de construção, além da apresentação do projeto e de suas características. A obra consistia em uma casa térrea de, aproximadamente, 125m² de área construída (contando parte externa), com 6 cômodos e sem nenhuma peculiaridade.

Referencial Teórico

Dentre tantas possibilidades de atuação que o estudante de engenharia pode ter como estagiário dentro da obra, ainda mais como no meu caso, trabalhando para um profissional liberal de pequeno porte que ainda não tem toda a visibilidade necessária no mercado. Escolho falar sobre a atuação no controle de estoque na obra.

O controle e gerenciamento de estoque numa obra pode ter impactos diretos e indiretos, seja com economia e/ou maior agilidade nos processos de construção. Engana-se quem pensa que o controle deve apenas atuar em grandes construções ou em obras caras. Todo o tipo de edificação civil deve ter um bom gerenciamento para evitar gastos extras e desperdícios.

Engana-se quem pensa que o único intuito deste tipo de gestão é comprar bastante quando o produto está mais barato que o normal. Este ato não é aconselhado pelo engenheiro civil e de segurança do Trabalho Fabiano Bernhard de Souza (além de ser gerente de Qualidade, Segurança e Desenvolvimento de Processos da Cury, mestre em Sistemas Integrados de Gestão, Especialista em Gerenciamento na Construção Civil), ele diz: afirma que do ponto de vista financeiro não é aconselhável que o estoque de uma obra, em valor, ultrapasse 2% do material necessário para cada etapa da construção. “A boa gestão permite reduzir custos em qualquer situação, porém, em termos de custos, o ideal é ter estoque mínimo e antecipar compras para garantir preços”, orienta (Souza).

Um exemplo clássico é o armazenamento de cimento, por vezes, o encontramos com um preço abaixo do que é ofertado comumente, porém, ao comprá-lo, além de termos ciência de que tem um prazo de validade curto, temos que saber, também, que ele exige uma alocação especifica, como: local longe de umidade e intempéries, coberto, não se pode amontoar sacos e sacos em cima um do outro, uma distância mínima do chão e etc. (Associação Brasileira de Cimento Portland, 2017). Ou seja, existe um espaço físico a se planejar quando diz respeito a estoque.

O que faz com que esta gestão seja tão importante? O fato dela compreender, segundo o SEBRAE, cerca de 60% do custo do negócio. Além disso, o controle e gerenciamento de estoque compreende outros segmentos, como visto, o canteiro de obras é um deles e, para o auxílio desta gestão, foi instaurada a Norma Regulamentadora – 18 (NR-18). Afirmo ‘auxilio para a gestão’ pois a norma, dentre as várias ordenanças, impõe posições estratégicas de materiais para melhor movimentação e otimização da logística da obra, o que, consequentemente, gera agilidade na operação, sendo assim, economia indireta para a construção.

Recentemente foi realizado um estudo de caso com o tema “Logística na Construção Civil” e, dentro da competência da logística encontra-se o armazenamento e estocagem de materiais no canteiro de obras, o assunto foi tema de um dos capítulos do estudo, o que resultou num dado de suma importância. Segundo o estudo realizado na UNICAMP pela engenheira civil Aline Mukai de Mattos (2014) um dos principais problemas de 3 construtoras estudadas foram o controle de estoque. As informações contraídas dos 3 casos estudados são: Caso 1: “A desorganização do canteiro causava a perda de materiais e, consequentemente, compra repetida dos mesmos. ” Caso 2: “Compra em excesso de materiais devido à má leitura de projetos e incorreta contagem de materiais por parte do almoxarife. ” Caso 3: “Compra de materiais controlada por sistema para evitar falta de materiais ou compra excessiva para a obra. ” Sendo que, os 2 primeiros casos tiveram atrasos na entrega na obra e, um dos principais problemas eram relacionados a falta de um controle do armazenamento e supervisão do canteiro (Mattos, 2014).

Outro artigo elaborado na Universidade Federal de Santa Maria relacionado a logística dentro de um canteiro de obras aponta que, através da utilização de mecanismos e inovações tecnológicas disponíveis hoje no mercado aplicados a um simples elevador de cremalheira, os principais resultados são uma redução de 63,71% no tempo de espera, de 7,61% no tempo médio por viagem e o aumentou de 4,46% no número de andares percorridos, mesmo com aumento 34,6% no número de trabalhadores em atividade e de 58,6% na quantidade transportada entre a situação inicial e a situação otimizada  (Hoffmann, 2016). Todas essas reduções nas porcentagens de tempo geram economia ao findar da edificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (667.2 Kb)   docx (505.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com