TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

Por:   •  3/4/2016  •  Dissertação  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – CIENTÍFICO II

MARCELO SIQUEIRA DIAS - 270312015

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

memorial descritivo

PROJETO INTEGRADOR – CIENTÍFICO II

...............................................................................................................................

GUARULHOS

2016

MARCELO SIQUEIRA DIAS

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

Memorial Descritivo

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Controle e Automação da Faculdade ENIAC para a disciplina Projeto Integrador – Científico II.

Prof. Thiago A. A. de Assunção

GUARULHOS

2016

[pic 2]

Sumário

2        APRESENTAÇÃO        

3        VISÃO GERAL DA ETE        

4        UNIDADES DE TRATAMENTO        

5        Equipamentos        

6        Bibliografia        


  1. APRESENTAÇÃO

 

Este memorial descritivo abrange o projeto teórico de uma estação de tratamento de efluentes. O objetivo deste documento é descrever de maneira abrangente possibilitando a visualização geral e o entendimento do funcionamento de todas etapas que compõem uma estação de tratamento de efluentes.

Daqui por diante, trataremos o termo Estação de Tratamento de Efluentes pela sigla ETE.

  1. VISÃO GERAL DA ETE

Concepção e fluxograma da estação

Uma ETE deve cumprir os objetivos principais de remoção dos sólidos em suspensão e estabilização da matéria orgânica, através de um sistema de tratamento em nível secundário.

A concepção de uma ETE deverá prever a construção de unidades de tratamento para separação, contenção e remoção de material poluentes presentes.

A Figura 2.1 apresenta o fluxograma de processo da estação de tratamento.

[pic 3] 

Figura 2.1 - Fluxograma do processo de tratamento

A utilização de sistema de tratamento anaeróbio/aeróbio possibilita melhoria na qualidade da água tratada que será posteriormente reincorporada ao sistema fluvial (rios). Essa melhoria se reflete na ausência de odor e maior quantidade de oxigênio dissolvido que melhora não somente a qualidade de vida da população ribeirinha, como também, da fauna local.

 

  1. UNIDADES DE TRATAMENTO

3.1 Tratamento da água

 

3.1.1 Gradeamento

É o primeiro tratamento do sistema. Consiste num tratamento de separação mecânica que removerá os detritos de maior porte. Essa fase é importantíssima porque, além da óbvia necessidade de se limpar a agua de resíduos, os detritos presentes na água podem entupir tubulações, danificar válvulas e equipamentos e comprometer o funcionamento da estação.

Existem muitas variações em equipamentos de gradeamento, mas, em geral, todos podem ser resumidos como uma ou mais grades que retém os detritos enquanto o liquido passa pelos orifícios. A remoção dos detritos pode ser manual, automática, ou contínua, dependendo do equipamento empregado. Esses detritos são em geral prensados e enviado para aterros sanitários sem passar por outras fazer de limpeza, tratamento ou remoção.

 

3.1.2 Desarenação

Nesta etapa a fase liquida passa um processo de remoção da areia, terra e outras partículas mais densas ali presentes. Esta se dá através da passagem em longas caixas. Os detritos removidos são em geral raspados e removidos por um transportador.

 

3.1.3 Reator anaeróbio de Manta de Lodo (UASB)

Através de um ambiente pobre em oxigênio promove a separação dos elementos dissolvidos na agua preparando-os para a etapa seguinte.

 

3.1.4 Filtro biológico percolador

O pós-tratamento do efluente do reator anaeróbio é feito através de um filtro biológico.

 

3.1.5 Decantadores finais

A separação das fases líquida e sólida (que foi gerada no filtro biológico) será feita em um decantador final secundários, circular, dotado de ponte raspadora para remover as escumas;

 

3.1.6 Elevatória de retorno de lodo

O lodo sedimentado gerado nos decantadores finais é encaminhado para um transportador elevatório para o início do processo do tratamento.

 

3.1.7 Sistema de desidratação

Desidratação e compactação do lodo que depois será transformado em pelets e enviado ao aterro sanitário ou usado em agricultura.

3.2 Descrição do processo de tratamento

 

O esgoto afluente chegando à ETE, passará inicialmente por um canal e na sequência uma grade. Em seguida é recalcado (elevado), pela primeira bomba elevatória para o desarenador, com raspador mecanizado que retira a areia sedimentada e a lança num poço lateral onde um transportador a leva até uma caçamba.

Após o desarenador, o afluente é novamente elevado para o reator de manta de lodo de fluxo ascendente.

Em seguida, o efluente líquido vindo dos reatores é enviado para o filtro biológico aeróbios. O efluente liquido resultante do filtro biológico é encaminhado para o decantador final.

Após todo o processo, a parte líquida é encaminhada para o corpo receptor (Rio, lagoas, mar, etc., enquanto que o lodo anaeróbio removido do decantador final é encaminhado para uma elevatória que retorna o lodo para o reator de manta de lodo onde sofre adensamento e estabilização anaeróbia.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (186.2 Kb)   docx (170.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com