TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE UM FENÔMENO TRANSITÓRIO SIMPLES CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS

Por:   •  17/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE TECNOLOGIA

FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA

ESTUDO DE UM FENÔMENO TRANSITÓRIO SIMPLES

CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS

                                                                   

 

FÁBIO NASCIMENTO BARBOSA

FÁBIO NASCIMENTO

BÁRBARA SUELLEN VALVERDE

REGINALDO REIS DA SILVA

ROGÉRIO DOS SANTOS NUNES

Belém (PA), 2015

[pic 2]

DIEGO

FÁBIO

RODRIGO

ROGÉRIO DOS SANTOS NUNES

VITOR KLINGER

Atividade geral de conhecimentos apresentada na disciplina de Eletrotécnica, ministrada pelo Prof. Dr. Fábio Setúbal

Belém (PA), 2015

SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO

Existem as mais diversas formas de chamar atenção de públicos alvos nos dias atuais principalmente, quando a intenção, é divulgar determinados produtos para comercialização, e podemos dizer que esses meios não são poucos, aliás são incontáveis, como letreiros luminosos, outdoors, cartazes colados em todos lugar que causam as chamadas poluição visual, e o que dizer dos auto-falantes caixas de som em volume  máximo seja na frente das lojas, nos veículos dependurados em postes, chegam a ser ensurdecedores, muito bem. Mas qual dispositivo eleva o som a tal potência. São os Amplificadores eletrônicos, que é um equipamento que utiliza uma pequena quantidade de energia para controlar uma quantidade

maior, apesar do termo atualmente se referir a amplificadores eletrônicos, que possuem classificações divididas em classes e de posse de software Proteus será construído um modelo de amplificador para finalizar o estudo.

  1. CONCEITO

Um amplificador recebe um sinal de algum transdutor ou de outra fonte de entrada e fornece uma versão maior desse sinal para um dispositivo de saída ou para outro estágio amplificador. Um sinal de um transdutor na entrada em geral é pequeno (alguns milivolts de um tape-deck ou CD, ou alguns microvolts de uma antena) e precisa ser suficientemente amplificado para acionar um dispositivo de saída (alto-falante ou qualquer outro dispositivo de potência). Em amplificadores de pequenos sinais, os fatores principais geralmente são a linearidade na amplificação e a amplitude de ganho. Uma vez que os sinais de tensão e corrente são pequenos em um amplificador de pequenos sinais, a capacidade de fornecimento de potência e a eficácia têm pouca importância. Um amplificador de tensão fornece amplificação principalmente para aumentar a tensão do sinal de entrada. Por outro lado, amplificadores de grandes sinais ou de potência fornecem principalmente potência suficiente para uma carga de saída para acionar um alto-falante ou outro dispositivo de potência, normalmente na faixa de alguns watts a dezenas de watts


TIPOS DE AMPLIFICADORES

 Classificação dos amplificadores de acordo com a amplitude: (a) Amplificadores de pequeno sinal ou baixa potência, cujos sinais de entrada são da ordem de unidades de μV a dezenas de mV, ou correntes de coletor na ordem de unidades a centenas de mA., ou potências de coletor na ordem de mW. Podemos empregá-los como pré- amplificadores. (b) Amplificadores de média potência, cujos sinais de entrada são da ordem de centenas de mV, ou correntes de coletor na ordem de centenas de mA a unidades de Ampère, ou potências de coletor na ordem de centenas de mW a unidades de Watt. Podem ser empregados como amplificadores intermediários. (c) Amplificadores de potência, cujos sinais de entrada são da ordem de centenas de mV, ou correntes de coletor na ordem de unidades a dezenas de Ampère., ou potências de coletor na ordem de unidades a centenas de Watt. São empregados como amplificadores finais de potência. De acordo com a freqüência dos sinais: (a) Amplificadores de baixa frequência: operam com frequências 0,1Hz a 30KHz. (b) Amplificadores de média frequência: operam com frequência na faixa de LF. (c) Amplificadores de alta frequência: operam acima das frequência de LF (sendo classificadas em VHF, UHF, microoondas, etc)

  1. CLASSIFICAÇÃO

Um método utilizado para classificar amplificadores é o de “classes”. Classes de

amplificadores basicamente indicam quanto o sinal de saída varia, sobre um ciclo de

operação, para um ciclo completo do sinal de entrada. Os amplificadores de potência de um

modo geral podem ser divididos em cinco classes:

  1. 􀂃 Classe A;
  2. 􀂃 Classe B;
  3. 􀂃 Classe AB;
  4. 􀂃 Classe C;
  5. 􀂃 Classe D

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

-

  1. PROCEDIMENTO
  1. Marque a posição de equilíbrio na escala Milimetrada. A seguir, coloque o peso de menor valor suspenso na mola e faça a medida da elongação sofrida pela mola.        

  1. Acrescente 4 outros pesos, um a um, na mola, medindo as elongações provocadas, preenchendo tabela abaixo:

Nº de Medidas

Massa (kg)

Força (N)

Elongação (cm)

Medida 01

0,0498

0,488538

5

Medida 02

0,0497

0,487557

4,9

Medida 03

0,0498

0,488538

5

Medida 04

0,0499

0,489519

5,1

Medida 05

0,0498

0,488538

5

  1. Trace o gráfico da força x elongação. Este gráfico representa o comportamento da força-peso, aplicada pelas massas, versus a deformação da mola. Como será o gráfico da força que a mola exerce sobre os pesos (força restauradora x elongação)?

[pic 3]

[pic 4]

  1. A partir do gráfico, qual a relação existente entre a força restauradora e a elongação sofrida pela mola?

A força restauradora tem o mesmo módulo da força aplicada, porém exerce em direção oposta a força que deforma a mola. Quanto maior a elongação (deformação) sofrida pela mola, maior é a forma restauradora em módulo para tentar manter o sistema em equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (201.6 Kb)   docx (83.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com