TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embalagens Celulósicas

Por:   •  25/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  1.882 Visualizações

Página 1 de 3

Embalagens celulósicas

A embalagem resultante de um único material celulósico, como os papéis, geralmente apresenta limitações quanto aos requisitos de barreira aos gases e a umidade é, geralmente, pouca resistência mecânica.

Exemplos de materiais celulósicos para uso no setor de embalagem:

-Filmes transparentes (celofane)

-Cartões (para cartucho e embalagens cartonadas)

-Papelão ondulado (caixas de papelão)

-madeiras (paletes, estrados e caixas)

As fibras de celulose são a principal fonte de produção de papel. As embalagens de papel cartão oferecem excelentes oportunidades e pontos fortes:

1)combinação com outros materiais;

2)Produção em pequenas e grandes escalas;

3)Decoração em vários processos de impressão;

4)Diversos materiais a disposição

5)Possibilidade de inserir ou agregar detalhes de decoração;

6)Reciclabilidade e Sustentabilidade;

7)Aspectos que facilitam o design

8)Não  requer sistemas de envases complexos.

9)Excelente aspecto visual;

10)Atende a praticamente todo o mercado;

Dentre os vários tipos de papéis aqueles que entrarão em contato direto com o alimento precisam ser produzidos em conformidade com as normas sanitárias conforme Portaria 177/99 da ANVISA. Exemplos desses são os papeis impermeáveis, ou melhor, os papéis com boa barreira aos óleos e gorduras, usados para alimentos como batata frita, pipoca, hambúrguer, formas para panetone e outros.

Além das várias aplicações já citadas, os papeis são bastante usados para a fabricação de embalagens simples (primárias) a exemplo dos sacos de papel. Quando o papel é combinado com materiais termoplásticos, os sacos de papel apresentam melhores características de barreira, sendo geralmente fechados por termoselagem.

Cartões e Papelões: Diferem dos papéis, pois tem uma maior gramatura. O processo de fabricação de cartões e papelões consiste na sobreposição de camadas de fibras.

Tipos de cartões: Com relação ao numero de camadas que compõem a estrutura, os cartões são classificados em simplex ou monoplex, duplex e tríplex. Podem ser feitos com polpa química, mecânica, virgem ou reciclada, branqueada ou natural. A camada externa do papel cartão é denominada forro e a interna é o suporte. Enquanto que no cartão tríplex existe a camada intermediária. Para diminuir o custo do cartão, geralmente a camada intermediaria é feita com polpa reciclada e não branqueada.

Produtos alimentícios que entrarão em contato direto com o cartão requerem polpa branqueada e não reciclada. Às vezes, esses cartões são revestidos com parafinas ou filmes plásticos, principalmente quando for um alimento úmido como por exemplo carnes e massas. Tais revestimentos melhoram, além da barreira à umidade, a resistência aos óleos e gorduras.

Quando se utilizam outros componentes de barreira, como o alumínio, o cartão duplex, por exemplo, constitui um dos principais componentes das estruturas laminadas para a fabricação das embalagens cartonadas para leite longa vida e outros produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com