TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Dos Sonhos

Pesquisas Acadêmicas: Empresa Dos Sonhos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 6

UNOPAR – Universidade Norte do Paraná

Produção Textual Individual

Curso Superior Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Empresa dos Sonhos

Ribeirão das Neves

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir apresenta uma análise do texto “empresa dos sonhos e outras aspirações dos jovens” tendo como foco a importância dos jovens, no mercado de trabalho. Iremos observar as características principais de uma empresa para satisfazer as expectativas dos jovens nas áreas de trabalhos, como reconhecimento salarial, sensação de realização, e os ambientes de trabalhos mais desejados pelos jovens empreendedores e recém formados. E em relação às oportunidades de formação dos jovens no mercado de trabalho, vamos analisar as empresas mais desejadas, os empresários mais admirados e os fatores responsáveis por despertar expectativas e sentimentos destes jovens.

DESENVOLVIMENTO

As empresas na atualidade desejam fazer boas escolhas para os seus colaboradores, para isso estão dispostas a fazer o possível para que sejam objetos de desejos dos jovens. Ao iniciar a vida profissional os jovens estão em busca das empresas em destaques no cenário empresarial, pois os jovens estão sendo influenciados pela mídia e outros meios de comunicação.

Estudos realizados no Brasil, Argentina e México pela Cia. de Talentos em parceria com a Next View, mostra que jovens recém formados desejam trabalhar naquilo que gostam e sonham, atuando em uma empresa de nome e bem vista no mercado, sendo requisitos muito atrativos a eles. Esses jovens nascidos em meados dos anos 80, são chamados de geração Y, seus perfis atraem a atenção das empresas, devido à disponibilidade, poder de comunicação, adaptação e pró-atividade. Esses jovens buscam ser reconhecidos e admirados.

O estudo realizado pelo Grupo DMRH (consultoria na área de seleção e desenvolvimento de jovens) em parceria com a TNS Research International (instituto global de pesquisa de mercado), foi gerado a partir de pergunta aberta, na qual, os entrevistados apontaram espontaneamente as empresas e os lideres que mais apreciam. Na preferência entre os líderes mais admirados pelos jovens brasileiros, o nome mais citado foi do empresário Roberto Justus. O executivo ganhou uma posição em comparação à pesquisa realizada em 2009. Na segunda posição apareceu o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, seguido do presidente Lula em terceiro lugar. Completando a lista dos cinco líderes mais lembrados estão o presidente executivo da Apple, Steve Jobs e o empresário brasileiro Eike Batista.

Jovens universitários e recém formados do Brasil também apontaram quais as empresas mais desejadas para trabalhar. Dentre cerca de 2.500 marcas citadas pelos brasileiros, a Google foi a mais freqüente. A empresa também conquistou posições de destaque entre os vencedores da pesquisa feitas na Argentina (segunda colocação) e do México (quarta). A pesquisa revelou que a Google vem se fortalecendo nas aspirações dos jovens brasileiros como empresa empregadora, uma vez que surgiu no ranking das dez empresas dos sonhos dos jovens em 2007, quando conquistou a sétima posição. Em 2008 e no ano passado, obteve a segunda colocação. Além da Google, as empresas que foram mais lembradas pelos jovens e completam a lista das cinco primeiras são: Petrobrás, Unilever, Vale, Nestlé.

Entre os motivos mais citados pelos jovens brasileiros para a escolha da empresa dos sonhos foi "ambiente de trabalho agradável". Essa escolha demonstra que a nova geração dos profissionais está valorizando cada vez mais uma atmosfera cordial no local de atuação. Completando os cinco motivos mais citados pelos jovens do Brasil estão, respectivamente, à possibilidade de desenvolvimento profissional, qualidade de vida, crescimento profissional e boa imagem da empresa no mercado.

As Empresas que contam com esses jovens em seu quadro de colaboradores, sendo eles trainess, estagiários ou aprendizes, têm grandes chances de formar um profissional ideal para seu grupo. As novas gerações se estabelecem como as mais saudáveis e produtoras. Os que compõem essa nova geração destacam-se no ambiente de trabalho, pela sua independência, capacidade de controlar sua própria carreira, desejam flexibilidade na rotina de trabalho, adaptam sua profissão a vida e valorizam mais o conhecimento do que às posses. Vão em busca de tecnologias mais avançadas, e são hábeis no gerenciamento das informações que vem de várias fontes. Gostam de Feedback com freqüência e gostam de serem ouvidos.

A grande parte dos jovens brasileiros deseja uma colocação no setor privado, principalmente na indústria. Muitos deles trabalham e a maioria acredita que estão prontos para enfrentar o mercado de trabalho, pois falam ter o perfil ideal para a empresa.

Para conseguir uma grande vantagem em relação aos demais é importante o domínio de outro idioma como o Inglês ou Espanhol, visto que o Brasil tem negócios com outros países. Outra forma de se dar bem são as competências tecnológicas. Curiosamente dinheiro não é definição de sucesso para os jovens. A pesquisa feita pela HSM Management em 2010 mostra que a maioria dos jovens estão interessados em um ambiente de trabalho agradável, desenvolvimento profissional, qualidade de vida, boa imagem no mercado e por último bons salários e benefícios.

Uma boa parte dos empresários jovens acredita que liderança é um ponto chave no desenvolvimento em seu trabalho, pois ser líder é poder fazer com que as coisas aconteçam. Porém, percebe-se desvantagens em ser líder e as que mais chamam atenção dos jovens brasileiros estão relacionados ao peso da responsabilidade, a ameaça de ter que abrir mão da vida pessoal, trabalhar mais e sentir mais estresse. Os lideres da atualidade estão tentando agir de uma maneira mais light, e a escassez de lideres está aumentando, pois os experientes estão saindo e os mais novos estão assumindo as responsabilidades, gerando um conflito que preocupa a geração Y, pois os novos lideres não querem abrir mão da vida pessoal e trabalhar horas e horas na empresa e com isso absorver uma grande quantidade de estresse. O ideal é combinar o melhor do velho e do novo para que a empresa não saia perdendo nessa mudança de conceitos e lideres. É interessante para as empresas entender que para renovar é necessário contar com colaboradores que sejam a própria mudança, seja ele um jovem profissional ou um gestor experiente, este conceito chama-se “future shapers” que tem a ver com os lideres mais antenados, voltados para as novidades do mercado e que estão propensos a conhecerem novos produtos, e novas formas de ver o mercado.

Características como: competência, inteligência, determinação, capacidade de superação e humildade, servem de exemplo para os jovens lides, que admiram e se identificam com os antigos lideres. Cada vez mais as empresas estão competindo entre si para não perderem os talentos para outras empresas, a disputa está ficando cada vez mais acirrada, pois a demanda é grande, e faltam profissionais capacitados.

O jovem brasileiro entende que trabalhar com aquilo que gosta é sinônimo de sucesso, que é o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas também querem sentir a sensação de realização, e por fim ser bem sucedido financeiramente. Hoje para esses jovens empreendedores, qualidade de vida é trabalhar em uma boa empresa. Apesar de todas as desvantagens em ser líder, a maioria dos jovens (95% dos entrevistados) querem ser líder, ainda que esse sucesso na carreira seja atingido a longo prazo.

CONCLUSÃO

Este trabalho acadêmico se propôs a apresentar e discutir as aspirações dos jovens da atualidade, falando sobre as estatísticas de um estudo realizado no Brasil, Argentina e México em 2010, identificando as organizações que povoam os sonhos dos jovens profissionais, também falamos sobre liderança e percebemos que os jovens de hoje, querem muito chegar à liderança das organizações, mas existe um impasse, pois o cargo de líder carrega um peso de responsabilidade que os jovens não estão acostumados a ter, e a ameaça de ter que abrir mão da vida pessoal preocupa essa geração, que quer trabalhar numa boa empresa, porém com horários flexíveis e compatibilidade entre trabalho e vida pessoal.

As organizações hoje procuram jovens eficientes, que alcancem os objetivos propostos com o mínimo de desperdícios de recursos, usando da melhor maneira possível o dinheiro, o tempo, os materiais e as pessoas. Estamos em época de grandes transformações e para acompanhar todo esse processo de globalização é necessário: planejamento, liderança e controle, para que o gestor consiga atingir o sucesso. E para que esse sucesso seja alcançado o administrador dispõe de vários recursos como: financeiros, físicos, tecnológicos e humanos, todos esses recursos incluídos no ambiente interno da empresa, e no ambiente externo temos o principal que são os consumidores e clientes, o retorno destes é que dará feedback aos gestores.

Um bom profissional tem que trabalhar com planejamento estratégico, e se relacionar bem com a equipe, tem que incentivar o trabalho em grupo. Absolvendo assim o melhor da equipe da melhor maneira possível. O relacionamento interpessoal dentro da organização é essencial para mostrar o potencial do gestor/ líder, e evitar conflitos, transformando as diferenças em resolução de problemas, pois uma equipe eficiente trabalha em grupo e alcança os objetivos com sucesso.

...

Baixar como  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »