TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa em funcionamento - Reestruturação - Mudanças Organizacionais

Por:   •  13/5/2017  •  Resenha  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE EMPRESAS

Aula 7 - A empresa em funcionamento & Reestruturação produtiva e mudanças organizacionais

        Vimos sobre uma empresa em funcionamento, sua reestruturação produtiva e mudanças organizacionais. A Coordenação, Poder e a delegação de poder que dependem da estrutura organizacional que pode ser vertical, divisional, e matricial horizontal em questão de sua forma.

        Sobre a autoridade podemos dizer que a estrutura organizacional possibilita definir como as várias tarefas na organização são formalmente coordenadas, agrupadas ou distribuídas. Encontramos 3 tipos de autoridades: de linha, de staff e funcional.

        Quanto ao Poder, este contribui para fazer com que as tarefas sejam cumpridas e são classificados em: Coercivo, Legítimo, Recompensa, Especialista, Referência e Informação.

        A Coordenação, Poder e Delegação de poderes são importantes para que exista a Delegação de Autoridade e sempre é bom encontrar a pessoa certa para delegar a autoridade. Mas a descentralização de poder pode tornar o processo decisório mais rápido.

        A Gestão de Recursos Humanos GRH envolve: Planejamento de recursos, promoções, planejamento da formação interna, avaliação de desempenho, desimpedimentos, planejamento e execução de estratégias de recrutamento.

        Vimos também que a Liderança pode ser entendida como a capacidade de influenciar as pessoas e leva-las a empenhar-se e comprometerem-se voluntariamente com determinados objetivos e regras. Isto implica na existência de um Líder. Existem algumas diferenças entre a liderança versus a gestão em uma organização, e os estilos de liderança são: o autoritário o democrático e o liberal.

        Sobre a gestão da mudança, a organização insere-se em um ambiente dinâmico e complexo, no qual os líderes procuram inspirar e guiar os colaboradores no processo de mudança para que isto ocorra mais suavemente. Na gestão da mudança temos o modelo de implementação de Kotler, que é formado por criar uma noção de urgência, formar um grupo coeso, e desenvolver uma visão de mudança entre os colaboradores, a fim de que se comunique a visão, capacite as pessoas para atuar de acordo com a nova visão, planejar de forma que os objetivos sejam alcançados mais rápidos e consolidar por fim esta mudança, incorporando esta mudança à cultura da empresa.

        

      Desafios que se colocam à gestão global moderna, atualmente, e que o gestor precisa lidar e enfrentar:

  1. Globalização X regionalização: poder político dos países que, por um lado, estão em um mundo globalizado, mas por outro lado, aparecem em blocos regionais que tentam proteger as suas fronteiras, não deixando entrar produtos comerciais concorrentes com impacto no comércio internacional;
  2. Multiculturalidade: cada vez mais o mundo e as equipes são multiculturais no habitat das organizações, inclusive os próprios gestores;
  3. Ética: a ética é fundamental, ele tem que ser única, não pode haver várias éticas, então cada organização deve ter um código de conduta e ética para que todos saibam como proceder em cada determinado tipo de situação;
  4. Novas tecnologias de informação e de comunicação: por um lado pode trazer oportunidades, mas também pode ser uma ameaça. Tecnologias novas tendem a fazer desaparecerem mercados de negócios mais tradicionais. Ex.: Uber, agências físicas de viagem.

                                                  - - F I M - -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com