TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Métodos e Processos

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

PARTE 01: INSERÇÃO URBANA

  1. Fizemos a análise econômica do Local, em Betim, não houve Financiamento do Governo, nossa moradia atual foi comprada em Janeiro de 1999, com o Dinheiro do FGTS na época utilizado na Compra do Imóvel, primeiramente olhamos a questão do Trabalho por ser mais perto para meu pai, hoje não temos a intenção de ficar por muito tempo, pensamos em voltar para Belo Horizonte onde ficamos até mesmo perto da Família, mais por questão dos meus estudos ainda moramos em Betim. Nosso plano para nova moradia e a questão de Conforto, com área de Lazer, onde hoje não temos no Condomínio que moramos, fácil acesso ao Centro de Belo Horizonte, Rodoviária, e a questão de valorização do lugar.

  1. O bairro onde resido hoje chamado Santo Antônio, fica próximo a Maternidade Pública de Betim, é um pouco afastado do Centro, porém raramente precisamos ir ao Centro resolver certo tipo de coisas, pelo fato do bairro possuir um Centro Comercial onde se encontra de tudo, Agências Bancárias, Lotéricas, Diversas lojas, Farmácia, Hospital Municipal, ou seja, é uma região muito rica, porém não valorizada, pelo fato de ser considerado uma grande parte de “Favela”. Hoje todo o território está ocupado com moradia, difícil encontrar algum vazio, até mesmo pelo fato da FIAT ficar praticamente do lado, a maioria da população prefere ficar próximo a Fábrica, por causa do trabalho.

  1. Penso que através dessa aglomeração se tornou um Conjunto Habitacional muito grande conhecido também como Teresópolis. Toda infraestrutura e boa, temos saneamento básico, todas as ruas asfaltadas, Internet Banda Larga, muito diferente do início quando mudamos onde eram poucas casas ocupadas e a maioria lotes vagos, não tinha Internet Banda Larga, nem todas as ruas eram asfaltadas, não se tinha o Hospital Municipal, a Praça com os equipamentos para fazer exercício físico, então em questão de estrutura não tenho nada a reclamar, e com isso ajudou muito a população de forma sustentável.
  1. Temos uma variação grande em relação as dimensões dos lotes da região, onde temos casa de 360 m² até casas com 1000 m² de até 3 andares, então temos uma diversificação de lotes, temos um conjunto de prédios de 5 andares, o mesmo não é do Programa Minha Casa Minha Vida, com lojas comerciais em baixo, porém são poucas que estão em funcionamento devido a maior parte do Comércio ser centralizada no Teresópolis. É um bairro onde atualmente moram cerca de 25 mil habitantes, ou seja, uma dimensão muito grande mais também penso que até bem distribuído, devido a ser muito grande o bairro, temos classes sociais boas e precárias, isso se distingue até de uma parte do bairro para outra, contamos com um Poliesportivo para lazer e aprendizagem das Crianças, espaço cultural, porém não possui muita área verde, temos mais e Casas e construções de Comércio, uma área até bastante urbanizada. Está um pouco a desejar no que desrespeito a preservação, apesar que estão sendo implantados programas de melhorias para a região e umas das coisas que afeta tanto a região é o fato da violência, apesar que hoje em dia diminuiu bastante. Todo o espaço, tanto de lazer, cultural é bem utilizado pela população.

PARTE 02 – SISTEMAS CONSTRUTIVOS

  1. No condomínio onde moro, o único Prédio construído com Concreto foi o meu, o restante dos Prédios são de tijolos, ou seja, menos resistente, pelo fato de ter sido o primeiro a ser construído por isso foi dessa forma. O espaço não foi distribuído adequadamente, na parte externa por exemplo do Condomínio, não tem vagas para todos os carros, o estacionamento fica no outro quarteirão, algumas áreas dos térreos são maiores que outras, então faltaram algumas técnicas de seleção para elaborar um espaço mais adequado, todo o condomínio foi feito por profissionais, Engenheiros, mestre de obras e pedreiros. Foi construída apenas umas vez, claro que teve alguns reparos, principalmente no último andar onde moro, quando chovia molhava o teto, devido ao telhado não ser colocado corretamente, todo o condomínio permanece original, porém com algumas mudanças internas, colocação de gesso na parte interior, cerâmica, porque era de pedra ardósia, colocação do telhado no corredor, isso tudo para melhoria e valorização do condomínio, o que agregou muito para todos os moradores.

  1. O canteiro foi organizado sim, pois pelo que vi pode contribui para otimizar os processos construtivos e, consequentemente, reduzir o custo de construção do condomínio. Minha avaliação foi um bom projeto de canteiro que procura dispor próximas entre si as diversas instalações correlatas, de modo a minimizar ao máximo a necessidade de movimentações, foi feito  pelas pessoas diretamente envolvidas com a produção. O engenheiro residente, junto ao mestre de obras pois tinham informações suficientes a respeito do processo de produção da obra. Houve uma postura bem produtiva tanto da parte dos moradores quanto dos profissionais da obra, durou cerca de 8 meses se não me engano todo o processo e tudo feito pela construtora. Para mim não foi demorado pois tanto a elaboração do projeto quanto a execução foram bem feitas. A estratégia foi construir de forma bem elaborada e ele ajuda a aprimorar os projetos de produção e do produto. É muito importante vincular o planejamento de layout ao planejamento e controle da produção. Por isso, o projeto do início do empreendimento também não é definitivo, isso vai sendo revisado e alterado conforme o andamento da obra, como houve no condomínio.

  1. Os componentes construtivos foram: Blocos De concreto, pilares, laje, estrutura interna de gesso. Sistema de vedação vertical possibilitando e controlando  controlando a ação de agentes indesejáveis, entre os quais pessoas intrusas, animais, ventos, chuva, poeira e ruído, Alvenaria que tem como funções:

● Resistir às cargas de ventos e às tentativas de intrusão

● Resistir à ação do fogo, não contribuindo nem para o início de incêndio
● Isolar acusticamente os ambientes;
● Impedir a entrada de ar e de chuva no interior dos ambientes.

A marcação consiste na locação da primeira fiada da alvenaria. Esta operação vai garantir o correto alinhamento da parede e refletir-se-á na qualidade da elevação da alvenaria. Antes da locação deverá ser verificado o nivelamento da laje, através de nível de mangueira ou do aparelho de nível. Na ocorrência de desnivelamentos localizados, deve-se remover a saliência ou aplicar uma camada de argamassa nas depressões. Outra medida importante é preencher sempre as juntas verticais entre os blocos da primeira fiada, ainda que o projeto de alvenaria preveja o restante da parede sem juntas verticais. O desempenho térmico e acústico apesar de ser antigo, mais são bem melhores do que alguns condomínios que vamos hoje em dia, parece uma camada muito fina do forro de um andar para o outro, então o barulho as vezes fica intenso, penso que  os sistemas construtivos devem ser repensados de forma a incluir as considerações energéticas e ambientais no projeto, harmonizando as construções, a fim de aperfeiçoar as relações entre o homem e a natureza, tanto no que diz respeito à redução de impactos ambientais quanto à melhoria da qualidade de vida. Neste contexto, conhecer o comportamento térmico dos fechamentos das edificações permite aos projetistas estabelecerem estratégias para que as construções possam responder de maneira eficiente às variações climáticas, fornecendo as condições técnicas necessárias para o atendimento de critérios mínimos de desempenho, oferecendo conforto ao usuário, minimizando o uso de equipamentos e o consumo de energia. A manutenção predial envolve todas as atividades para assegurar sempre as melhores condições de segurança, confiabilidade e conservação. O caminho para obter isto é a Manutenção Produtiva que engloba todas as atividades necessárias para o perfeito e contínuo funcionamento dos seus equipamentos e instalações, com segurança, higiene, conforto e baixo custo. A manutenção das edificações envolve também, conhecimentos técnicos e procedimentos administrativos com a finalidade de conservar as características de segurança, funcionalidade, confiabilidade, higiene e o mesmo padrão de conforto de quando o imóvel foi entregue para uso. A manutenção justifica-se por ser o “Ato ou efeito de resguardar de danos, decadência, prejuízo e outros riscos, mediante verificação atenta do uso e condições de permanência das características técnicas e funcionais da edificação e das suas instalações e equipamentos, então pintura, correções de trincas revisões hidráulicas, na rede de esgoto, todas essas prevenções contribuem para um Lar tranquilo, confiável e sem preocupações de deteriorização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com