TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Processos

Por:   •  7/5/2022  •  Abstract  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Engenharia de processos

Aluno: Matheus Moreira da Silva

Matrícula: 20191108097

Processos e exemplos:

  1. Processo por projeto:

Um exemplo de processo por projeto é a construção de navios onde cada navio é um projeto em específico com detalhes únicos a atender o cliente final com um grau de customização muito alto.

  1. Processo por tarefa:

Um exemplo de processo por tarefa é o de alfaiataria que trabalham por encomenda e os produtos compartilham recursos de operação com diversos outros.

  1. Processo por lote:

Um exemplo de processo por lote é o de fabricação têxtil, lotes de várias partes que compõem a roupa movem-se através das estações de trabalho, cada uma das quais possui máquinas especializadas. Embora o processo possa parecer complexo porque diferentes partes podem seguir roteiros diferentes pelo processo, cada parte seguirá uma rota previsível com atividades relativamente padronizadas executadas em cada estágio.

  1. Processo em linha:

Um exemplo de processo em linha é a fabricação de celulares e televisões, onde todos seguem uma rotina de fabricação em sequência e com atividades interdependentes para a entrega do produto final e com alto volume de saída.

5- Processo contínuo:

Um exemplo de processo contínuo é o de extração de petróleo e gás, aonde o processo de extração é ininterrupto e o produto sempre tem demanda, sempre tendo necessidade de fabricação.

Resumo do Artigo:

O artigo tem um caráter descritivo tentando trazer as informações do mapeamento do fluxo de processo e os entraves da gestão da produção. O artigo se trata de uma empresa de utensílios domésticos fabricados de alumínio. A empresa em questão está localizada no agreste Paraibano, apesar de ter sua fundação em 1994 e desde então atuar no ramo é possível perceber problemas que incidem diretamente na produção devido à sua localização, sendo eles: falta de mão de obra qualificada e falta de fornecedores de matéria-prima na região.

Para uma gestão estratégica de uma empresa é necessário ter um controle grande dos seus processos produtivos, pois para realizar o balanço entre as entradas e saídas o seu sistema produtivo é de suma importância.  Vale ressaltar que o acompanhamento dos processos e recursos e a busca de melhorias continuamente também é uma etapa importante do processo principalmente visando a redução de custos e atender da melhor forma possível os clientes.

Primeiramente buscou-se detalhar todas as entradas, os processos de transformação e todas as saídas da empresa, assim podendo formar um fluxograma de processos. Para isso foi utilizado de perguntas para melhor entendimento e formulação do fluxo e um maior detalhamento dos processos.

Logo ao início do estudo ele ressalta que a produção de alumínio pode trazer uma série de riscos à saúde do trabalhador, na empresa em questão verificou-se que a maioria dos funcionários não utiliza os equipamentos de proteção individual. A inalação pode acarretar diversos problemas de saúde como: pneumoconiose, com diminuição da capacidade pulmonar, astenia, distúrbios respiratórios, chegando até a fibrose. Pode ocorrer também leucocitose acentuada.

O processo produtivo então se inicia pelo recebimento de discos de alumínio prontos a serem estocados e separados de acordo com suas demandas no processo produtivo e suas especificações técnicas, tais como espessura e diâmetro. Foi verificado que temos uma média de compra de 10.000 Kg de alumínios mensais.

Posteriormente é feito um processo de conferência no material antes de ser levado a produção e iniciado a transformar os alumínios nos utensílios. Assim caso haja alguma fissura ou desbaste que venha a prejudicar o processo produtivo subsequente o material é retornado ao fornecedor para que haja a troca por um material adequado.

Então o material é passado para a etapa seguinte de fabricação chama de repuxo, onde a empresa conta com 9 tornos de repuxo onde se inicia o processo e é considerada a parte mais importante do processo produtivo, além de ser apor ela onde regulamos os estoques, controlando a quantidade de tornos dedicadas a cada tipo de material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com