TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia: Projeto e Produção. Editora Blucher, 2016. [1]

Por:   •  5/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

TAREFA 1 – a ser postada na plataforma moodle até 06/09/2020 – valor até 2,0 (dois)

Livro de Referência:

LIDA, Itiro;BUARQUE, Lia. Ergonomia: Projeto e Produção. Editora Blucher, 2016. [1]

Ler o Capítulo 1 “Introdução à ergonomia”
1.1 Definição e objetivos da ergonomia
1.2 Nascimento e evolução da ergonomia
1.3 Fases da ergonomia
1.4 Difusão da ergonomia na sociedade
1.5 Aplicações da ergonomia
1.6 Principais setores de aplicações da ergonomia
1.7 Custo e benefício da ergonomia

QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

1.Quais são os principais objetivos da ergonomia?

Reduzir a fadiga, estresse, erros e acidentes, proporcionando saúde, segurança, satisfação aos trabalhadores, durante a sua interação com esse sistema produtivo. Ergonomia visa: preservar a saúde e segurança; satisfação; e eficiência e produtividade dos trabalhadores.

2.Que aspectos caracterizaram os estudos precursores da ergonomia antes da Segunda Guerra Mundial?

1949 quando falharam as tradicionais formas de resolverem os conflitos homens-máquina. Obtiveram evidências de incompatibilidade entre progresso humano e técnico. A guerra solicitou novas máquinas mas deixaram a desejar na sua concepção pois não foram  consideradas as características e capacidades humanas.

3.Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

Antes o estudo se concentrava sobre a máquina a qual o trabalhador precisava se adaptar, buscavam um operador que se enquadrasse nas exigências da máquina. Isso ocasionou em uma trajetória mais árdua e longa. Então, tiveram que alterar esse pensamento e direcionar os estudos para o homem. Modificando as máquinas e considerando os limites do homem.

4.Quais são as tendências atuais de evolução da ergonomia?

Aumento dos ergonomistas que trabalham nas organizações. As pesquisas e recomendações feitas por eles têm contribuído para reduzir os erros e acidentes, além de reduzir o esforço, estresse e doenças ocupacionais.

5.Explique as quatro ocasiões da contribuição ergonômica.

Participação: envolve o próprio usuário do sistema, na solução de problemas ergonômicos, fazendo a realimentação de informações para conscientização, correção e concepção.

Conscientização: capacitar os próprios trabalhadores para a identificação e correção dos problemas do dia a dia ou emergências.

Correção: aplicada em situações reais, já existentes, para resolver problemas que se refletem na segurança, fadiga excessiva, doenças do trabalhador ou quantidade e qualidade da produção.

Concepção: ocorre quando a contribuição ergonômica se faz durante o projeto do produto, máquina, ambiente ou sistema.

6.Explique as quatro fases da ergonomia.

Fase 1 (1950-60)🡪 Fundação da ergonomia e de pesquisas pioneiras na área. Estudo restringido humano-máquina. Melhorar o relacionamento entre o homem e a máquina, adaptando métodos para que as máquinas se tornassem mais fáceis para o homem operar. Começaram a se preocupar em reduzir a carga física do trabalho e os fatores de sobrecarga fisiológica.

Fase 2 (1970)🡪 Alargamento da visão da ergonomia. Os estudos começaram a incorporar as variáveis do meio ambiente. Surgiram teorias e modelos sobre o conceito de sistema e metodologias de desenvolvimento dos produtos.

Fase 3 (1980) 🡪 Novos desafios foram introduzidos e a ergonomia começou a direcionar o seus estudo aos aspectos cognitivos do trabalho. Difusão da informática e foram introduzidos postos de trabalho informatizados.

Fase 4 (1190) 🡪 Crescente reconhecimento da importância da ergonomia, começou a aparecer formalmente no organograma das organizações. Aspectos organizacionais e gerenciais do trabalho começaram a ser incorporados. Os especialistas da ergonomia passaram a trabalhar em equipe.

7.No que consiste a abordagem  macroergonômica?

Desenvolvimento e aplicação da tecnologia de interface homem-máquina, a um nível macro (em todo a organização). A ergonomia passou a participar de projetos e gerencia de organizações.

8.Qual é a importância da análise de custo/benefício na ergonomia?

 A ergonomia, quando colocada como requisito de melhoria contínua, pode ser aliada ao sistema da qualidade. Quando aplicada dessa forma, reduz custos em todas as fases do ciclo de desenvolvimento de um produto. Ao estar associada ao movimento da qualidade, a ergonomia se coloca como uma base para a proposta de melhoria contínua dos processos produtivos, trazendo importantes benefícios.

9. Escolha pelo menos cinco pessoas entre seus familiares, amigos, colegas de trabalho, com a maior variabilidade possível. Investigue o grau de conhecimento deles sobre ergonomia. Avalie se os conceitos deles sobre ergonomia estão corretos.

Ler o Capítulo 2 -  Pesquisa em ergonomia

2.1 Conceito de sistema

QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

  1. Conceitue sistema. Dê exemplos (seja original, não repita os do livro) .

Conjunto de elementos que interagem entre si, evoluem no tempo, seguindo certos procedimentos, tendo um objetivo em comum.

2.        Por que o conjunto de soluções subótimas nem sempre é ótima para o sistema?

       

Essas soluções se afastam do ponto ótimo, tanto para um lado como para outro e são produzidas pelas subotimizações. Apenas as especificações bem elaboradas e a coordenação efetiva das atividades podem garantir a otimização global do sistema.

3.        Por que é importante definir corretamente a fronteira do sistema? Exemplifique.

Com mudança da fronteira, qualquer um dos subsistemas pode ser estudado como um novo sistema. A fronteira é o limite do sistema, é importante defini-lo, pois é para o efeito do estudo, para que seja estudada aquela área mais detalhadamente, com seus subsistemas, interações, entradas, saídas, processamentos e ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com