TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Ergonomia: Projeto e Produção. Editora Blucher

Por:   •  22/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.202 Palavras (9 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 9

TAREFA 1 – a ser postada na plataforma moodle até 06/09/2020 – valor até 2,0 (dois)

Livro de Referência:

LIDA, Itiro; BUARQUE, Lia. Ergonomia: Projeto e Produção. Editora Blucher, 2016. [1]

Ler o Capítulo 1 “Introdução à ergonomia”
1.1 Definição e objetivos da ergonomia
1.2 Nascimento e evolução da ergonomia
1.3 Fases da ergonomia
1.4 Difusão da ergonomia na sociedade
1.5 Aplicações da ergonomia
1.6 Principais setores de aplicações da ergonomia
1.7 Custo e benefício da ergonomia

QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

  1. Quais são os principais objetivos da ergonomia?

A ergonomia via preservar a saúde e segurança, satisfação e eficiência e produtividade dos trabalhadores.

  1. Que aspectos caracterizaram os estudos precursores da ergonomia antes da Segunda Guerra Mundial?

Em 1949 quando falharam as tradicionais formas de resolverem os conflitos homens máquinas.  Nesta época que tiveram evidências de incompatibilidade entre progresso humano e progresso   técnico.  A guerra solicitou máquinas novas, porém elas deixaram a desejar na sua concepção não foram tomadas em consideração as característica e capacidades humanas.

.

  1. Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

A evolução da ergonomia começou quando o estudo se centrava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar, procurava-se selecionar e formar operador de acordo com as exigências, ainda de uma longa e difícil aprendizagem. Pelos problemas e erros humanos o estudo começou a centrar-se no homem, procurava-se uma modificação das máquinas tendo em consideração os limites próprios do homem. E por fim, se considera a análise do sistema homem-máquina ou mais corretamente homem-trabalho.

  1. Quais são as tendências atuais de evolução da ergonomia?

A tendência atual é o aumento de ergonomistas que trabalham nas empresas, eles fazem pesquisas e recomendações para que haja redução de erros e acidentes, reduzindo o esforço, estresse e doenças ocupacionais.

  1. Explique as quatro ocasiões da contribuição ergonômica.

A contribuição ergonômica, de acordo em que é feita, é classificada em ergonomia de concepção, correção e conscientização.

Concepção – interfere amplamente no projeto do posto de trabalho.

Correção – atua de maneira restrita modificando os elementos parciais do posto de trabalho.

Conscientização - é pela realização de treinamentos, palestras e cursos de atualização.

  1. Explique as quatro fases da ergonomia.

A primeira fase remonta a época da fundação da ergonomia e de pesquisas pioneiras na área. Seus estudos restringem-se ao binômio humano-máquina.

A segunda fase caracteriza-se por um alargamento da visão da ergonomia.

A terceira fase foi introduzida postos de trabalho informatizados e máquinas programáveis em todos os setores de atividades humanas, trazendo novos desafios à ergonomia que passou a ocupar-se dos aspectos cognitivos do trabalho.

A quarta fase passou a figurar cada vez mais, formalmente no organograma das empresas, o escopo da ergonomia ampliou-se significativamente, passando a incorporar aspectos organizacionais e gerenciais do trabalho.

  1. No que consiste a abordagem macroergonômica?

Consiste no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de interface homem-máquina, um nível macro, ou seja, em toda a organização. A ergonomia passou a participar de projeto e gerência de organizações.

  1. Qual é a importância da análise de custo/benefício na ergonomia?

Concentra-se nos problemas reais, que possam beneficiar a economia e a comunidade local e regional, melhorando a vida cotidiana, tornando tudo mais eficiente e seguro. A análise do custo é importante para implementar um projeto ergonômico, representado pelos custo com os consultores, custo de elaboração do projeto, aquisição de maquinas, materiais e equipamentos, treinamento de pessoas e queda de produtividade durante o período de implantação e do outro lado é analisado os benefícios, quanto vai se ganhar com os resultados do projeto.

  1. Escolha pelo menos cinco pessoas entre seus familiares, amigos, colegas de trabalho, com a maior variabilidade possível. Investigue o grau de conhecimento deles sobre ergonomia. Avalie se os conceitos deles sobre ergonomia estão corretos.

Para o meu namorado, ergonomia é o estudo da postura, seja ela no trabalho ou em casa e a importância sobre ter uma boa postura ao estar sentado numa cadeira ou realizando uma atividade com peso ou não.

Para minha amiga, ergonomia é o melhoramento das condições de trabalho, o modo com que o ser humano venha a se sentir mais seguro e confortável ao trabalhar.

Para meu colega da faculdade, ergonomia é a área que estuda o ser humano com o ambiente ao seu redor, a disposição dos elementos no seu meio com a intenção de encontrar maneiras e soluções de tornar a tarefa mais confortável e reduzindo problemas no nosso corpo com uso prolongado de determinada tarefa executada de forma errada.

Para minha amiga da faculdade, ergonomia é o estudo do bem estar dos colaboradores dentro da organização e suas respectivas funções. De modo que as funções tenham que se adaptar aos colaboradores e não ao contrário.

Perguntei pessoas também da minha família, e eles não tem conhecimento nenhum da palavra ergonomia. Eles entendem o conceito mas não sabiam que esse conceito era o que significa a ergonomia no nosso dia a dia. No entanto, todas as pessoas que me deram a resposta do seu ponto de vista do que é a ergonomia, já estudaram isso ou ouviram falar devido ao trabalho ou alguma matéria da faculdade, então o conceito deles estão corretos. Claro que, abrange mais detalhes, mas o pouco que deram como conhecimento, estão dentro da resposta.

Ler o Capítulo 2 -  Pesquisa em ergonomia

2.1 Conceito de sistema

QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

  1. Conceitue sistema. Dê exemplos (seja original, não repita os do livro).

Sistema e um conjunto de elementos que interagem entre si, evoluem no tempo, seguindo certos procedimentos tendo um objetivo em comum. Como exemplo, tive o pensamento em um jogo de xadrez, os dois jogadores sentam-se e realizam jogadas estratégicas, pensando sempre no próximo passo da jogada, seguindo as regras do jogo e visando tirar todas as peças do jogador adversário para que possa ganhar a partida.

  1. Por que o conjunto de soluções subótimas nem sempre é ótima para o sistema?

Pois essas soluções se afastam do ponto ótimo, tanto para um lado como para outro e são produzidas pelas subotimizações. Só as especificações bem elaboradas e a coordenação efetiva das atividades podem garantir a otimização global do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com