TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias para o sucesso profissional

Por:   •  14/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 11

ESTRATÉGIAS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL

Rafael Longen Dias

Eraldo dos Santos de Almeida Junior

Gabriel Henrique De Oliveira

Kelly A. M. P. De Sousa

Prof. Ronei Backendorf

Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Uniasselvi

Curso Engenharia Mecânica

RESUMO

Milhões de profissionais passam anos de suas vidas mergulhados no trabalho buscando seguir à risca as ordens de seus chefes e procurando ser melhor funcionário possível, esquecendo-se que no fim das contas é fundamental fazer com que tudo isso seja a ponte para se tornar o profissional de sucesso que desejam ser. Matam-se de trabalhar e depois de anos se dão conta de que não estão se movendo na direção de seus sonhos, enxergam que faltou planejamento, faltou uma estratégia para que cada emprego, cada curso, cada escolha tivesse como resultado final a realização daquele grande sonho. Por isso é fundamental ter uma estratégia na carreira, saber onde traçará o seu caminho profissional, quais os critérios para fazer suas escolhas nesse caminho, quais as possíveis mudanças necessárias durante o trajeto, quais as bagagens e experiências que você precisa acumular e quais vocês precisam descartar para chegar até onde deseja.

Palavras-chave: Estratégias profissionais; Planejamento; Sucesso profissional.

1. INTRODUÇÃO

Conquistar uma carreira de sucesso é o sonho de todo profissional. Com a concorrência cada vez maior na área de engenharia, se sobressair torna-se uma tarefa cada vez mais difícil, porém não impossível. Para conseguirmos nos destacar em meio a tantos profissionais, precisamos traçar um plano, que será a base para aprimoramentos e especializações.

Esta é uma tarefa que exige muito planejamento, comprometimento e conhecimentos técnicos e específicos, além de muita paciência e determinação para chegar aonde deseja. Uma dica para quem busca alcançar sucesso profissional é fazer um bom  planejamento de carreira. Este planejamento servirá para definir as diretrizes que irão nos orientar por todas as etapas, ajudando-nos a subir cada degrau até atingir o topo que tanto almejamos.

Embora possa parecer algo muito complicado, utilizando as estratégias corretas, você será capaz de realizar um planejamento eficiente e assertivo, e conseguir chegar aonde tanto deseja, mas para isso é necessário comprometer-se em seguir o plano e definir com irá fazê-lo.

2. OS DESAFIOS JÁ COMEÇAM NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO

Os desafios já começam na formação. Especialmente no Brasil, existe um grande número de pessoas com grandes dificuldades no aprendizado de disciplinas de exatas. Essa falha na educação de base muitas vezes impede que muitos entrem no ramo da engenharia, já que será impossível fugir dos cálculos e gráficos.

A carga horária também é cruel e exige que os alunos continuem seus estudos fora do horário de aula em uma quantidade muito maior que outros cursos. É impossível levar “nas coxas” uma graduação na área. Não por acaso, cerca de 40% dos alunos que iniciam o curso não conseguem concluí-lo, desistindo no meio do caminho. Se você consegue o diploma, já pode considerar uma vitória.

Aqueles que sobrevivem ao duro período de estudos passam a enfrentar outros desafios da profissão. Combinar a teoria aprendida com a prática é o primeiro deles, já que em alguns projetos a limitação orçamentária pode obrigar a criar caminhos diferentes do que o profissional planejou inicialmente.

3.  O DIPOLNA NÃO É TUDO NA PROFISSÃO

Outro desafio é a responsabilidade social. Qualquer que seja o projeto integrado, ele certamente terá algum impacto para a sociedade. Uma obra, por exemplo, pode precisar desmatar uma área. Além de toda equipe e dos processos para conclusão, o engenheiro pode precisar lidar com pressões externas – imprensa e movimentos contra o desmatamento atuam fortemente neste tipo de projeto.

Juntamente com a responsabilidade social, a engenharia também é uma das áreas mais importantes na quebra de paradigma. Buscar novos conceitos e novas formas de fazer os processos é um objetivo constante e que, por vezes, precisa enfrentar críticas do restante da sociedade e dos especialistas da área – o brasileiro costuma ser avesso às transformações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com