TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Concreto

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.649 Palavras (19 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 19

Alaor Affonso Ramos Soares

Rafael Souza da Silva Rievers

Valdete Soffiett de Souza Junior

RESENHA DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

DOCTUM – MG

2016                          

Alaor Affonso Ramos Soares

Rafael Souza da Silva Rievers

Valdete Soffiett de Souza Junior

RESENHA DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

Trabalho desenvolvido em atendimento à disciplina de Estrutura de Concreto I, da Faculdade de Engenharia Civil, Faculdades Unificadas– DOCTUM-TO, como exigência de obtenção parcial dos créditos distribuídos pelo professor Klederson no 8º período.

DOCTUM – MG

2016

Estruturas de Concreto

A propósito de explanação sobre a disciplina Estruturas em Concreto I, o presente TRABALHO tem como fito principal fazer considerações sobre os seguintes temas: Estruturas de Concreto, Características do Concreto, Ações para Armadura, Concepção Estrutural e Pré-Dimensionamento dos elementos estruturais.

Não se aterá aqui, sobre os conceitos aprofundados de cada item, mas breves considerações do abordado pelo que foi presenciado em sala-de-aula.

Conceito de Concreto

O concreto é um material de construção constituído de aglomerante hidráulico, agregados e água, podendo ou não possuir aditivos e adições.

Breves considerações:

  1. Aglomerantes: Têm a função de fazer a união de todos os fragmentos, elementos e materiais. Emprega-se o cimento Portland, aglomerante hidráulico, reage com água e endurecimento à idade.  
  2. Aditivos: Adicionados em pequena quantidade ao cimento Portland, reage modificando propriedades, melhorando o concreto para utilizações específicas. São os principais tipos de aditivos: plastificantes (P), retardadores de pega (R), aceleradores de pega (A), plastificantes retardadores (PR), plastificantes aceleradores (PA), incorporadores de ar (IA), superplastificantes (SP), superplastificantes retardadores (SPR) e superplastificantes aceleradores (SPA).
  3. Adições: Em dosagens adequadas, podem ser incorporados aos concretos ainda nas fábricas, produzindo a diversidade para as exigências das estruturas. São utilizados comumente: escória de alto forno, cinza volante, sélica ativa de ferro-silício e metacaulinita.
  4. Agregados: Partículas minerais que contribuem para o aumento do volume da mistura, reduzindo o custo, propiciando a estabilidade volumétrica do produto final. Por dimensões granulométricas, divide-se em dois grupos:

. Agregados miúdos: 0,075mm <ɸ<4,8mm (areias)

. Agregados graúdos: ɸ > 4,8mm (pedras)

  1. Pastas: Propiciada pelas reações químicas do cimento com a água. Havendo adição a maior, ou seja, maior fluidez, denomina-se nata.
  2. Argamassa: É a combinação da mistura de cimento, águia e agregado miúdo, ou seja, pasta com agregado miúdo.
  3. Concreto simples: É formado por cimento, água, agregado miúdo e agregado graúdo, ou seja, argamassa e agregado graúdo.  No estado endurecido, boa resistência à compressão e baixa resistência à tração, apresentando comportamento frágil, isto é, rompe com pequenas deformações. Nas aplicações estruturais, para melhorar as características do concreto, ele é usado junto com outros materiais, como o aço.  

CIMENTO+ÁGUA+AREIA+PEDRA=CONCRETO SIMPLES

  1. Concreto Armado: É a associação do concreto simples com uma armadura, através de barras de aço. Agem solidariamente aos esforços solicitantes, garantida pela aderência.

CONCRETO SIMPLES + ARMADURA + ADERÊNCIA = CONCRETO ARMADO

  1. Concreto protendido: Existe no concreto armado (uso de barras de aço) que não tem tensões iniciais – armadura frouxa ou armadura passiva.  Uma parte da armadura tem tensões previamente aplicadas, através de cabos de aço atirantados, denominando-se assim de armadura de protensão ou armadura ativa.  

No concreto, a armadura é localizada em regiões específicas; na argamassa, ela é distribuída por toda a peça.  

CONCRETO + ARMADURA ATIVA = CONCRETO PROTENDIDO

  1. Concreto de Alto Desempenho: O CAD apresenta características diferencias do concreto tradicional, pois é utilizado para fins específicos e expectativas para fins pré-determinados, relativos a comportamento estrutural, lançamento, adensamento, estética e durabilidade frente ao meio ambiente atual e futuro.

VANTAGENS DO CONCRETO, SUAS RESTRIÇÕES E PROVIDÊNCIAS

Economia: devido à utilização de materiais inertes próximos à obra e utilização de mão de obra não qualificada. Também a conservação é mais econômica que as necessárias às estruturas de aço ou madeira.

. Material moldável: admite ser moldado em qualquer forma.

. Maior resistência a choques e vibrações.

. Maior resistência ao fogo.

. Estrutura monolítica.

. Alta difusão entre os profissionais do ramo, para os processos construtivos conhecidos.

. Baixo custo dos materiais, existentes em todo o território brasileiro.

. Gastos de manutenção reduzidos, desde que a estrutura seja bem projetada.

. Protege as armaduras contra as intempéries ambientais e é durável.

. Pouco permeável à água, etc.

RESTRIÇÕES

. Retração e fluência.

. Baixa resistência à tração.

. Pequena ductilidade.

. Peso próprio elevado.

. Fissuração.

. Custo de formas para moldagem.

. Corrosão das armaduras.

PROVIDÊNCIAS PARA UM MELHOR CONCRETO

Para combater a retração e fluência depende da estrutura interna do concreto. A fase da preparação é de suma importância, principalmente na escolha dos materiais e da dosagem, seu adensamento e a cura na aplicação às formas. A fluência depende das forças que atuam na estrutura. Isto pode ser combatido no cálculo do carregamento e na execução do projeto.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (464.2 Kb)   docx (330.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com