TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.587 Palavras (15 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 15

header_carta_etep.jpg

www.etep.edu.br

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE

TURMA – 2ENB

ESTUDO DIRIGIDO – Lista de Exercícios 2

Data de entrega

23/06/2016

Professor: Jorge Tadao Matsushima

Curso: Engenharia

Disciplina: Ciências do Ambiente

Nome do(s) aluno(s):

RA:

Resultado:

Observações

Estudo Dirigido (ED)

1. O ED referente à resolução de listas de exercícios deverá ser realizado individualmente e a apresentação deverá ser feita de forma manuscrita.

2. Deverá ser entregue, impreterivelmente, na data previamente determinada.

Lista de exercício 2: 23/06/2016

Parte 1: Interação do homem com o meio ambiente: poluição da água, do ar e do solo

Exercício 1 – Meio aquático

Todos os organismos necessitam de água para sobreviver e a sua disponibilidade é um dos fatores mais importantes a moldar os ecossistemas. Para a sua utilização pelos organismos, os recursos hídricos devem apresentar condições físicas e químicas adequadas, além de conter substâncias essenciais à vida e estar isentas de outras que possam produzir efeitos deletérios aos seres vivos. A presença dessas substâncias deletérias na água é resultado das inúmeras atividades humanas que tem “poluído” os sistemas hídricos. Com base nessas informações, responda os itens seguintes:

(i) O significa “poluir” a água?

Qualquer alteração nas características físicas, químicas e biológicas das águas, que possa constituir prejuízo à saúde, à segurança e ao bem estar da população e, ainda, possa comprometer a fauna e a utilização das águas para fins comerciais, industriais, recreativos e de geração de energia.

(ii) Cite duas principais causas da poluição hídrica.

Grau de urbanização aliado à falta de saneamento básico;

Desenvolvimento da indústria e seus despejos complexos;

Produção agrícola que resulta numa carga mais pesada, transportada pelas águas, de pesticidas e fertilizantes.

(iii) Apresente cinco principais poluentes aquáticos com os seus respectivos impactos negativos ao meio ambiente e a saúde humana.

1. matéria orgânica (despejo de esgotos domésticos) – destruição da fauna ictiológica e de outras espécies aeróbias em razão de consumo do oxigênio dissolvido pelos organismos decompositores.

2. óleo - Impede a absorção de O2, o nível deste cai, inibindo a vida aquática

3. nitratos – eutrofização

4. fosfatos – eutrofização

5. metais – Tóxicos ao homem, acumulam-se nos ossos, no sistema nervoso, atacam a medula óssea e reduzem a capacidade de autodepuração das águas

(iv) No que consiste o processo de Eutrofização e quais suas conseqüências para o meio aquático.

É o enriquecimento das águas com nutrientes necessários ao crescimento da vida vegetal aquática.

Consequências da eutrofização: A diversidade biológica diminui; baixo teor de oxigênio, concentrações elevadas de compostos orgânicos dissolvidos provocarão sabor e odor desagradável, o manancial de abastecimento fica prejudicado por causa do excesso de algas (obstrui os filtros, dificulta a operação de controle do pH e aumenta o custo para o controle de odor e sabor) e o uso da água para recreação e irrigação fica prejudicado.

Fonte de informação:

1. BRAGA, Benedito et al. Introdução a engenharia ambiental: o desafio do desenvolvimento sustentável. 2ª . ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

2. http: portalnet.etep.edu.br -material de apoio – aula 3_meio aquático).

Exercício 2 – Meio aquático

A água potável proveniente de estações de tratamento é resultado de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo. Esses procedimentos são necessários uma vez que a água de rios ou lagoas apresenta muitos resíduos sólidos. Por isso tem que passar por uma série de etapas para que esses resíduos sejam removidos. Neste processo de tratamento, a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Baseado nos principais processos de tratamento de água, assinale a(s) proposição(ões) correta(s) e corrija aquelas que estiverem incorretas.

(V) Fluoretação: é quando se adiciona flúor na água, cuja finalidade é prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

(V) Floculação: ocorre em tanques de concreto, logo após a adição de produtos químicos coagulantes. Com a água em movimento, as partículas sólidas se aglomeram em flocos maiores que podem ser retiradas mais facilmente.

(V) Decantação: nesta etapa, que é posterior à coagulação e à floculação, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo de outros tanques, separando-se da água. A etapa da decantação pode ser considerada um fenômeno físico.

(F) Filtração: é a etapa em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. A etapa da filtração pode ser considerada como um fenômeno químico.

A filtração é um processo físico de separação.

(F) Coagulação: é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com