TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido - Fundição

Por:   •  5/12/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo dirigido - Fundição

Questão 01 - O que é fundição?

Fundição é um processo de fabricação onde um metal ou liga metálica, no estado líquido, é vazado em um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser produzida.

Questão 02 - Quais as principais vantagens no processo de fundição?

Sua principal vantagem é obter, de maneira econômica, peças de geometria complexa. Elas podem ser de materiais ferrosos ou não-ferrosos. É um processo de fabricação inicial, porque podem passar por outros processos.

Questão 03 - Qual a principal alternativa quando o processo de fundição é inviável?

Pode ser utilizado o método de forjamento.

Questão 04 - Quais as principais etapas na produção de um componente através da fundição?

As principais etapas do processo são: Fabricação do modelo; Fabricação do molde; Fabricação dos machos; Fusão do metal; Vazamento (enchimento); Desmoldagem; Acabamento (rebarbação e limpeza).

Questão 05 - Quais aspectos devem ser observados ao se criar modelos para produzir os moldes do componente a ser fundido?

Eles devem ser feitos com materiais específicos para não passar impurezas e imperfeições a peça. Eles também devem seguir o modelo da peça a ser fabricada levando em conta as características que o metal irá adquirir após a sua solidificação.

Questão 06 - Explique o que é o molde e do que ele é construído.

O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Geralmente ele é construído em materiais resistentes ao calor e que não transmitam a peça qualquer tipo de imperfeição ou vestígio.

Questão 07 - O que é e como é feita a desmoldagem?

A desmoldagem é o procedimento no qual a peça já solidificada e resfriada , é retirada de dentro do molde. Após determinado período de tempo em que a peça se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de peça, do tipo de molde e do metal (ou liga metálica), ela é retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecânicos. É feita através de máquinas vibratórias ou até mesmo em processos mais simples, por processos manuais.

Questão 08 - Que estruturas indesejadas, decorrentes do processo de vazamento são removidas no processo de rebarbação?

A rebarbação é a retirada dos canais de alimentação, massalote e rebarbas que se formam durante a fundição. Ela é realizada quando a peça atinge temperaturas próximas às do ambiente.

Questão 09 - Além da rebarbação que processo adicional de acabamento pode ser dado a componentes fundidos e qual sua importância?

O processo de acabamento e limpeza é necessária porque a peça apresenta uma série de incrustações da areia usada na confecção do molde. Geralmente ela é feita por meio de jatos abrasivos.

Questão 10 - Que fatores podem levar à escolha da fabricação da peça por fundição?

Diferentes processos de fundição estão disponíveis para utilização, e sua adequação é influenciada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com